foto aleixo photo em 1976 a fiat lançou no brasil o 147 em uma historia que contamos recentemente aqui no flatout foi o primeiro modelo da marca no brasil e o responsavel por uma serie de pioneirismos com seu motor transversal na dianteira suspensao independente e aproveitamento de espaço exemplar para seu tamanho o 147 plantou a semente dos carros populares e fez com que sua fabricante ficasse conhecida por carros pequenos — e vale lembrar teve o primeiro motor a alcool em um carro produzido em serie no mundo dito isto a fiat tambem teve modelos esportivos bem interessantes e cobiçados vendidos aqui — a maioria deles desenvolvidos localmente e deles que vamos falar agora homenageando quatro decadas de atuaçao da marca italiana no brasil fiat 147 rallye foto messias ferreira o primeiro deles e justamente uma versao esportiva do 147 quando ele foi apresentado em 1976 so havia um motor de 1 050 cm³ e 55 cv — no limite do suficiente para um carro pequeno com cinco lugares e problemas de durabilidade nos primeiros carros foi questao de tempo ate que os defeitos fossem sanados e o brasileiro passasse a aceita lo e certamente que o lançamento da versao esportiva rallye em 1979 deu sua contribuiçao para isto [youtube id= z6ktkm4kp9i width= 620 height= 350 ] com um aumento noo curso dos pistoes de 57 8 para 71 5 mm o motor 1 050 passou a deslocar de 1 3 litro e entregar 72 cv assim o 147 rallye era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 16 segundos com maxima de 145 km/h ok nao era um carro potente mas o folego extra fez bem ao carrinho e evidenciou o bom comportamento dinamico proporcionado pela suspensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas tambem agradava no visual com faixas decorativas nas laterais spoiler do tipo lip na dianteira rodas de aço de desenho diferenciado e farois auxiliares por dentro tinha revestimentos diferenciados volante exclusivo e painel com conta giros voltimetro e manometro de oleo em 1980 o fiat 147 foi reestilizado com a frente inclinada conhecida como europa e o modelo rallye acompanhou a mudança pode nao ser um hot hatch com as mesmas credenciais dos modelos europeus da epoca mas isto nao significa que ele nao tenha importancia historica — afinal ele foi o primeiro esportivo da fiat fiat uno turbo em 1992 a fiat apresentou o fiat apresentou o uno turbo i e o nome orgulhoso da versao denotava a adoçao de um turbocompressor garrett t2 operando a 0 8 bar medida mais do que suficiente para sobrealimentar o motor de 1 372 cm³ e oito valvulas — da mesma familia do sevel projetado por aurelio lampredi — e desenvolver 118 cv e 17 5 mkgf de torque pode nao parecer muito hoje mas na epoca era um salto e tanto — ainda mais colocados em perspectiva eram mais de 86 cv por litro [youtube id= yio_od5glhc width= 620 height= 350 ] o hatch turbinado ia de 0 a 100 km/h em 9 2 segundos com velocidade maxima de 195 km/h o turbo se fazia perceber em termos de potencia aos 3 000 rpm quando o motor alcançava a potencia maxima o pico de torque vinha aos 3 500 rpm quase repentinamente acentuando o comportamento arisco do carro e o uno turbo era tao elaborado quanto o esportivo da matriz com o qual compartilhava o motor — que alem do turbo recebia tambem um intercooler e para adequar a temperatura ao regime de funcionamento mais intenso um radiador de oleo o carro passou a receber discos de freio ventilados na frente com 257 mm de diametro emprestados do tempra dele tambem vinham os cubos das rodas de 14 polegadas calçadas com pneus 185/60 por causa dos pneus mais largos e do motor maior o estepe de tamanho integral nao cabia mais no cofre e foi transferido para o porta malas — melhorando sem querer a distribuiçao de peso a suspensao foi recalibrada recebendo novos feixes de molas na traseira e molas helicoidais mais firmes na dianteira bem como amortecedores com mais carga a altura em relaçao ao solo era 10 mm menor a traseira tambem recebia uma barra estabilizadora e outra ficava entre as torres de suspensao na dianteira todas estas medidas melhoravam ainda mais o comportamento dinamico do uno turbo fiat tipo sedicivalvole o fiat tipo sedicivalvole foi um dos poucos esportivos da fiat a nao serem desenvolvidos e fabricados no brasil vinha da italia e tinha um motor 2 0 16v herdado do seda medio lancia thema com comando duplo no cabeçote e 148 cv para efeito de comparaçao o motor duratec do ford focus da geraçao passada — tambem um 2 0 16v — rende 147 cv o sedicivalvole ia de 0 a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de cerca de 210 km/h em dezembro daquele ano o brasileiro tambem passou a poder comprar a versao nacional do fiat tipo sedicivalvole mesmo com 137 cv — onze a menos do que o modelo italiano — seu motor 2 0 16v de funcionamento suave fazia dele um dos carros mais rapidos do brasil na epoca com velocidade maxima de 204 km/h sua vocaçao esportiva ficava clara pelos frisos vermelhos nos para choques e saias laterais rodas de 15 polegadas e bancos envolventes com forraçao diferenciada os recaro eram opcionais e sao bem raros de se achar hoje em dia apesar do bom desempenho o tipo sedicivalvole sofreu com a onda de incendios que literalmente queimou a reputaçao do hatch da fiat ao afetar todos os exemplares importados quando começou a produçao nacional em 1995 — o que tirou o sedicivalvole de linha — o fiat tipo ja era um mico no mercado e saiu de linha sem maiores cerimonias em 1997 fiat coupe feito sobre a plataforma do tipo o fiat coupe e mais um dos cupes europeus de traçao dianteira que vieram para o brasil na decada de 1990 como o chevrolet calibra o mitsubishi eclipse o chevrolet tigra e o mazda mx 3 ele foi importado entre 1995 e 1996 e vendeu cerca de 1 500 unidades todas equipadas com um motor de dois litros com comando duplo no cabeçote e 137 cv — muito parecido com aquele que equipava o tipo sedicivalvole diga se [youtube id= eqfejw8q bi width= 620 height= 350 ] la fora havia versoes mais empolgantes como o 2 0 16v turbo de 190 cv e um cinco cilindros fivetech de dois litros com cabeçote de 20 valvulas turbo e 220 cv apesar de ser a versao mais mansa o coupe vendido no brasil ainda era um carro impressionante com interior projetado pela pininfarina o que leva muitos donos a decorarem seus carros com adesivos da ferrari e carroceria assinada por chris bangle — de desenho marcante com dois cortes inclinados em cada lateral na altura dos para lamas e proporçoes futuristas alem disso nao da para reclamar muito de um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 206 km/h vendido no brasil ha vinte anos era um dos mais rapidos que se podia ter fiat marea turbo quem viu o fiat 147 rallye nas concessionarias certamente nao imaginava que duas decadas depois a fiat entraria para a historia com um seda esportivo em 1999 o seda marea ganhou a versao turbo equipada com o lendario fivetech 2 0 20v turbinado e calibrado para render 182 cv ele ja foi com isto o carro mais potente do brasil por alguns anos e um dos mais velozes tambem — 0 100 km/h em menos de oito segundos maxima de 223 km/h e o ronco daquele motor era realmente apaixonante olha so [youtube id= 2nzqm0yts_g width= 620 height= 350 ] um classico o fiat marea turbo foi vendido ate 2007 morrendo junto com as outras versoes — e para um modelo de nicho ate que vendeu bem com mais de 1 600 sedas e mais de 1 000 peruas emplacadas dito isto sofreu tanto quanto os outros marea por causa do motor fivetech que era avançado demais para o mercado brasileiro na epoca poucos dispunham de tempo dinheiro ou disposiçao para manter um marea como se deveria e como consequencia muitos exemplares muitos mesmo e nao so do marea turbo acabaram tendo sua vida util abreviada e acabaram puxando os preços para baixo assim nao ficou dificil ver bons exemplares do marea turbo caindo nas maos de quem nao tinha condiçoes de cuidar e por isso e muito raro achar um carro original em bom estado hoje em dia fiat punto linea e bravo t jet a fiat sempre foi adepta de tecnologias inovadoras no mercado — vide sua aposta nos modelos turbinados em la na decada de 1990 muito antes de se falar em downsizing e entre as fabricantes brasileiras foi a unica a seguir apostando nos turbos desde entao — uma prova disso e o fiat punto t jet que foi lançado em 2009 olha so apenas dois anos depois do fim do marea turbo e vinha com um motor 1 4 16v turbo importado da italia capaz de entregar 152 cv a 5 500 rpm e 21 1 mkgf de torque a baixas 2 250 rpm com cambio manual de cinco marchas o hot hatch era capaz de chegar aos 100 km/h em 8 4 segundos com maxima de 203 km/h era um conjunto e tanto do qual nos despedimos neste ano com o fim das versoes t jet e sporting do punto acontece que o motor tambem foi usado em outros carros — o irmao maior bravo tambem veio na versao t jet com o mesmissimo conjunto mecanico no lançamento em 2010 sendo um carro maior e mais de 100 kg mais pesado o bravo t jet surpreendeu por seu bom comportamento dinamico e desenvoltura alem de ser mais refinado e melhor acabado que o punto infelizmente o bravo jamais vendeu bem no brasil — quem dira em uma versao esportiva com motor turbo agora se voce quiser ser discreto o linea t jet certamente e seu membro favorito da familia o seda turbo baseado no punto so teve o motor 1 4 turbo no brasil e se dava bem com ele — tinha a mesma desenvoltura do punto em um pacote mais maduro e de tres volumes veio como versao de topo com apelo luxuoso e nao esportiva mas nao decepcionava na hora de acelerar alem do bom acerto de suspensao chegava aos 100 km/h em 8 5 segundos com maxima de 203 km/h saiu de linha em 2012 enquanto o resto da familia deixou de ser produzido no mes passado
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