nosso pais como todo mundo aqui sabe e cheio de problemas um deles e o fato de os brasileiros nao poderem comprar o mazda mx 5 miata o pequeno roadster japones e conhecido por ser um dos esportivos mais legais ja feitos com baixo peso traçao traseira suspensao independente nas quatro rodas e potencia na medida certa para ser amigavel com os novatos e recompensar os mais experientes algumas unidades da primeira geraçao foram importadas para o brasil no inicio dos anos 1990 e de vez em quando aparecem a venda mas o pessoal la fora e que tem sorte nos eua na europa e no japao e bem facil encontrar um exemplar integro e funcional do miata de primeira geraçao custando pouco pronto para curtir ou para ser transformado em um project car e e exatamente sobre esta segunda possibilidade que viemos falar hoje [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= os jdm a venda no gt40 ] o miata de primeira geraçao na fabricado entre 1989 e 1997 vendeu mais de 400 000 unidades em oito anos ate 1993 o motor era um quatro cilindros de 1 6 litro e 116 cv que em 1993 foi substituido por um motor 1 8 de 130 cv parece pouca potencia para um esportivo mas todo fa do miata sabe que no caso dele a potencia e mera coadjuvante o segredo esta mesmo no acerto de suspensao no baixo peso 940 kg em ordem de marcha na primeira geraçao e mais importante ainda na distribuiçao de peso perfeita entre os eixos dianteiro e traseiro com 50% da massa do carro sobre cada entao a principio parece uma ma ideia colocar um motor maior e mais potente no miata na estragando o equilibrio natural do carro mas e se este motor maior e mais potente tiver praticamente o mesmo peso do quatro cilindros original [youtube id= 1rm7qfje__u width= 620 height= 350 ] e esta a ideia do projeto mazda mx 5 rocketeer criado pela empresa britanica rocketeer ltd ela surgiu quando um britanico chamado bruce southey pensou em dar um pouco mais de potencia ao seu miata como acontece com muitos donos do roadster alias mas nao queria partir para um projeto turbinado e nem colocar no conversivel um v8 chevrolet como os norte americanos fazem ele procurava uma receita que fosse mais fiel a personalidade britanica do miata que afinal era inspirado nos roadsters esportivos que foram populares no reino unido dos anos 60 e foi assim que eles resolveram colocar nele um v6 jaguar todo de aluminio que tem praticamente o mesmo peso do quatro cilindros original 140 kg contra 136 kg do motor 1 6/1 8 com bloco de ferro fundido [youtube id= v1glbpft7b8 width= 620 height= 350 ] o pessoal do car throttle esta tocando um projeto desses no video abaixo e documentada a instalaçao do motor v6 no miata e o carro e ligado pela primeira vez com o novo motor o v6 em questao e a versao da jaguar para o ford duratec v6 da ford chamada aj v6 e um fruto da epoca em que a ford era dona da jaguar a versao da ford foi apresentada em 1993 no mondeo com 2 5 litros comando duplo no cabeçote e 177 cv a versao da jaguar foi introduzida em 2000 com deslocamento ampliado para tres litros aumentando o diametro dos cilindros de 82 4 mm para 89 mm e mantendo o curso dos pistoes em 79 5 mm os engenheiros da jaguar deram ao motor um sistema de comando de valvulas variavel no seda de luxo s type fabricado entre 1999 e 2007 o v6 3 0 entregava 243 cv e era instalado em posiçao longitudinal e tambem havia uma versao da mazda que ate hoje guarda estreitas relaçoes com a ford usada no seda mazda6 e na minivan mazda 2000 tecnicamente esta tudo em casa e ao se dar conta destas caracteristicas do v6 da jaguar e de sua relaçao indireta com a mazda southey percebeu ter encontrado a soluçao perfeita as dimensoes do motor v6 bastante contidas exigiram a fabricaçao de um subchassi sob medida apenas para acomodar os coletores de escape do motor que nao tinham espaço com o subchassi original; alem de novos suportes e uma flange para o cambio original do miata que e perfeitamente capaz de suportar a potencia e o torque extras no caso deste ultimo o aumento e de 15 1 mkgf para 29 8 mkgf molas amortecedores e o diferencial traseiro originais sao mantidos faz sentido especialmente quando o que se quer e a experiencia de conduzir um miata classico com força extra afinal o peso do carro quase nao muda o carro com pintura holografica que aparece nestas fotos e o primeiro prototipo da rocketeer a empresa que southey abriu para colocar em pratica o plano de vender o kit de conversao com subchassi flange e suportes feitos sob medida para o motor alem de um par de coletores de admissao de fibra de carbono uma embreagem reforçada e uma nova ecu feita sob medida para fazer o motor conversar com a eletronica original do miata [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o prototipo foi testado pelo pessoal da autocar que em termos de agilidade comparou o carro com o porsche cayman as duas caracteristicas chave do miata com motor v6 segundo a publicaçao sao a entrega imediata de força que nao ocorre nos projetos com motor quatro cilindros turbo; e a dinamica original preservada pelo peso do motor um miata com motor v8 small block fica com a dianteira pesada demais o que existe reforços na suspensao e tambem desequilibra o comportamento do roadster nas curvas o kit e oferecido pela rocketeer por £ 5 995 o que da cerca de r$ 24 000 em conversao direta nao e barato se considerarmos que no reino unido um miata de primeira geraçao em bom estado pode ser comprado por menos de £ 1 000 pouco mais de r$ 4 000 por outro lado quem esta pensando em comprar um miata coloca lo na garagem e fazer todo o trabalho sozinho algo encorajado pelo proprio southey provavelmente nao se preocupa muito com isto [youtube id= hguw3i 0ux8 width= 620 height= 350 ] sugerido pelo leitor victor xavier valeu victor
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