imagine consultar o equivalente do flatout nos anos 80 na frança ja pode esquecer o ratinho sem fio pois por mais incrivel que va parecer a nossos leitores mais jovens as telas convexas dos computadores da epoca exibiam apenas algum tipo de hieroglifos de luz verde os quais tinham certa semelhança com o nosso alfabeto latino para curtir umas imagens em alta definiçao somente em revistas de papel mesmo e se voce quisesse baixar alguma delas nos seus arquivos pessoais tinha que recorrer a uma tesoura para guarda la numa pasta de plastico [gt40 content search= alfa romeo widget= 1 ] e justamente e o que eu fazia quando adolescente de pouco sucesso com as garotas; gastava bastante tempo com revistas de carros descobri mais tarde que nisso havia certa relaçao de causa e efeito uma delas se chamava auto retro da qual nao perdia uma ediçao como o seu nome sugere tratava exclusivamente de carros antigos na epoca ja existia uma atividade forte ligada ao assunto embora nao possa ser comparado com o negocio multibilionario que representa hoje pelo mundo a auto retro ainda existe se profissionalizou bastante afastando se do formato boletim de clube que parecia ser na epoca e publica reportagens sobre modelos que estavam nas ruas quando eu era garoto uma confirmaçao se fosse necessaria de que minha geraçao ja ficou velha entretanto pouco me importava na epoca com as imperfeiçoes da revista a qual devorava literalmente assim que era disponivel nos quiosques e foi na auto retro que descobri a existencia de um evento extraordinario chamado le grand prix de l’age d’or ou seja o grande premio da era de ouro o grand prix de l’age d’or nasceu em 1968 como coupes de l’age d’or copas da era de ouro uma iniciativa de alguns iluminados que andavam de bugatti delahaye tricyle morgan ou outro modelo esoterico entao pouco valorizados esses marginais da coisa mecanica achavam que maquinas concebidas para correr tinham que se enfrentar numa pista mesmo nem que tivessem nascido antes da segunda guerra mundial alias principalmente se tivessem nascido naquela epoca e escolheram o melhor lugar possivel para faze lo o autodromo de montlhery antes de tudo precisamos acertar a pronuncia deste nome apesar da sua imagem revolucionaria adquirida depois que uma lamina bem afiada decepou a cabeça de seu rei o povo frances e conservador em varios assuntos particularmente no que envolve seu idioma enxerga qualquer tentativa de reforma ortografica como uma perigosa manobra subversiva que deve ser sufocada o quanto antes e conservou na escrita um monte de letras que nao se pronunciam isso tudo para dizer que montlhery se pronuncia monleri da mesma forma que montreal se fala monreal e nao nao precisa me agradecer por essa informaçao tao essencial voltando a vaca fria localizado a 30 quilometros de paris na direçao sudoeste o autodrome de linas montlhery foi inaugurado no 4 de outubro de 1924 os franceses chegaram depois dos ingleses que ja tinham brooklands desde 1907 dos americanos indianapolis 1911 e dos italianos monza 1922 entretanto capricharam na obra realizaram na em somente seis meses a partir de elementos pre fabricados de concreto e aço um anel de velocidade de forma oval incorporado a uma pista tradicional o anel em questao comportava duas curvas concavas cuja forma parabolica cubica com eixo vertical incluia uma conexao desenhada de acordo com uma espiral logaritmica bom aviso ja que nao vou responder de nenhuma pergunta sobre esta ultima frase mas posso dizer que esta engenhoca permitia a um veiculo de uma tonelada alcançar a velocidade de 220 km/h na parte superior das curvas o resultado disso tudo e que 86% dos recordes mundiais de velocidade realizados entre 1925 e 1934 foram em montlhery sem falar das numerosas competiçoes que foram ali organizadas para ser honesto nao tinha 10% dessas informaçoes quando li pela primeira vez um relatorio da auto retro sobre le grand prix de l’age d’or entretanto e por algum motivo uma passagem da reportagem em particular chamou minha atençao nos anos 80 o evento ja tinha crescido bastante atraindo um publico importante misturava corridas na pista e o encontro de donos de carros antigos no espaço localizado no interior do anel organizado por clubes de marcas ou tematicos onde somente veiculos de certa antiguidade tinham acesso o jornalista contava como para chegar ao espaço dos clubes voce tinha que passar por um tunel debaixo do anel o qual descia ate sua metade antes de subir explicava entao que voce entrava sozinho no tunel o tempo que o proprietario do veiculo seguinte comprasse seu ingresso ao iniciar a subida podia acelerar fundo curtindo o som do seu motor subindo nos giros ecoando na estrutura do anel sem nenhum outro veiculo para poluir seu momento de prazer auditivo creio que li essa passagem umas dez vezes aquilo me arrepiou e foi o suficiente para que fizesse uma promessa solene a mim mesmo um dia irei para montlhery de carro antigo e passaram varios anos ate mudar de decada ja com emprego e algum dinheiro queimando o bolso resolvi procurar um carro antigo para ocupar a vaga de estacionamento do pequeno apartamento onde morava e por algum motivo que somente especialistas em psicologia automotiva conseguirao explicar elegi um lancia fulvia cupe como alvo da minha busca nao duvido que o publico avisado do flatout conheça a lancia atraves do mitico delta integrale que dominou as competiçoes de rali pelo mundo entre o fim dos anos 80 e inicio dos anos 90 apesar da marca nao ter sido importada no brasil mas o fulvia merece provavelmente algumas explicaçoes se a versao seda do fulvia pertencia de forma ostensiva a escola estilistica dos tijolos motorizados seu derivado de duas portas era um carro indiscutivelmente bonito ja aviso que nao aceitarei nenhuma opiniao contraria da mesma forma que qualquer comparaçao com um modelo da alfa romeo sera severamente reprimida o cupe nasceu elegante e por assim dizer feminino pelos lapis de piero castagnero do centro stile lancia tambem autor do tijolo mas adquiriu musculatura na medida em que participava de competiçoes e ganhava motores maiores começou com um propulsor de 1 2 e 80 cv que viveu somente de 1965 a 1967 antes de ser substituido pelo 1 3 de 87 cv ou 92 na sua versao s tanto o motor 1 2 como o 1 3 contavam ainda com um derivado esportivo hf entregando respectivamente 88 e 101 cv de acordo com o acronimo de high fidelity usado para designar a equipe de competiçao da marca mas a aristocracia do modelo era constituida pela cobiçada versao 1 6 lançada em 1969 somente disponivel com as duas letras magicas e dispondo de 115 cv faceis de fato nao era dificil extrair 160 ou ate 170 cv impacientes do motor original com a ajuda entre outras de carburadores weber de 48 mm no lugar dos solex originais se voce quiser saber mais sobre o fulvia e seus sucessos em competiçao leia ou releia a materia publicada pelo flatout sobre assunto alem dos numeros o motor do fulvia merece ser considerado pela sua arquitetura original trata se de um v4 o que ja nao e comum alem disso o 1 3 dispoe de um angulo de 13° bastante estreito permitindo que o bloco motor seja tampado por um cabeçote so e por incrivel que pareça o 1 6 tinha um bloco especifico com um angulo ainda mais fechado de 11° devido a sua compacidade a lancia usava este tipo de motorizaçao desde 1922 quando foi inaugurado no seu modelo lambda sem ofensa a vw que pretendeu ter inventado o conceito quando lançou varios modelos equipados dos motores vr6 e vr5 nos anos 90 construido de acordo com o mesmo principio o v4 da lancia e amplamente mencionado nesta reportagem do flatout como qualquer candidato a compra de um carro comecei a mudar minha rotina de leitura das revistas especializadas pulando diretamente para o final nas paginas dedicadas aos anuncios as folhava nervosamente ate chegar na letra l na esperança de descobrir o lancia fulvia perfeito dentro do meu orçamento e ja tinha quase decidido a favor de um belo exemplar 1 3s verde pastel quando de repente apareceu o graal numa ediçao de la vie de l auto revista semanal em formato de jornal verdadeira biblia dos petrolheads gauleses ou seja um cupe 1 6 hf lusso de 1972 comparada com a versao fanalone destinada a competiçao a versao lusso apresentava quatro farois de tamanho equivalente um acerto de suspensao dianteiro um pouco menos agressivo e alguns itens de luxo que justificavam seu nome nada menos que para choques ou luzes nas portas entrei imediatamente em contato para pedir informaçoes suplementares e fotografias por email as quais comprovaram que uma restauraçao extensa e seria tinha sido efetuada recentemente nao hesitei um instante em reservar um bilhete de trem para percorrer durante o fim de semana seguinte os 500 quilometros que me separavam do objeto dos meus desejos ainda tive que alugar um carro para chegar na pequena cidade onde ficava foi no sabado no fim da tarde como era no inverno a noite ja tinha caido quando encontrei o vendedor frente a placa com o nome do municipio mais cinco minutos interminaveis e chegamos ate o covil da feira uma oficina de mecanica geral uma porta aberta a luz acesa e de repente estava na minha frente ostentava o giallo fly da ferrari um amarelo apocrifo para o modelo que porem combinava maravilhosamente com seu desenho fingi procurar defeitos questionar tal ou tal detalhes negociar o preço mas ja sabia seria meu e quando comprei novamente a passagem do trem bala para o fim de semana seguinte pedi uma ida simples a volta seria no volante do meu fulvia escolhi a velha nationale 7 de preferencia as retas interminaveis da moderna autoroute conta com alguns trechos sinuosos os quais foram suficientes para descobrir os talentos extraordinarias do meu novo companheiro pois o fulvia possui um dos melhores conjuntos de suspensao dianteira do mundo o grande volante de madeira duro em manobra ficava mais leve ao abordar as curvas porem mostrava uma precisao diabolica tanto assim que era como se a caixa de direçao conseguisse ler meus impulsos cerebrais antes que girasse o volante de fato o fulvia e um carro de traçao dianteira capaz de dar liçoes de agilidade para muitos modelos movidos pelas rodas traseiras e o motor nao ficava para tras raivoso demostrava boa disposiçao para subir no giro propulsando com entusiasmo uma carroceria leve e compacta o cambio de cinco marchas com grade em h invertida para facilitar a troca entre a 2ª e a 3ª pedia para ser abusado apesar do curso longitudinal comprido da alavanca com uma superficie envidraçada generosa e colunas finas o fulvia ainda dispunha de uma excelente visibilidade facilitando sua pilotagem em estradas estreitas efetuada num ritmo acelerado a volta para minha casa foi uma verdadeira lua de mel cheguei exausto e o carro sem freios devido a um servo que pedia para se aposentar porem feliz varios meses foram necessarios para acertar alguns detalhes do amarelo mas em junho de 1996 estava pronto para a ediçao do grand prix de l’age d’or daquele ano e la estava eu no chemin des fermes unico acesso estreito e malcuidado subindo ate a entrada da pista de montlhery foi exatamente como descrito nas palavras lidas mais de dez anos antes a janela aberta o dinheiro entregue e o ticket que cai na mao um olhar no retrovisor para verificar que o carro seguinte ia mesmo parar e o momento tao esperado a descida ate o meio a poeira de concreto levantada o acelerador apertado fundo para subir e o som do v4 reverberando sozinho na meia luz do tunel [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mais de dez anos de esperança e sonhos concentrados nesses segundos magicos a promessa secreta cumprida estava sim em montlhery de carro antigo entretanto nao se engane aquela agua no canto do olho furtivamente descartada foi meramente por causa da luz ofuscante de verao aparecendo de repente ao voltar ao ar livre algumas horas depois voltando no espaço do clube lancia depois de horas andando para descobrir as maravilhas mecanicas participando do evento me reencontrei com meu fulvia um jovem de mais ou menos vinte anos me abordou — o carro e seu — e sim — e o modelo dos meus sonhos e claro que fiz questao de abrir a porta para ele e convida lo para sentar no assento do motorista ele entrou com mil precauçoes hesitando timidamente em por as maos no volante testar o cambio e ficou ali pensativo durante longos minutos enquanto o observava fiquei imaginando que provavelmente naquele instante estava formulando a si mesmo uma promessa intima um dia terei um lancia fulvia espero que tenha conseguido
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