Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Renault lança conceito RS 01 em versão policial
Parece que a frota dos sonhos da polícia de Dubai está influenciando até mesmo os fabricantes de esportivos. Claro, a Lamborghini já faz isso há alguns anos com seus modelos dedicados aos Carabinieri, mas agora a Renault também entrou na onda com o Renault Sport R.S. 01.
O esportivo, que é um carro de pista equipado com o motor V6 biturbo do Nissan GT-R, foi transformado em um “police interceptor” para o mais novo clipe promocional da divisão esportiva da Renault. O velhinho ao volante do carro, que parece saído dos quadrinhos de Asterix é ninguém menos que Jean Ragnotti, piloto da fábrica na época do Grupo B. Sim, ele foi o cara que venceu o Rali de Monte Carlo de 1981 e as edições de 1982 e 1985 do Tour de Corse com o Renault 5 Turbo e Maxi Turbo.
Apesar do R.S. 01 ser um belo interceptador de hooners, infelizmente o modelo não será fabricado para a Gendarmerie como seus antecessores.
Adolescentes estão fazendo drinks com metanol nos EUA
A adolescência sempre é um período turbulento das nossas vidas simplesmente por ser uma fase de transição. Ainda não nos conhecemos bem, não temos confiança suficiente para auto-afirmação, nem vivência suficiente da realidade. Por isso é comum sermos mais inconsequentes nessa fase da vida e fazermos muitas besteiras. Mas uns garotos americanos simplesmente perderam totalmente a noção do perigo.
Em vez de misturar apenas bebidas alcóolicas com refrigerante, eles decidiram apelar para algo mais forte. Não estamos falando de cachaça, nem absinto ou álcool de cozinha: os debilóides acharam que seria uma boa ideia usar metanol misturado com Moutain Dew (um refrigerante cítrico bastante popular por lá, e vendido apenas em SP, RJ e Porto Alegre no Brasil). A consequências obviamente estão sendo catastróficas: dois adolescentes de 16 anos morreram e ao menos outros quatro tiveram uma grave intoxicação por beber a mistura.
Batizada como “dewshine”, a mistura não é novidade: ela surgiu na época da Lei Seca americana, quando os produtores de bebidas alcóolicas ilegais (moonshiners) misturavam sua produção com refrigerantes para torná-las mais palatáveis. A ideia de misturar metanol, obviamente, vem do livre acesso ao combustível combinada à inconsequência típica da adolescência.
Caso você não saiba, o consumo de metanol tem como consequências mais brandas a perda da visão e coma alcoólico, e caso não seja tratada com urgência, a pessoa pode acabar morrendo. O etanol vendido nos postos brasileiros é menos perigoso, mas ainda assim tem potencial para causar coma alcóolico e, claro, a morte.
Nissan Sentra pode ganhar versão hatch
O Nissan Sentra pode ganhar uma versão hatch para concorrer com o recém-apresentado Chevrolet Cruze hatch — ao menos nos EUA. A informação é do vice-presidente de planejamento de produtos da Nissan na América do Norte, Michael Bunce.
O executivo confirmou ao site Wards Auto que a Nissan está considerando a produção de uma versão hatch do Sentra para o mercado americano, além de uma maior variedade de motores. A marca já ofereceu uma versão hatch do Sentra no passado, mas acabou tirando o modelo de linha pela baixa demanda. Contudo, os hatchbacks voltaram a ser desejados pelos americanos, e por isso a Nissan irá observar o desempenho do Chevrolet Cruze hatch por lá para decidir se vai ou não produzir um concorrente para o GM.
Audi está preparando versão RS para o Q5
A linha RS da Audi está prestes a ganhar mais um integrante: o Q5. A versão mais radical do SUV já está sendo desenvolvido pela Quattro ao lado da nova geração do RS4.
Os dois modelos não estão sendo desenvolvidos juntamente por acaso: ambos vão usar o mesmo V6 biturbo de três litros com potência superior a 450 cv. O motor irá substituir o atual V8 4.2 aspirado, e também será adotado pela segunda geração do RS5.
A Audi acredita que o Q5 RS terá o mesmo apelo comercial que o RS Q3. Veja o que o presidente da Audi, Rupert Stadler, disse aos britânicos da Autocar: “Identificamos uma crescente demanda por SUVs de alto desempenho em todos os nossos principais mercados. Quando lançamos o RS Q3, esperávamos que ele se saísse bem, mas as vendas superaram nossas expectativas. Acho que podemos repetir isso com um modelo maior e mais potente”.
O modelo será produzido na nova fábrica da Audi no México, e será lançado no final de 2017.