foto renato fagundes ola turma do flatout meu nome e marcos possao jr sou engenheiro de petroleo e assim como a maioria aqui sou aficionado por carros com motores potentes — mais um gearhead estou aqui para mostrar o projeto do meu honda civic si que esta comigo ha tres anos e meio e ja foi concluido optei por uma preparaçao aspirada adicionei rodas suspensao e uns mimos jdm tudo voltado para trackdays aprendi a dirigir muito pequeno na epoca morava em uma chacara em bragança paulista interior de sp onde eu tinha uns 150 metros entre a garagem e o portao e foi nesse trajeto que peguei experiencia ali fui tendo meu primeiro contato sentado no banco do motorista meu pai deixava eu dirigir todos os carros da familia uno omega palio eclipse blazer etc e essa ultima quando eu ja estava mais velho fiz a cabeça do meu pai pra fazer algumas modificaçoes esteticas ja que no motor jamais ele faria com aquela febre velozes e furiosos colocamos um volante menor marca shutt chao de aluminio pintamos algumas peças do painel de vermelho conta giros na coluna e pronto o cockpit estava racer pois e com 14 15 anos eu curtia achava o maximo mas hoje tenho outros olhos pra isso os anos passaram e eu comecei a modificar tambem o fiat uno que era da minha mae coloquei insul film som com subwoofer na mala retirei as calotas deixando as rodas pretas e um visual de carro melhor cuidado pena que isso durou pouco tempo menos de tres meses depois de ter ajeitado o carro eu sofri um acidente com ele dentro da minha propria casa o carro ficou com as quatro rodas pra cima no meio do campinho de futebol conto como o meu primeiro carro o si mas na verdade o meu primeiro carro foi um buggy bugre meu pai havia comperado de um amigo e depois de um tempo ele resolveu vender bem baratinho e em uma oportunidade eu vendi um som que eu tinha instalado no carro da minha irma e comprei o bugre a situaçao dele era lamentavel como nao tinha dinheiro para conserta lo ele ficou encostado por um tempo depois consertei somente o necessario para passar na vistoria e assim fui usando somente para passeios na areia conforme o video abaixo [youtube id= 9fjsmtkbghy width= 620 height= 350 ] me sentia o dk do drift #sqn [youtube id= olsyol4ixbu width= 620 height= 350 ] ja muito proximo de pegar o civic me apareceu um ecosport 05/06 que foi tirado 0km pelo meu pai o carro se tornou meu no fim de 2010 quando meu pai saiu da cidade e foi morar em balsas/ma acabei fazendo um negocio de pai e filho e assim que peguei o carro ja comecei a pensar no projeto suspensao rebaixada rodas aro 18 retirada da roda da tampa do porta malas um som basico que eu ja tinha em casa e por ai vai mais tarde pensando no quanto eu iria gastar no projeto — quase r$ 10 000 — para continuar tendo um ecosport um carro que eu nunca gostei decidi por nao seguir com o projeto e continuar juntando grana para entao trocar de carro escolhendo um novo carro no final de 2010 era estagiario e utilizava o ecosport que havia comprado do meu pai com as coisas melhorando na empresa e a contrataçao em vista chegou a hora de eu comprar o meu primeiro carro comecei a pesquisar carros pela faixa de preço por volta dos r$ 50 000 estava meio perdido em relaçao a escolha e totalmente por fora dos preços mas queria algo que fosse mais novo e que pudesse ficar forte ou divertido comecei a procurar carros como o ford focus ghia manual seria um projeto turbo ou um wrx um pouco mais antigo por morar em macae/rj uma cidade afastada dos grandes centros ter toda a minha familia em sao paulo e precisar do carro para fazer essa viagem de 650km foi preciso selecionar bem o tipo de carro por essas e outras descartei o wrx enquanto estava juntando grana comecei a olhar mais para o focus e nesse meio tempo tres amigos compraram um focus 1 6 como gosto de algo mais exclusivo decidi esquecer o focus e procurar novos caminhos no mercado livre selecionei todos os veiculos de r$ 50 000 a r$ 60 000 e enquanto estava rolando pagina abaixo apareceu a maquina dos sonhos o civic si antes achava que este carro era muito caro e que o preço estaria bem mais alem do meu orçamento mas em pouco tempo ele estaria em minha garagem a compra achar um si em bom estado e uma tarefa bem dificil e eu nao sabia disso como havia vendido o ecosport estava sem carro trabalhando e sem tempo para procurar as coisas ficaram apertadas pedi dois dias de folga e no total vi 10 carros descartei oito deles por varios motivos e com isso me sobrou um prata e um preto uma pena pois queria um vermelho como o prata estava mais inteiro e com um preço mais acessivel eu fechei negocio esses dias foram bem longos fiz o seguro do carro antes mesmo de compra lo e em um feriado em macae/rj eu parti pra sao paulo e no dia 24 de junho de 2011 eu estava dirigindo o meu proprio carro civic si 08/08 novinho e quase sem detalhes imediatamente fui a uma concessionaria honda e comprei oleo para o motor filtro de ar e filtro de oleo fiz a troca em um posto de gasolina e peguei estrada rumo a bragança paulista para o sitio de um amigo onde tirei essa foto abaixo o carro quando comprei o si tinha em mente de que havia comprado um carro pronto que nao teria a necessidade de muitas modificaçoes afinal ele tem motor 2 0 com muito folego — principalmente apos as 6 000 rpm quando o vtec entra em açao para gerar 192 cv a 7 800 rpm e 19 2 kgfm a 6 100rpm — design atual e arrojado rodas de liga leve aro 17 suspensao rigida e muito bem acertada posiçao de dirigir perfeita volante direto bancos em concha e cambio manual de seis marchas simplesmente um sonho em quatro rodas nao demorou muito tempo pra eu perceber que realmente havia comprado um carro pronto para começar a preparaçao impressoes ao volante o cockpit do si e muito bem acertado os bancos em formato de concha seguram o corpo nas mais severas curvas o volante e bonito tem boa pegada e resposta bem direta o cambio e bem posicionado com engates precisos e curtos a sensaçao de dirigir um si e muito boa logo que voce se senta e se ajusta voce tem a certeza de que nao esta em um carro de passeio ao ligar quase nao se escuta o barulho do motor o ruido e bem baixo em rotaçoes baixas o carro se comporta como qualquer 2 0 normal mas quando se entra na faixa do vtec ai que o si mostra o porque ele veio o ronco muda o giro sobe rapido o cambio e curto e logo o motor chega a 8 300 rpm hora de engatar a proxima marcha escalonamento perfeito a proxima marcha ja cai na faixa do vtec os 192cv sao despejados nas rodas dianteiras aro 17 com pneus 215/45 michelin pilot preceda uma sensaçao muito boa para quem senta no banco do motorista e tambem para os passageiros e nao e so a potencia que faz desse esportivo um icone a suspensao e um espetaculo amortecedores com cargas maiores deixam o carro mais duro tirando o conforto e visando a esportividade que e pra isso que ele veio sem contar com a sopa de letrinhas que o acompanham vsa lsd ebd abs esp que trazem uma melhor segurança e melhor desempenho vale frisar o lsd diferencial de deslizamento limitado que na epoca foi um grande diferencial — nos dois sentidos o projeto com o orçamento bastante limitado decidi por um projeto basico voltado para trackday comecei a frequentar foruns e grupos ate montar a receita uma preparaçao aspirada basica rodas e suspensao a primeira modificaçao foi o short shifter uma pecinha pequena adicionada a lavanca do cambio que faz com que o engate do cambio que ja era curto ficasse mais curto ainda no inicio foi dificil acostumar as vezes tirava e colocava a marcha novamente para ter certeza de que entrou mas depois com o tempo fui me acostumando as demais modificaçoes serao o assunto do proximo post ate la por marcos possao project cars #185
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