FlatOut!
Image default
Car Culture Top

Uma retrospectiva dos esportivos da Fiat em seus 40 anos de Brasil – Parte 1

Foto: Aleixo Photo Em 1976 a Fiat lançou no Brasil o 147, em uma história que contamos recentemente aqui no FlatOut. Foi o primeiro modelo da marca no Brasil, e o responsável por uma série de pioneirismos. Com seu motor transversal na dianteira, suspensão independente e aproveitamento de espaço exemplar para seu tamanho, o 147 plantou a semente dos carros populares e fez com que sua fabricante ficasse conhecida por carros pequenos — e, vale lembrar, teve o primeiro motor a álcool em um carro produzido em série no mundo. Dito isto, a Fiat também teve modelos esportivos bem interessantes e cobiçados vendidos aqui — a maioria deles, desenvolvidos localmente. É deles que vamos falar agora, homenageando quatro décadas de atuação da marca italiana no Brasil!   Fiat 147 Rallye Foto: Messias Ferreira O primeiro deles é justamente uma versão esportiva do 147. Quando ele foi apresentado, em 1976, só havia um motor de 1.050 cm³ e 55 cv — no limite do suficiente para um car