por alexandre bardal engenheiro e assinante do plano flatouter ha pouco mais de duas semanas aconteceu na franca aquela que talvez seja a mais conhecida prova de automobilismo do mundo as 24 horas de le mans um vaga para um gentleman driver deve sair por algo entre us$ 500 000 e us$ 1 000 000 — inviavel para meros mortais porem ha uma outra prova de endurance um pouco mais acessivel tambem realizada ao longo de 24 horas e se voce falar o nome rapidamente ninguem vai perceber a diferença as 24 horas de lemons quanto custa uma vaga us$ 1 200 a 24 horas de lemons e uma categoria de automobilismo de endurance para carros de ate us$ 500 sao carro comprados e preparados para uso em pista por no maximo us$ 500 sem contar os equipamentos de segurança freios rodas e pneus essa e a hora em que voce se pergunta e existe carro de us$ 500 bem vejam as fotos do evento uma equipe comprou um cadillac velho por us$ 2 000 vendeu os farois por us$ 1 500 e assim chegou aos us$ 500 https //www youtube com/watch v=uaiqqqtut20 para os americanos um lemon e um carro que tem um defeito grave que o torna inseguro para dirigir essa categoria e sensacional os americanos tem o que eles chamam de bucket list a lista das coisas que querem fazer durante a vida dirigir em nurburgring esta na minha bucket list mas participar de uma corrida de carros sempre achei que seria extremamente caro e totalmente fora do meu alcance essa categoria da a pessoas comuns a chance de ter essa experiencia e vou lhes dizer foi uma das melhoras experiencias que ja tive na vida mas começar pelo começo meu nome e alexandre sou de curitiba/pr trabalho como engenheiro em uma empresa que me levou para os eua em 2014 saimos de joinville/sc para uma cidadezinha a margem do lago michigan chamada saint joseph conversando com um dos meus colegas americanos obrigado zack descobri que ele faz parte de uma equipe que corre nessa categoria maluca durante a conversa comentei que se tivesse a oportunidade eu gostaria de entrar no time infelizmente minha cantada nao funcionou eles tem quatro pilotos fixos nesse ano ele falou com um conhecido e me deu uma sugestao eu deveria me registrar no site pois eles criam uma lista de pilotos disponiveis para que as equipes convoquem em caso de necessidade fiz o meu registro e esqueci o assunto achando que nao ia dar em nada [caption id= attachment_344869 align= aligncenter width= 1600 ] um dos lemons[/caption] no final de maio recebi um email de um certo joel me perguntando se eu ainda estaria interessado em correr nas 24 horas de lemons em gingerman trocamos numeros e esperei ele me ligar achei que iria ser entrevistado quando preenchi o formulario fui totalmente honesto quanto a minha pouquissima experiencia em pista havia dado algumas voltas em track days no saudoso aic quando ainda morava no brasil dirigi um lamborghini por algumas voltas no gingerman racetrack xtreme experience e um porsche em las vegas tambem poucas voltas sempre com um instrutor ao lado e foi essa minha experiencia em pista tambem comentei que ha varios anos sou piloto virtual ate bem competitivo jogo no gt7 com um volante e cockpit mas nao tinha ideia se isso ajudaria de alguma forma [caption id= attachment_344862 align= aligncenter width= 1600 ] outro dos lemons[/caption] a entrevista foi o joel contando sobre o carro por meia hora era um mini cooper s 2006 que tinha colocado um motor original com o compressor de polia e outros detalhes que ja esqueci — sobrecarga de informaçoes mais tarde descobri que o carro apenas recebeu pastilhas de freio esportivas e o equipamento de segurança obrigatorio roll cage sistema de supressao de incendio e chave geral de resto era original falou tambem sobre os custos eu pagaria us$1 200 a eles para cobrir inscriçao mecanicos peças pneus desgaste do carro etc se eu batesse o carro eu deveria achar a peca num ferro velho para lama para choque etc e dar a eles uma peca integra — a cor nao importaria eu deveria tambem dar um cheque cauçao de us$2 000 que seria usado caso eu batesse o carro e desse perda total achei bem razoavel alem desses custos eu precisaria do equipamento hans capacete balaclava luvas sapatilha e macacao fiquei incomodado — isso tudo daria mais us$ 1 000 para usar talvez uma so vez no fim da conversa ele basicamente pediu para eu pensar se eu topava e responder nos dias seguintes perguntou se eu tinha alguma pergunta perguntei o carro e manual ou automatico lembrem se que a imensa maioria de carros nos eua sao automaticos ele ficou em silencio por um segundo e respondeu e manual voce dirige manual [caption id= attachment_344863 align= aligncenter width= 1600 ] mais um lemon[/caption] eu ri e disse que dirigi manuais a vida toda e ainda dirijo um mesmo nos eua mas pensei que essa deveria ter sido a primeira pergunta dele de forma eliminatoria depois disso pesquisei um pouco e descobri que poderia alugar o equipamento legal a us$ 250 pelo aluguel dava para encarar compraria uma balaclava e uma meia de corrida por us$ 50 e alugaria o resto com a aprovaçao da patroa liguei para ele e confirmei estava tudo encaminhado uau mal podia acreditar como disse nao estava nem na minha bucket list depois disso foi segurar a ansiedade e o nervosismo por tres semanas e esperar depois de dormir pouco de quinta para sexta 16 de junho; devido a expectativa parecia criança esperando o natal acordar as seis e dirigir 30 milhas ate a pista conheci minha equipe joel australiano kevin americano victor moldavio e eu um brazuca alem dos pilotos um mecanico bem competente eric trabalha numa concessionaria da chevy e dois crew members stephen e dave fomos para a reuniao de pilotos a sexta dia de treino seria como track day com ultrapassagens liberadas ou seja poderiamos ultrapassar nas curvas ou sem indicaçoes aprendi tambem sobre as bandeiras do dia com a equipe outros aprendizados como entrar no carro nao pode se apoiar na direçao tem que usar a roll cage como colocar e apertar os cinto de cinco pontos como usar o radio como usar o cool shirt system como ajudar o outro piloto a se instalar e ajustar o cinto etc aprendi um monte de coisas que nem imaginava o kevin e o joel andaram uns 30 minutos cada um para tirar a cera dos dois jogos de pneus que usariamos nos tres dias aqui uma foto do pneu dianteiro no final das 9 horas de corrida no sabado as voltas deles estavam ao redor de 1 56 depois foi a vez do victor seria a primeira corrida dele mas ele tem um miata de track day e conhece bem o circuito virou 1 58 chegou a minha vez e claro que eu viraria mais rapido que todos pois sabemos que nos brasileiros somos todos pilotos sensacionais na verdade eu estava bem nervoso com medo de fazer alguma besteira e bater o carro dos caras — e acabar com a corrida de todos ainda no treino um pouco de claustrofobia com o cinto o capacete o hans a roll cage num carro pequeno como o mini mas voce entra na pista e esquece o desconforto — e concentraçao total essa parte quem ja andou em track days conhece como freiar o mais tarde possivel e ainda fazer a curva na traçado ideal claro que comecei freando muito cedo depois ao buscar o limite voce passa do ponto e quando passei do ponto e o carro começou a escorregar para o lado de fora de uma curva de alta o medo de sair da pista bate forte a dificuldade toda eh que uma sobrecarga de informaçoes voce tem que prestar atençao ao ponto de frenagem fazer o punta tacco manter a linha de corrida trajetoria trail braking apex aceleraçao tudo isso buscando o limite do carro ao mesmo tempo tinha que ver se a temperatura do oleo estava ok estava passando do ponto com os pilotos anteriores e ai quando voce começar a conseguir gerenciar tudo isso alguem fala com voce no radio com o audio bem ruim em um ingles om sotaque australiano enquanto um v8 esta berrando ao te ultrapassar caras parece mentira mas a minha maior dificuldade durante a corrida foi entender o que falavam no radio para mim combinei que quando fosse para eu entrar eles deveriam dizer apenas box box box com tudo isso virei 2 06 10 segundos a mais do que minha equipe numa pista de 3 4 km mais tarde no dia fiz mais uma sessao depois de ter baixado um pouco a adrenalina e estava virando 2 02 depois das 17h trabalhamos no carro apos a pista ter fechado pelo dia preparando o para a corrida novos discos e pastilhas sangrar o oleo de freio e outros detalhes menores dirigi para casa dormi e a 8 do sabado estava de volta la para mais um briefing de pilotos dessa vez para a corrida regras para reabastecimento bandeiras penalties etc nao vou mentir eu estava nervoso se o treino ja havia sido uma sobrecarga sensorial como eu faria durante a corrida com um monte de carros ao meu redor minhas prioridades eram 1 nao bater e acabar com nossa corrida 2 me divertir 3 ser mais rapido 4 nao levar bandeira preta sobre bandeiras pretas a organizaçao dessa categoria se preocupa muito com a segurança durante a prova se dois carros se tocarem ambos levam bandeira preta se alguem sair com os quatro pneus da pista bandeira preta quem recebe uma tem que entrar nos boxes escutar uma bronca de um juiz e ai pode voltar para a pista se levar tres bandeiras pretas tem que pagar uma penalidade que sao sempre bem humoradas o piloto abaixo foi preso com fita adesiva ao teto do carro e teve que circular nos paddocks pedindo perdao por ser descuidado o joel dirigiu o primeiro stint duas horas foi abalroado por uma bmw e veio para os boxes para inspecionar se nao houve danos apenas um arranhao na lata e achamos um elastico que haviamos deixado na suspensao segurança as pinças quando trocamos pastilhas depois disso o victor entrou eu seria o terceiro e o kevin o quarto dessa forma so teriamos que ajustar o banco uma vez pois joel e victor sao mais ou menos do mesmo tamanho assim como eu e o kevin depois de uma hora o victor entrou nos boxes pois tinha perdido potencia levantamos o carro e vimos que a polia do compressor havia se desintegrado achei que a corrida tinha acabado para nos foi uma mistura de decepçao e alivio mais decepçao do que alivio mas o mecanico nao arregou e em uma hora o carro estava novamente funcionando o victor dirigiu mais uma hora e entao era minha vez abastecemos trocamos de piloto e la fui eu as primeiras voltas foram tensas e sensacionais depois de duas ou tres voltas foi apenas sensacional tensas pois foi mesmo como eu pensei chegando a 110 milhas por hora quase 180km/h montando no freio fazendo o punta tacco com o carro dançando um pouco me posicionado na pista e dois carros 3 metros a frente 1 ao lado e mais dois atras todos tentando fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo que veneno mas depois que o cerebro se acostuma com essa carga ai e so diversao eu nao queria mais parar e o carro tinha um diferencial de deslizamento limitado que delicia sentir os pneus te puxando para dentro da curva em vez de espalhar ai vem um topico interessante eu sempre me perguntei se todas as minhas horas no simulador ajudariam em algo e quer saber ajudaram para caramba [caption id= attachment_344868 align= aligncenter width= 1882 ] equipamento de reabastecimento[/caption] nao quer dizer que eu pulei num carro de corrida e comecei a virar temporais eu estava 10 segundos mais lento do que meus companheiros de equipe mas no sabado eu ja estava virando 1 55 entao o que entendi foi o simulador as leituras e os videos inclusive o flatout academy me deram uma base muito boa provavelmente sem o simulador eu começaria virando 2 20 ou 2 30 mas com ele aprendi a trajetoria de corrida trailbraking a ser suave no freio e no acelerador e o mais importante a me posicionar na pista durante a corrida o grande risco do lemons e a grande variaçao que existe entre os carros em alguns momentos eu estava freando torcendo para nao ter atrasado muito a freada e vem um outro carro por dentro ainda acelerando alguns carros chegam tao rapido em carros mais lentos que esses nao os veem e tentam fazer a trajetoria normal de curva ai fecham a porta em cima do carro mais rapido e batem isso aconteceu comigo durante a corrida — um carro mais lento fechou a porta quando eu ja estava la dentro tive que ir forte nos freios e nao encostamos por uns 30 cm no simulador aprendi a defender a posiçao ocupando o lado de dentro da curva na pista por ser uma corrida longa e com muita variaçao entre os carros eu ficava do lado de fora da curva quando um carro mais rapido se aproximava e o deixava passar por dentro e ultrapassava carros mais lentos por fora e outros detalhes de posicionamento nisso tudo as horas no simulador ajudaram demais a historia e essa o resultado final realmente nao me importa no domingo corremos do meio dia a 17h pouco mais de uma hora cada um ficamos em 36º com 303 voltas concluidas o primeiro lugar deu 401 voltas teriamos ficado em melhor posiçao se nao fosse pela quebra da polia a equipe tinha esperança de vencer pois apesar do premio ser de apenas us$ 500 — os vencedores tambem nao precisam pagar pela inscriçao da etapa seguinte e isso vale uns us$ 2 000 fico pensando se seria viavel criar uma categoria assim no brasil carros de ate r$ 20 000 talvez divididos por quatro pilotos o fim de semana tambem me confirmou algo que eu ja havia percebido numa pista voce se diverte muito com qualquer carro ninguem precisa de um porsche para se divertir muito com um golzinho velho tendo bons pneus e freio da para passar horas incriveis meu receio e com toda a burocracia que gostamos tanto no brasil a cba iria exigir carteiras de piloto e outros fatores que encareceriam muito o evento na lemons se me pediram minha carteira de habilitaçao burocracia zero espero ter passado um pouco da emoçao e do aprendizado deste que foi um dos melhores finais de semana que ja tive https //www youtube com/watch v=lvqtazzrjm4 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
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