tudo certo pessoal no post anterior eu havia relatado que mecanica do carro veio completamente danificada por isso resolvemos fazer o motor em casa neste post contarei como foi a soluçao e todo o restante da preparaçao do carro na oficina foram feitos os serviços de faceamento do cabeçote devido ao passe que havia recebido do antigo dono pela dificuldade de achar os pistoes do carro resolvemos apenas encamisar os cilindros o que complicou foi a troca da embreagem como todas as peças do motor vieram de sp ela teve uma intercorrencia quando pedimos a embreagem por um erro de codigo nos enviaram a embreagem errada entao a devolvemos e solicitamos a troca so que ela nunca chegou ate a empresa responsavel pela venda depois de muita confusao com os correios descobrimos que o carro que transportava a minha peça foi assaltado e a carga roubada tantos carros por ai fui sorteado a briga durou mais de um mes ate eu reaver o dinheiro para comprar a nova embreagem começamos a montagem do motor em casa algo extremamente trabalhoso por nao conhecermos dessa mecanica xu10j4 no inicio antes de comprar o carro eu achava que a mecanica dos vts e dakar xu10j4rs eram similares engano total sao bem distintas ja fica a dica pra quem pensa em pegar um s16 ha muitos detalhes a serem observados para que ele fique redondo coisas como conectores mangueiras ligadas erradas valvulas que tem de estar funcionando tambem nao existia no carro a valvula de tres vias para que o vacuo do coletor de admissao fosse somado ao da bomba de vacuo e nao anulados prejudicando o sistema de freios no lugar estava um t de conexao de gas de cozinha esse motor assim como o x10j4rs saiu com essa bomba de vacuo para aumentar a eficiencia da frenagem visto que em algumas situaçoes o vacuo gerado pelo coletor de admissao pode nao ser suficiente para suprir a demanda do hidrovacuo de freio endurecendo o pedal a bomba de gasolina estava com a tampa remendada e por isso o combustivel estava vazando entao troquei pela bomba completa original com tudo aparentemente resolvido fomos dar a primeira volta com o carro decepçao eu afundava o pe o carro nao rendia parecia ter uma falha na eprom que estava no carro entre 3 000 e 4 000 rpm o carro tinha um buraco na aceleraçao fizemos uma nova investigaçao e nao encontramos a solenoide no cofre do motor fizemos a compra na concessionaria e na hora de instalar uma nova surpresa sem chicote desmontamos a central e fizemos a conferencia dos pinos e por incrivel que pareça o chicote da solenoide estava ligado no sensor de temperatura marrom que e responsavel por armar as ventoinhas por toda essa parte de pesquisa dou credito ao pessoal do forum 306 brasil e principalmente ao amigo thiago silva pixel com a solenoide ligada linhas de vacuo ok era hora de testar nesse meio tempo de pesquisas para descobrir os problemas resolvi dar ao carro um upgrade bem leve as valvulas injetoras foram trocadas pelas do xsara vts bicos verdes do motor rs de 262 cc de vazao filtro de ar inflow que deu uma grande dor de cabeça ate encontrar um lugar para pegar ar frio escape de 2 ¼ com dois silenciadores um intermediario e um final ambos silenpro e por ultimo o chip feito pela p9 power factory o combustivel continua sendo gasolina o carro ainda nao foi passado em dinamometro mais estima se algo em torno de 175 cv colocado o chip nova dose de empolgaçao agora sim abrindo a 4000 rpm e sem aquele buraco de terceira e quarta e subida de giro lisa com o carro torcudo ate o corte a 7 500 rpm todo o trabalho feito no motor de montagem ate a finalizaçao na preparaçao demorou em torno de seis meses fazer o carro em casa tem dessas coisas tambem foi feita a desmontagem do eixo traseiro e colocaçao de graxetas de lubrificaçao adaptaçao comum na europa e muito difundida tambem no brasil pois aumenta a vida util dos rolamentos agulha das extremidades dos eixos um problema cronico de todo carro equipado com o catt apos essa parte estar em dia parti pra parte da estetica interna/externa o interior do carro tem alguns diferenciais para os ouros s16 — a maioria dos s16 vem com bancos de couro com tecido alem do code um codigo a ser digitado para que o carro possa ser ligado depois de um tempo tentando saber o porque meu carro nao tinha isso descobri que os primeiros peugeot 306 s16 fabricados vinham com o interior identico ao do peugeot 306 le mans vendido na europa sem code e com os bancos totalmente em couro nessa parte interna mantive o carro totalmente original incluindo o toca fitas outra curiosidade que achei foi que esses primeiros s16 constavam 155cv no dinamometro enquanto os ultimos modelos constavam 150 cvs o porque disso nao consegui achar na parte externa o carro possuia pequenos amassados que foram sanados com martelinho de ouro ele tambem recebeu uma pintura geral e nisso resolvi pintar a saia lateral por completo dando a impressao que o carro e um pouco mais baixo as rodas tambem foram reformadas e os pneus escolhidos foram bf goodrich g force 195/55 r15 os farois auxiliares receberam pintura em verniz amarelo ouro e o resultado e esse que voces podem ver um hot hatch frances feito quase todo em casa espero que tenham gostado abraços a todos e muito obrigado por ricardo malavasi project cars #191 uma mensagem do flatout e sempre uma boa noticia ler um projeto de recuperaçao e preparaçao de um carro bacana como o s16 mais legal ainda e quando voce descobre que esse projeto foi feito quase todo em casa pelo proprio dono em uma relaçao homem e maquina tao ou mais intensa quanto um dia na pista ou naquela estrada favorita de um carro com o futuro sombrio voce fez algo divertido para curtir os fins de semana e tambem os dias de semana por que nao parabens pelo projeto e pela dedicaçao
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