e motivo de melancolia para aqueles que se deslocam por nossas grandes cidades ou que viajam pelas longas estradas deste pais verem motoristas pela faixa da esquerda seguidos por uma serie de cinco seis ou oito carros estes motoristas nao sendo capazes de trafegar vagarosamente pela espaçada e pouco frequentada faixa da direita veem se forçados a seguir pela esquerda submissos ao ritmo de viagem de terceiros em um desafio constante para equilibrar sua velocidade e a distancia para o carro a frente e este mesmo diante do sentimento misto de angustia e ansiedade tende a agir agressivamente com qualquer outro que tente acessar a faixa por ele escolhida tal panorama ora subverte a ordem do transito e a finalidade da determinaçao do sentido de circulaçao o qual destina a faixa da esquerda aos carros em maior velocidade e/ou ultrapassagens enfileirados e mais numerosos que os veiculos lentos a direita nao ha modo de circular em velocidade compativel com o trajeto o projeto viario e — por que nao — a epoca em que vivemos penso que todas as autoridades de transito estao de acordo que este numero prodigioso de motoristas — em carros motos picapes ou caminhoes e frequentemente em suv — na atual e deploravel situaçao desta malha viaria e uma lastima suplementar portanto quem quer que possa encontrar um metodo justo barato e facil para solucionar tal molestia motorizada devera nao so merecer a aprovaçao do publico como ver ser lhe erguida uma estatua como salvador do transito no que me diz respeito tendo dedicado meus pensamentos a este importante assunto durante muitos anos e tendo ponderadamente pesado as varias propostas de autores de outros projetos achei os sempre grosseiramente errados na analise de causas e soluçoes um motorista que acaba de ser habilitado passara um ano solar limitado em sua possibilidade de cometer erros de aprendizagem uma vez que nao e de fato habilitado mas permitido conforme a nomenclatura vigente do processo de habilitaçao apos este ano solar quando estiver definitivamente habilitado este motorista tera sua habilidade chancelada pelo estado que lhe concedera o direito de usufruir irrestritamente do sistema viario de acordo com a lei este motorista de pouca destreza depois de um ano invariavelmente se tornara mais um naquela serie enfileirada da faixa da esquerda a propria existencia desta serie enfileirada da faixa da esquerda e a materialidade de que as propostas anteriores estao equivocadas relativamente a habilitaçao e aos projetos ha ainda grande vantagem em minha modesta proposta alem do baixo custo e facilidade de implementaçao por considerar os fatores socio culturais ela tambem se baseia na auto organizaçao dos motoristas por seu perfil de conduçao o que facilita a adaptaçao da populaçao as modificaçoes veja diante das condiçoes encontradas nas rodovias brasileiras de norte a sul de leste a oeste em seu vasto territorio de 8 516 000 km² proponho que o governo inverta a mao de circulaçao do transito brasileiro pois considerando que a legislaçao deve atender os anseios os habitos e costumes da populaçao sendo um reflexo da cultura de seu povo devemos adequar a legislaçao de transito aos habitos dos motoristas brasileiros em qualquer rodovia observada notar se a uma velocidade moderada praticada pelos transeuntes da esquerda de forma truncada; na direita notam se veiculos em velocidade constante com fluxo livre e maiores distancias entre si o que beneficia a segurança viaria sendo comum e recorrente a situaçao observada da serie de carros enfileirados na esquerda e notorio que os motoristas brasileiros tem preferencia pela circulaçao a esquerda desta forma propoe se que a faixa da esquerda seja destinada a circulaçao e a faixa da direita as ultrapassagens alem de tal alteraçao estar de acordo com a pratica comum dos motoristas ela tambem seria auxiliada pela segmentaçao do perfil de conduçao como ja mencionei acima preferindo circular em comboio controlando constantemente a velocidade e o espaço estes motoristas da esquerda nao teriam impetos de saltar para a faixa ao lado mais liberada permanecendo como ja dirigem atualmente em serie enfileirada por outro lado os motoristas com perfil diverso que nao dirigem em comboio e preferem uma pista mais liberada e distancias maiores estes ja circulam naturalmente pela direita desviando apenas de caminhoes e outros veiculos lentos que eventualmente aparecerem pela frente neste caso a ultrapassagem seria feita pela esquerda porem encaixando se entre o comboio da esquerda por um curto isso porque os caminhoes continuariam a trafegar pela direita afinal esta e a razao para que os motoristas prefiram seu comboio a esquerda e fundamental para a excelencia da modesta proposta que caminhoes e comboios da esquerda sejam segregados o que se adequa ao conceito de respeitar a cultura dos motoristas caminhoes tem preferencia pela direita e sensato portanto que os mantenhamos nesta metade da pista a questao financeira tambem se impoe neste caso velhos caminhoes nao precisariam ser trocados por novos caminhoes com o volante no lado contrario permitindo que caminhoes com relevo historico sejam mantidos em circulaçao — a mente me vem a familia alligatoridae sueca minha modesta proposta tem outra vantagem alem da adequaçao do transito ao perfil psicologico dos motoristas adotando a mao de circulaçao invertida poderiamos ate mesmo reduzir o custo dos carros como hoje a industria segmenta seus produtos para paises desenvolvidos e paises em desenvolvimento como brasil russia india china e africa do sul a inversao da mao de circulaçao faria com que o brasil pudesse receber os projetos originais da tailandia da india e da africa do sul sem a necessaria inversao do painel/volante/servo e nao apenas isso os modelos produzidos no japao e no reino unido poderiam ser vendidos por aqui sem adaptaçoes tambem e haveria ainda um importante papel geopolitico que reforçaria o papel do brasil como lider da america do sul poderiamos exportar carros para a esquecida guiana antiga colonia britanica que manteve a mao direita em seu sistema de transito como supra mencionado o custo de implementaçao de tal modesta proposta seria igualmente modesto sem a necessidade de inversao de sinalizaçao bastando apenas atualizar textos legais — o que ja e realizado naturalmente pela formalidade ritual das proposiçoes legislativas minha modesta proposta ainda tinha originalmente um sistema de bonificaçao para controladores de velocidade novamente baseado no principio de que a legislaçao deve ser um reflexo da cultura e dos anseios da populaçao com a notoria realidade de motoristas que praticam velocidades significativamente inferiores as impostas pelos controladores de velocidade eles poderiam ser bonificados com a diferença entre a velocidade aferida e a velocidade limite desta forma teriam creditos para passar mais rapidamente nos controladores vindouros mas vos recordo de que a modesta proposta precisa ser financeiramente viavel — a modestia afinal nao esta apenas na falta de pretensao da proposta
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