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Um motor de Porsche 911 era tudo o que faltava para o Karmann Ghia

O Volkswagen Karmann Ghia, lançado em 1955 na Alemanha e fabricado também no Brasil a partir de 1962, sempre foi um carro estonteante. Mas há outra coisa que ele sempre foi: lento. O motor VW, um boxer de quatro cilindros refrigerado a ar praticamente idêntico ao do Fusca, tinha desempenho muito aquém do esperado para um carro de desenho tão fluido e esportivo (para a época). Se na época do lançamento o Karmann Ghia já era mais procurado por seu estilo do que pela (pouca) força de seu motor, hoje em dia a situação é ainda mais extrema, visto que o padrão de desempenho atual é bem maior do que o de cinco, seis décadas atrás — se alguém que um Karmann Ghia original, certamente a pessoa está procurando um carro de coleção ou uma máquina para curtir devagar, aproveitando o charme que os anos lhe deram. A solução é modificar. O Karmann Ghia de primeira geração é um carro relativamente raro no Brasil, com apenas 23.393 cupês fabricados (e 177 conversíveis), e por isso a