o volkswagen karmann ghia lançado em 1955 na alemanha e fabricado tambem no brasil a partir de 1962 sempre foi um carro estonteante mas ha outra coisa que ele sempre foi lento o motor vw um boxer de quatro cilindros refrigerado a ar praticamente identico ao do fusca tinha desempenho muito aquem do esperado para um carro de desenho tao fluido e esportivo para a epoca se na epoca do lançamento o karmann ghia ja era mais procurado por seu estilo do que pela pouca força de seu motor hoje em dia a situaçao e ainda mais extrema visto que o padrao de desempenho atual e bem maior do que o de cinco seis decadas atras — se alguem que um karmann ghia original certamente a pessoa esta procurando um carro de coleçao ou uma maquina para curtir devagar aproveitando o charme que os anos lhe deram a soluçao e modificar o karmann ghia de primeira geraçao e um carro relativamente raro no brasil com apenas 23 393 cupes fabricados e 177 conversiveis e por isso a ideia de modificar um dos poucos exemplares em bom estado que sobraram causa estranheza ate nos que tem a mente mais aberta por sorte em sua terra natal a ideia e um pouco menos digamos perigosa foram fabricadas pouco mais de 445 mil unidades do karmann ghia cupe — um numero bem maior que torna bem mais facil a missao de encontrar e modificar um exemplar com o intuito de transforma lo em um esportivo legitimo e claro que de nada adianta dar corpo a uma ideia se ela nao for boa mas nao se preocupe — a preparadora alema bader racing tinha a melhor ideia que alguem poderia ter colocar um boxer de seis cilindros porsche naquele cofre parece que na hora de projetar o karmann ghia os engenheiros previram que alguem decidiria colocar um motor maior ali de so uma olhada no cofre deste kg com motor de subaru impreza e note como sobra espaço e claro que a instalaçao de um flat 6 nao foi isenta de adaptaçoes mas as imagens deixam claro que o motor do 911 ficou ate a vontade em sua nova casa e a escolha do carro doador tambem provou se acertada trata se de um motor de 3 6 litros e 289 cv vindo direto de um 911 993 — a ultima geraçao de motor refrigerado a ar a bater racing poderia dar se por satisfeita com o motor totalmente original — ja seria um salto e tanto pois o karmann ghia original tinha no maximo 60 cv — mas decidiu se por melhorar ainda mais o desempenho do karmann ghia e preparou de leve o motor usando peças da versao de competiçao o porsche 993 cup com filtro de ar coletor de admissao e modulo de controle do motor do cup mais um aumento na taxa de compressao e comandos de valvulas mais bravos a potencia aumentou para 328 cv com torque de 39 k mkgf a transmissao manual de seis marchas tambem veio do 993 que tambem cedeu o diferencial autoblocante e recebeu uma embreagem de competiçao da sachs [gallery columns= 4 link= file ids= 16263 16267 16253 16258 ] segundo a bader racing o karmann ghia com motor de porsche 911 993 e capaz de acelerar ate os 100 km/h em 4 4 segundos com velocidade maxima de 305 km/h mas nao foi so o desempenho em retas que mereceu atençao a suspensao foi toda retrabalhada e agora tem amortecedores ajustaveis e braços sobrepostos — tudo para que o carro se de melhor com as curvas os freios com abs sao do porsche 991 turbo e se escondem atras de rodas de 17x8 polegadas calçadas com pneus 215/40 na dianteira e 245/35 na traseira o interior recebeu uma leve atualizaçao com bancos concha instrumentaçao porsche um sistema de som moderno e a gaiola de proteçao exposta que acentua ainda mais a aparencia racer mas voce quer ver como ele anda com pelo menos cinco vezes mais potencia do que quando era originaç nao se preocupe pois o karmann ghia 993 rs ja apareceu em alguns videos como este abaixo [youtube id= nhb7nqsogos width= 620 height= 350 ] olhando para o visual mais robusto do karmann ghia porsche voce ja imagina — e provavelmente espera — que a mecanica tambem tenha sido modificada e como vimos nao se decepciona — pelo contrario talvez se surpreenda com o desempenho deste monstrinho que fosse um pouco mais discreto seria um tremendo sleeper [gallery columns= 4 link= file ids= 16275 16274 16273 16260 ] mas alguem ja fez isto antes dissemos que a bader racing foi quem teve a ideia de colocar um motor porsche no karmann ghia mas o que voce talvez nao saiba ou nao e que no brasil alguem ja fez algo similar e nao estamos falando de qualquer pessoa mas de paulo goulart dono da concessionaria e oficina dacon que tinha tambem uma divisao de automobilismo como conta rodrigo mattar a equipe dacon participava de campeonatos de turismo em territorio nacional e na decada de 60 jose carlos pace e anisio campos pilotaram dois karmann ghia com motores porsche de quatro cilindros um de 2 000 cm³ um de 1 600 cm³ — preparados e tao fortes que viviam comprometendo a estrutura dos carros mas independentemente disto eram carros vencedores — e o de nº 2 ficou famoso por vencer as 12 horas de interlagos de 1967 empurrado por um renault 4cv — o popular rabo quente a equipe nao durou muito pois o que sobrava de vontade a paulo goular de manter a dacon no automobilismo faltava em recursos e a vw nao se interessava em investimento no automobilismo quem acabou comprando parte da dacon foram emerson e wilson fittipaldi — incluindo um dos karmann ghia de corrida ainda naquele ano eles inscreveram o carro nas 1967 nas 6 horas de interlagos — e venceram [youtube id= yq 3tlqhbsm width= 620 height= 350 ] isto deve provar de uma vez por todas que o karmann ghia nao e so uma bela carroceria sobre a estrutura de um fusca — com as modificaçoes certas ele tem potencial para derrubar queixos e ganhar corridas o que mais se pode querer de um carro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.