FlatOut!
Image default
Projetos Vídeo

Um Kart 2.0 turbo de 270 cv é uma nova definição para “cadeira elétrica”

Se você olhar o kart da foto acima rapidamente, não vai perceber nada de diferente nele. Com um pouco mais de atenção, porém, vai notar que ele não é um kart qualquer: ele foi equipado com um motor 2.0 que, com turbocompressor, entrega quase 270 cv. Leia isso de novo: duzentos e setenta. Em um kart! WTF?

Vejam bem, aqueles karts que pilotamos alucinadamente nos fins de semana usam motores com cerca de 15 cv e chegam a até 90 km/h e são suficientes para te deixar dolorido por uns três dias. Não sei se eu sobreviveria a este pequeno monstro.

O vídeo abaixo circulou pelo Facebook e por alguns sites automotivos gringos nos últimos dias — sempre acompanhado  da descrição “500 hp turbo go-kart”. Mas de onde ele surgiu? Por que ele tem uma bandeira do Brasil estampada na lateral? Como ele produz 500 cv? Ele produz mesmo 500 cv?

São muitas perguntas, mas nós vamos dar mais uma olhada no vídeo antes de responder:

Esta é a versão original do vídeo, publicada em 27 de dezembro de 2013 — o vídeo que circula por aí é um reupload, foi editado com outra música (preferimos a original, Yellow Ledbetter do Pearl Jam) e a qualidade também não é das melhores. O vídeo original também permite apreciar melhor a insanidade de quem quer que esteja ao volante: o kart parece extremamente difícil de controlar, mas não impede que o piloto acelere no limite, faça algumas manobras e até dispute uma arrancada com uma moto. E tudo acontece no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília — é só reparar na cor das zebras e no estádio Mané Garrincha ao fundo.

Agora, a gente suspeita que ninguém assistiu o vídeo até o final: uma ficha técnica resumida é exibida nos últimos instantes, e descobrimos que o motor é um VW 2.0 (aparentemente vindo de um Golf) que, equipado com um turbocompressor Master Power Super 70, entrega 262 cv e 62 mkgf de torque (o “500 hp” na lateral deve ser a potência almejada ou apenas uma zuera BR HUEHUE). Também ficamos sabendo que o motor recebeu componentes forjados suportar a maior potência e aumentar a durabilidade. O piloto também tem seu nome revelado: Cláudio “+Zé”, de Sobradinho, no Distrito Federal.

E o canal no YouTube também traz um vídeo do kart sendo testado em um dinamômetro. É simplesmente insano:

Este kart pode até não ter mesmo 500 cv, mas isto não importa muito: afinal, é basicamente um motor de 262 cv com quatro rodas e um volante. Se isto não te impressiona, não sabemos o que poderá fazê-lo!