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Zero a 300

Um elétrico a 412 km/h | Jay Leno sofre queimaduras em sua garagem | O novo Prius e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Jay Leno sofre queimaduras graves em sua garagem

Jay Leno é um dos mais conhecidos colecionadores de carros americanos, graças a seu famoso programa no Youtube, o Jay Leno’s Garage. Ele é proprietário de uma incrível quantidade, e variedade de automóveis, que vão de supercarros modernos até pioneiros da virada do século.

E foi trabalhando em um desses pioneiros que quase que o comediante de 72 anos vai desta para melhor. Aparentemente, enquanto tentava desentupir uma linha de alimentação de gasolina em um carro a vapor de 1907 (White model G 30 hp) no dia 12 de novembro, um incêndio começou e queimou suas mãos e metade de sua face.

Um amigo estava com ele quando o incêndio começou e agiu rapidamente para combater o fogo antes que causasse mais danos ao seu corpo. Leno sofreu queimaduras de 3º grau e disse ao TMZ que pode precisar de alguns enxertos de pele no futuro. O comediante está atualmente se recuperando de seus ferimentos no Grossman Burn Center e, reporta-se, “está de bom humor”. Deve sair em duas ou três semanas, porém.

Leno é bem conhecido por sua paixão por veículos movidos a vapor. O Modelo G em questão aparece em um episódio do Jay Leno’s Garage no passado. Os White hoje são raríssimos, mas eram os carros mais populares nos Estados Unidos na virada do século 20. Acredita-se que apenas cinco Modelos G sobreviveram até hoje. (MAO)

 

Lamborghini mostra mais fotos do Huracan Sterrato

A mania atual de lançar um carro à conta-gotas, liberando pequenos detalhes aos poucos, e assim mantendo o veículo sob atenção e evidência na mídia por mais tempo, continua. Esperávamos a liberação de todos os detalhes do novo Lamborghini Huracan Sterrato para esta semana, mas recebemos apenas mais fotos dele, agora sem camuflagem. O lançamento de verdade será em 30 de novembro, promete a marca.

Teremos que esperar até o final do mês pelas especificações técnicas, mas um cara não precisa ser um gênio para adivinhar o que basicamente será, com pequena margem de erro. Será um Huracan de tração nas quatro rodas exclusivamente, claro, equipamento já presente na linha. Vai ter o mesmo V10 aspirado do Huracan normal, parece óbvio: um motor com cárter seco, injeção direta e indireta, 5204 cm³ de deslocamento, e algo em torno de 640 cv a 8000 rpm.

Sabemos também que o carro é 47 mm mais alto e 30 mm mais largo nas bitolas. O ângulo de ataque é melhor em 1°, e o ângulo de saída em 6,5%, diz a Lamborghini.

Muito se fala sobre o fato de que é o último Lamborghini sem eletrificação, mas é apenas outro artifício para chamar atenção: os novos serão em sua maioria híbridos, ou seja, ainda terão seus motores a gasolina bravos. Mas sim, a empresa está desenvolvendo um elétrico: em 2028 a empresa planeja apresentar seu primeiro EV, um 2+2 com duas portas e suspensão elevada.

Não sei vocês, mas este lançamento protelado e esticado me parece só fazer uma coisa: diluir o impacto da novidade. Que neste caso, é uma novidade real e impactante, mas cujo impacto já acabou, dele só restando uma longa e enfadonha espera. (MAO)

 

Rimac Nevera é o elétrico mais veloz do mundo

O recorde mundial de velocidade sobre a terra foi de veículos elétricos exclusivamente, em seu início; o último deles registrado por Camille Jenatzy, em cima de um torpedo em forma de carro chamado La Jamais Contente, em 29 de abril de 1899. A velocidade? 105.88 km/h.

La Jamais Contente e Jenatzy

Depois dele tivemos alguns carros a vapor, até que a partir de 1909 virou exclusivamente território da combustão interna, até a chegada dos carros a jato e turbina, nos anos 1960.

Impossível não lembrar disso no anúncio de um novo recorde de velocidade de carro elétrico, nesta era moderna onde foram ressuscitados. A Rimac anunciou que o seu Nevera é agora o elétrico homologado à venda para rua mais rápido da história: 412 km/h.

O recorde foi batido pelo piloto de testes Miro Zrnčević, na pista oval Automotive Testing Papenburg, localizada na Alemanha, famosa por suas duas retas de 4 km. O hipercarro foi configurado para o modo de velocidade máxima, que reduz o arrasto aerodinâmico ao mesmo tempo que mantém algum downforce para evitar que decole feito um avião.

De acordo com a Rimac, a velocidade máxima (confirmada por um dispositivo de medição GPS de alta precisão Racelogic V-Box) foi simulada durante o desenvolvimento do protótipo C-Two.

Notavelmente, esta foi a maior velocidade máxima registrada nesta pista de teste alemã. Para colocar em perspectiva, este novo recorde é superior aos 407 km/h estabelecidos pelo Bugatti Veyron em 2005, embora muito menor do que os 490,48 km/h estabelecido pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ em 2019.

O Nevera estava com pneus Michelin Cup 2R que foram verificados por um técnico da Michelin antes da tentativa de recorde. Não houve modificações em relação aos veículos à venda, exceto a remoção do limitador de velocidade de 352 km/h, que existe para respeitar o limite teórico de velocidade dos pneus. Ainda assim, Rimac diz que a velocidade máxima total de 412 km/h pode ser alcançada por todos os Neveras em “eventos especiais para clientes com o apoio da equipe Rimac e sob condições controladas”.

Lembrando: o Rimac Nevera é equipado com quatro motores elétricos que combinados dão 1914 cv e 240 mkgf de torque. É também capaz de demolir um quarto de milha a partir da imobilidade em 8,582 segundos. (MAO)

 

Toyota lança nova geração do Prius na Europa

O Toyota Prius acaba de estrear sua nova geração na Europa.  É um híbrido plug-in, e o pacote inclui um motor de quatro cilindros de 2,0 litros com uma potência total do sistema de 220cv.  Uma melhoria considerável de 99 cv (74 kW) em relação aos 121 cv anteriores. É a quinta geração do modelo.

O Prius na Europa tem uma bateria de 13,6 kWh, contra o pacote de 8,8 kWh do modelo anterior. A unidade está embaixo dos bancos traseiros. O anúncio da Toyota diz que a autonomia no modo apenas elétrico “é 50% maior que a geração atual”. Isso sugeriria 94 km, a julgar pelo número atual. O Prius estará disponível com um painel de teto solar opcional, mas não se dá detalhes de quanto isso ajudará a propulsão; provavelmente por ser um artifício mais de imagem do que eficiência energética.

O carro é mais baixo em 50 mm, mais largo e 22 mm, e mais comprido em 46 mm. No interior, o novo Prius adota a linguagem de estilo “Island Architecture” com três áreas: “arredores”, “módulo do motorista” e “painel de instrumentos flutuante”. O único controle físico parece ser um botão no canto inferior direito da tela.

Ainda não há informações de preço e disponibilidade, e o lançamento é só na Europa por enquanto; deve se seguir o lançamento americano, e resto do mundo, nesta sequência.(MAO)