o ser humano sente uma fascinaçao especial pela nostalgia — aquele sentimento meio bom meio ruim que a gente tem quando ve ouve uma musica sente um cheiro ou ve alguma cena que nos traz lembranças de um tempo que nao volta mais a galera que curte carros adora uma boa nostalgia nos ja percebemos e o video que trazemos hoje e uma explosao nostalgica especialmente para quem viveu os anos 90 e um video curto de apenas um minuto e meio sem grandes aspiraçoes ou uma produçao carissima e bem simples dois classicos absolutos entre os esportivos japoneses — um honda nsx e um mazda rx 7 fd — dao um passeio pelas rodovias japonesas a ediçao simples porem eficiente da ao video toda a atmosfera noventista que alguem poderia querer temos certeza de que sera um prato cheio para os admiradores do jdm para qualquer entusiasta na verdade [youtube id= tg7hu02c4rc width= 620 height= 350 ] esta pequena obra de arte brilhante em sua simplicidade se chama hakone run e foi produzido por um canal do youtube chamado classicsracer & co pelo nome do video e pelo cenario nao fica dificil deduzir que tudo se passa na emblematica hakone turnpike uma das mais famosas touges as estradas sinuosas nas montanhas do japao voce deve lembrar dela — ja postamos videos gravados la mais de uma vez aqui no flatout lembra do motorhead hillclimb [youtube id= oru58py1s_g width= 620 height= 350 ] e claro que a gente gosta de ver esportivos acelerando ate o limite fazendo curvas com perfeiçao dando derrapagens controladas e essas coisas todas mas a intençao dos caras com hakone run foi evocar outra sensaçao aquela de curtir seu carro no mundo real sem pressa sem urgencia e sem pretensoes com a sua musica favorita saindo pelos alto falantes na verdade talvez ate aliviando o pe direito de vez em quando para nao chegar tao cedo assim ao seu destino se e que voce precisa de um destino toda vez que pega o carro para dar uma volta o filtro colocado no video com imagem levemente granulada cores apagadas e ate os pulos e ciscos na imagem tipicos da era vhs completa a atmosfera bem como a musica eletronica que parece ter vindo direto de top gear o game nao o programa com sintetizadores e batida retro o estilo que pode ser chamado de outrun electro tem ficado bastante popular nos ultimos anos — em parte graças a onda retro nos filmes e games que querem trazer de volta a atmosfera dos anos 80 e 90 como os longas drive e planet terror/death proof e os jogos drift stage e horizon chase o protagonistas do video tambem fazem sua parte o nsx nao e considerado apenas o maior honda de todos os tempos mas um dos carros japoneses mais incriveis de todos e nao e por pouca gente lançado em 1990 e vendido ate 2005 sem grandes alteraçoes ele trazia um visual bem acertado um grande conjunto mecanico — um v6 de tres litros e 280 cv que teve o deslocamento ampliado para 3 2 litros em 1997 — e dinamica de primeira o mazda rx 7 tambem e um verdadeiro icone o exemplar que aparece no video faz parte da terceira e ultima geraçao do modelo e foi o ultimo cupe de duas portas equipado com motor wankel com dois rotores apenas 1 3 litro de deslocamento e turbocompressor ele tambem entregava 280 cv — a 6 200 rpm com direito ao bonito ronco caracteristico dos motores rotativos agora uma coisa a gente diz nostalgia pouca e bobagem alem disso talvez voce quisesse ver mais carros japoneses das antigas — bem e obvio que voce quer entao la vai vamos começar voltando um pouco mais no tempo — ate 1968 quando a nissan apresentou ao mundo seu primeiro gt r conhecido comno hakosuka e equipado com um seis em linha de dois litros 160 cv a 7 000 rpm e 17 7 mkgf de torque a 5 600 rpm nao parece muito hoje mas era o bastante para chegar aos 195 km/h [youtube id= iy1wuhjgtok width= 620 height= 350 ] o video acima inheritance foi feito pelos mesmos caras responsaveis por hakune run e conta a historia de um senhor dedicado a colecionar e cuidar dos classicos da nissan — em especial o hakosuka vale a pena e ja que e pra falar de nostalgia com carros japoneses e impossivel nao lembrar de initial d e do toyota ae86 versao de traçao traseira do corolla de quinta geraçao lançado em 1983 isto porque esta foi a primeira geraçao do corolla a adotar a traçao dianteira mas o ae86 permaneceu como exceçao voltada a entusiastas que queriam um esportivo barato e estiloso [youtube id= eyo4mjoppla width= 620 height= 350 ] com versoes de dois e tres volumes o ar86 era equipado com um quatro cilindros de 1 6 litro exatamente como boa parte dos carros compactos que rodam por ai no entanto com comando duplo no cabeçote ele entregava 130 cv que iam ate as rodas traseiras atraves de uma caixa manual de cinco marchas [youtube id= tofqusupxxk width= 620 height= 350 ] acho que nem precisamos dizer que este tipo carro tem um significado muito especial para muitos leitores e ate arriscamos dizer que para alguns de voces eles sao mais desejaveis que muitos supercarros de centenas de milhares de dolares pois mesmo vindos do outro lado do mundo eles podem ser considerados mais acessiveis e podem ser muito muito divertidos [youtube id= mgygsqgz3gm width= 620 height= 350 ] keiichi tsuchiya o dorifuto king que o diga dica do leitor andre parra pollido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.