todo entusiasta que curte acelerar nos track days sabe como e a busca permanente pelo melhor tempo de volta voce acerta o carro descansa mais tira liçoes da pista melhora o carro e quando finalmente consegue baixar seu proprio tempo começa tudo de novo e um ciclo vicioso e viciante para muita gente que começa com um carro basico e termina com um bolido pronto para competir em qualquer regulamento que o aceite conhecendo como ninguem esse publico ha 15 anos no ja distante 2009 a lotus decidiu criar o brinquedo de pista definitivo algo que fosse tao bom que para subir um degrau seria preciso comprar um formula 1 moderno esse algo era o lotus t125 exos um monoposto inspirado na propria formula 1 com motor v8 cosworth tambem inspirado na f1 brilhante ideia nao na epoca a lotus encontrava se em uma situaçao delicada financeiramente era uma situaçao recorrente desde a decada de 1980 quando eles quase entraram em processo de falencia e foi salva ao ser comprada pela general motors em 1986 tornando se tambem meio que uma divisao esportiva da gm dai o lotus omega depois porem a lotus foi vendida pela gm a romano artioli empresario italiano que havia acabado de comprar a bugatti e colocar no mercado o absurdo eb110 ele nao deu conta de cuidar das duas empresas e vendeu a lotus falida para a proton nao fosse pelo bem sucedido elise que ja estava pronto para ser lançado em 1996 a lotus poderia nao ter sobrevivido a virada dos anos 2000 a situaçao melhorou com o sucesso do elise mas a situaçao da fabricante ainda estava longe de ser a ideal nao havia lucro e consequentemente tambem nao havia meios de lançar novos modelos foi por isso que em outubro de 2009 a lotus convocou dany bahar para assumir o comando e transformar a fabricante em um negocio lucrativo bahar tinha credenciais seu curriculo demonstrava que ele tinha a capacidade de transformar tudo o que tocava em dinheiro antes de assumir a lotus ele havia sido o diretor comercial da ferrari foi ele quem teve a iniciativa de transformar a ferrari em uma marca de lifestyle com produtos licenciados e parques tematicos e fez a fabricante lucrar mais com outros produtos do que com os proprios carros se a ferrari hoje esta em uma posiçao extremamente confortavel isto se deve em parte a dany bahar o plano era que dany bahar fizesse o mesmo pela lotus por isso ele teve carta branca para colocar em pratica qualquer plano que imaginasse e seu plano incluia transformar a lotus em outro tipo de empresa na epoca causaram comoçao os anuncios feitos pela lotus sob o comando de dany bahar a fabricante lançaria novos modelos de superesportivos feitos para encarar os medalhoes da industria como um novo lotus esprit movido por um v8 inedito e todo desenvolvido in house capaz de entregar 570 cv sob medida para encarar a ferrari 458 italia e o lamborghini gallardo o novo lotus esprit foi prometido para o primeiro semestre de 2013 mas hoje onze anos depois sabemos que ele jamais virou realidade a lotus seguiu apostando alto no elise e no exige e acabou conseguindo se levantar nas maos da proton que e uma das maiores fabricantes de automoveis do sul da asia ja a proton ou melhor 49 9% da companhia pertence a chinesa geely que tambem e dona da volvo e de outras companhias menores especializadas em carros eletricos outra parte do plano de dany bahar era o lotus t125 codinome project exos pouco se sabe ate hoje sobre as minucias tecnicas do carro mas na pratica ele era uma versao ligeiramente menor e um pouco mais mansa do lotus t127 o carro que disputou a temporada de 2010 da formula 1 com jarno trulli e heikki kovalainen assim como o t127 o lotus t125 tinha monocoque de fibra de carbono freios de carbono ceramica e suspensao com amortecedores inboard e o motor tambem era um cosworth exceto que em vez de um v8 de 2 4 litros e 750 cv igual ao do carro de f1 ele foi equipado com um v8 de 3 5 litros feito com base em um projeto da cosworth para a formula indy ainda assim eram 650 cv a 11 000 rpm em um carro de 560 kg parcos 0 86 kg/cv ou seja nao e preciso pensar muito para entender que o lotus t125 era serious business do ponto de vista tecnico e este foi um dos fatores que o tornaram um completo fiasco o lotus t125 foi revelado a um grupo seleto de 12 potenciais clientes em meados de 2010 em um evento duplo primeiro na fabrica da lotus em hethel para conhecer os bastidores da companhia e visitar os galpoes onde ficavam guardados os carros de corrida e esportivos classicos depois no museu do louvre em paris onde o quase f1 estava exposto ao lado de outros conceitos da lotus para explicar aos presentes os detalhes do carro a lotus chamou o lendario sir stirling moss e de takuma sato que ja havia passado pela jordan e pela bar e na epoca havia acabado de estrear na indy foi um evento absurdamente exclusivo e proibitivamente caro mas dany bahar tinha a certeza de que estava no caminho certo e provavelmente acreditava que havia conquistado ao menos parte dos convidados o carro foi mostrado ao publico em janeiro de 2011 em um evento no circuito de birmingham no reino unido com uma demonstraçao por parte de jean alesi para ajudar no buzz o t125 tambem apareceu em um episodio de top gear com impressoes de jeremy clarkson e uma volta rapida do stig na antiga pista de testes https //www youtube com/watch v=1e0pflbgxya o t125 foi muito bem nas maos do stig virando 1 03 8 apenas quatro segundos mais lento que o carro de formula 1 usado pela renault em 2005 clarkson porem descreveu a experiencia de acelerar uma maquina feita para gerar quantidades absurdas de downforce como agonizante sem duvida o carro era rapido mas nao era uma maquina divertida de dirigir como digamos um caterham seven nao havia prazer ao volante; era mais um lance profissional https //youtu be/0vj_bkyrfwg o plano era fabricar 25 unidades do lotus t125 e vender cada uma delas a pelo menos £650 000 cinco vezes o que custava um mclaren mp4 12c na epoca em reais de 2024 estamos falando de r$ 6 200 000 mas ninguem comprou o carro nin guem a lotus so construiu dois exemplares um carro com pintura azul usado na apresentaçao no louvre e outro com a pintura preto e dourado da john player special usado para divulgaçao e apariçoes na tv como no top gear alem do fato de ser considerado tecnico demais o lotus t125 tambem era uma extravagancia muito grande para uma empresa que queria antes de tudo deixar o prejuizo para tras e ainda devemos lembrar que no começo da decada passada a economia mundial ainda sofria os efeitos da crise de 2009 entao depois de criar o carro errado no momento errado dany bahar acabou demitido da lotus em junho de 2012 acusado de desviar fundos da empresa embora tenha uma historia conturbada quase vergonhosa o lotus t125 nao deixa de ser um dos mais absurdos track toys ja feitos no fim das contas a lotus ate identificou o publico alvo corretamente mas entendeu errado os anseios desse publico acelerar em um track day e diversao quando o carro se torna serio demais — a ponto de ser agonizante como disse jeremy clarkson — ele deixa de ser divertido e passa a ser so um negocio chato de lidar ainda que muito bom se alguem tem tanto dinheiro para torrar em um track toy desse nivel certamente tem recursos para bancar uma carreira semi profissional em uma categoria mais acessivel como a blancpain por exemplo um formula 1 para track day talvez tenha sido demais
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