uma unica foto foi o que bastou para me inspirar a escrever este post um detalhe que eu nunca havia notado no primeiro chevrolet corvette fabricado entre 1953 e 1955 a placa traseira abrigada sob uma cobertura transparente este carro em especial e o ultimo corvette 1953 fabricado o carro #300 que sera leiloado pela mecum auctions em janeiro do ano que vem ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] as linhas do designer harley earl eram nitidamente inspiradas pelos esportivos europeus que os soldados norte americanos trouxeram na bagagem depois da segunda guerra mundial quase como premios por sua atuaçao vitoriosa no front a ideia da general motors de certa forma era oferecer uma alternativa domestica a estes carros usando componentes baratos disponiveis nas prateleiras da fabrica o uso da fibra de vidro na carroceria ajudaria a reduzir peso mesmo com o chassi de metal e facilitaria a reproduçao de formas complexas em larga escala e acabou se tornando uma das marcas do corvette o primeiro corvette e um com exemplo da arte de fazer muito com pouco mesmo que o motor v8 seu maior trunfo na epoca so tenha aparecido anos mais tarde em 1955 quando a chevrolet promoveu nele sua primeira reestilizaçao e coincidentemente o detalhe a que me refiro deixou de ser utilizado justamente depois do facelift que trouxe farois redondos em posiçao mais vertical e uma nova traseira com a placa instalada de uma maneira mais tradicional descoberta e encaixada no para choque o corvette se tornou um carro melhor mais veloz e mais empolgante com o novo motor e o design renovado fez mais sucesso em 1962 nova mudança na traseira que adotou o formato de cunha que viria a ser replicado no primeiro sting ray de 1963 este outro elemento iconico que podera ser abordado em outra ocasiao so que a perda da placa protegida por uma cobertura transparente removeu um pouco da personalidade do carro sempre vou lembrar do corvette 1953 1955 por causa da placa estes elementos de estilo realmente diferenciados e pouco usuais tem valor imenso como detalhista me apego bastante a eles e o corvette c1 da primeira fase e so um exemplo nao me refiro a elementos que se tornaram marcas de determinadas fabricantes e familias de modelos como o hofmeister kink da bmw ou a coluna c robusta de todo golf fabricado desde 1974 ate hoje estes sao bacanas claro mas nao sao exatamente o tema deste post [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 244832 244833 ] ainda sobre placas e coberturas transparentes impossivel nao mencionar o citroen sm cupe de luxo a marca do duplo chevron lançou em 1970 obra do extremamente criativo robert opron o sm tinha uma silhueta familiar que lembrava uma gota quando visto de cima exatamente como o ds lançado 11 anos antes mas ele tinha uma proposta mais esportiva e exclusiva o que ficava claro pela opçao por um motor v6 no lugar do quatro cilindros em linha o citroen sm tem uma porçao de elementos distintos que o tornam inconfundivel mas meu favorito certamente e o conjunto dianteiro original que trazia tres farois de cada lado e no meio deles a placa o conjunto todo ficava atras de uma redoma de vidro o que dava a frente do sm um jeito de vitrine de joalheria como se a placa e os farois fossem preciosidades que precisavam ficar protegidas mas deveriam ser vistas isto acabava contribuindo para o ar de sofisticaçao do cupe e e por esta razao que a localizaçao do citroen sm para o mercado norte americano foi especialmente infeliz as vendas começaram em 1972 quando o conjunto de seis farois do sm era ilegal nos eua que exigiam farois redondos do tipo sealed beam com um diametro especifico que nao era cumprido pelo desenho original eles tambem nao podiam ficar atras da lente de vidro apenas a placa permaneceu igual ao que se via na europa mas o efeito estetico nao era o mesmo o proprio sm alias tinha outro exemplo otimo o respiro no capo que trazia o emblema do duplo chevron em sua tela a questao e que estes dois elementos de design em especial mostram que as vezes e necessario ser desnecessario a chevrolet poderia ter colocado uma placa normal no primeiro corvette sem prejuizo a sua estetica geral e a citroen poderia ter criado uma dianteira mais convencional e simples que permitiria ao sm ser vendido nos eua e em qualquer outro pais sem modificaçoes o ponto e que as fabricantes optaram por complicar as coisas em beneficio do estilo e isto merece ser exaltado um exemplo mais acessivel e familiar aos brasileiros que tambem cumpre os criterios estabelecidos de forma implicita acima ou seja exclusividade falta de necessidade e pouco reconhecimento sao os retrovisores do chevrolet vectra b o seda da chevrolet lançado em fevereiro de 1996 e saudado ate hoje por seus fas como um dos melhores produtos da gm no brasil nao apenas pelo bom acabamento e pela mecanica consagrada mas tambem pelo design os mais fervorosos dizem ate que ele poderias ser relançado nos dias de hoje sem fazer feio e uma noçao meio exagerada mas de fato o vectra era um carro muito bonito seu perfil aerodinamico envelheceu bem de fato mas um detalhe que nem sempre e notado sao seus retrovisores na primeira vez que vi um vectra b eu nao tinha nem dez anos de idade mas me recordo perfeitamente de reparar nos retrovisores que nasciam do capo e pareciam fundir se sem emendas a carroceria [caption id= attachment_244842 align= aligncenter width= 2000 ] v [/caption] este detalhe nao apareceu em nenhuma outra geraçao do vectra o que so reforça sua importancia para a identidade do carro ele podia ter retrovisores comuns bem destacados iguais aos de outros gm da epoca mas nao tinha eles eram unicos existem exemplos mais obvios e lembrados como os arcobotantes do mais recente ford gt que tem funçao aerodinamica e estetica ao emular colunas c evitando que o carro pareça incompleto e exemplos ainda mais obscuros que nao sao visiveis logo de cara como o emblema dos volvo modernos a setinha aponta para a trava do capo evitando que o motorista passe alguns segundos irritantes procurando por ela mas voce sabe qual e a beleza disto tudo voce pode concordar ou discordar de mim a percepçao de algo como belo ou mesmo como arte e subjetiva este post nao e uma lista e nem um guia e apenas uma reflexao sobre algo que eu acho importante e interessante no design automotivo os detalhes bonitos e bem pensados ainda que desnecessarios e faceis de passar despercebidos em carros que ja sao iconicos por varias outras razoes como aquela musica lado b meio esquecida naquele seu album classico favorito ou uma cena obscura em um filme cult um carro precisa de detalhes
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