no ano de 2016 marcam se 40 anos de atuaçao da fiat no brasil seu primeiro modelo foi o 147 que ajudou a fomentar a reputaçao dos italianos em fazer bons carros pequenos e so a fabricante jamais conseguiu emplacar um modelo medio no brasil dito isto para seus fas e entusiastas a fiat mandou muito bem na hora de lançar esportivos aqui no brasil alguns deles se tornaram icones enquanto outros viraram ilustres desconhecidos no entanto todos eles merecem espaço na nossa retrospectiva oggi css a versao comfort super sport css do oggi foi a unica serie criada para fins de homologaçao no brasil o campeonato era o brasileiro de marcas e pilotos que a fiat recem conquistara no ano de lançamento do pequeno seda vendo uma oportunidade de divulgar o modelo na categoria a marca construiu 300 unidades para homologar o motor 1 4 1415 cm³ mais precisamente que era elevado para 1490 cm³ nas versoes de pista a configuraçao era digna de um italianinho invocado cabeçote com fluxo otimizado carburador maior deslocamento ampliado homocineticas reforçadas cambio de relaçoes encurtadas barra estabilizadora mais grossa e bandejas traseiras maiores que deram ao oggi aquele visual bacanudo da cambagem negativa com as modificaçoes o conjunto ganhou 19 cv totalizando 78 cv — folego suficiente para competir com os rivais de 1 6 litro o oggi css era capaz de chegar aos 100 km/h em 15 segundos com maxima de 155 km/h [youtube id= rcwoi34zx8o width= 620 height= 350 ] para completar o pacote a fiat dedicou algum tempo ao visual do carro equipando o com novos retrovisores rodas de liga leve exclusivas cintos de segurança vermelhos pintura preta com grafismos em vermelho e um volante esportivo igual ao do lancia stratos uma preparaçao cuidadosa que jamais seria vista novamente no pais alfa romeo 2300ti foto arcmg com br em 1974 nascia o primeiro alfa romeo a usar o nome da marca no brasil o 2300 o seda era o substituto do fnm fnm 2000/2150 que havia sido referencia em luxo e desempenho na decada anterior mas ele ja estava bem defasado quando o alfa 2300 foi lançado — e a fnm que produzia caminhoes licenciados pela alfa desde 1951 e carros desde 1960 decidiu corrigir a situaçao criando um novo projeto localmente porem buscando inspiraçao nos modelos europeus dois anos depois em 1976 foi lançado o alfa 2300ti — versao mais adorada do modelo de apelo ainda mais esportivo — deixado claro pelo emblema do quadrifoglio nas colunas traseiras — com dois carburadores e 149 cv brutos o carro agora ia de 0 a 100 km/h em 10 8 segundos e chegava aos 175 km/h a nova versao trouxe um interior modernizado com painel redesenhado e revestido em mogno de verdade quadro de instrumentos atualizado e volante de plastico o motor de carburaçao simples continuava no 2300 b modelo basico [youtube id= limr_p8nry4 width= 620 height= 350 ] mas se o alfa romeo 2300ti era fabricado pela fnm por que ele esta nesta lista simples porque em 1978 a alfa romeo foi comprada pela fiat com isto ocorreu a transferencia da produçao para a fabrica da marca em betim mg a mudança garantiu melhor infraestrutura de produçao e carros com qualidade de construçao mais alta infelizmente porem era o começo do fim para o 2300 com o peso da idade ele ja nao era tao competitivo frente aos carros de luxo de outras marcas como a ford e ainda ficava cada vez mais caro a fiat ate tentou disfarçar com uma nova grade lanternas maiores e para choques envolventes em 1985 mas ja era tarde o 2300 sairia de linha no ano seguinte dando tambem um fim a atuaçao da marca no brasil — nao sem deixar saudades em milhares de admiradores brasil afora os carros da alfa romeo so voltariam em 1990 com a reabertura do mercado e a importaçao do 164 uno r foto thiago uno r o fiat uno foi lançado no brasil em 1984 e no ano seguinte recebia sua primeira versao quase esportiva que poucos conhecem a sx com motor 1 3 de carburador duplo e 70 cv seu desempenho nao era dos mais empolgantes mas o visual ja dava uma previa do que viria a seguir arcos pretos nos para lamas farois auxiliares nos para choques e spoiler traseiro adiantavam o que veriamos nos famosos r — 1 5 r 1 6 re 1 6 r mpi o primeiro lançado em 1987 usava um motor 1 5 de origem argentina o chamado sevel e projeto mais sofisticado era alimentado por carburador de corpo duplo e tinha comando de valvulas mais esperto e taxa de compressao mais alta o resultado eram 86 cv de potencia e 12 9 mkgf de torque visualmente ele era caracterizado pelas faixas laterais spoiler traseiro farois de neblina e a iconica tampa traseira na cor preto fosco em 1990 o 1 5 r se tornou 1 6 r se o visual era praticamente o mesmo o motor agora rendia 88 cv e 13 7 mkgf de torque tres anos depois o esportivo recebia injeçao eletronica multiponto e o sobrenome mpi com o novo sistema de alimentaçao o motor produzia 92 cv e o 1 6 mpi recebeu elogios da imprensa especializada por sua agilidadade e estabilidade — esta ultima graças a geometria de suspensao retrabalhada melhor que ele so o uno turbo — sobre o qual falamos na primeira parte desta lista tempra turbo quando falamos da primazia da fiat com os motores turbinados no brasil precisamos lembrar de dois carros o uno turbo i e ja citado e o tempra turbo ambos chegaram ao mercado brasileiro praticamente juntos e logo se tornaram referencia e se o uno ja empolgava com seu motor 1 4 imagine o que o tempra nao fazia com um motor 2 0 de 165 cv o tempra foi o primeiro modelo medio da fiat no brasil lançado em 1991 como ja dissemos a fiat briga ate hoje para conseguir fazer sucesso com um carro maior por aqui entao nao precisamos dizer que o brasileiro demorou a se acostumar com o tempra apesar da carroceria moderna ele tinha um motor 2 0 carburado de apenas 99 cv — pouco potente para o peso do carro e antiquado em uma epoca em que a injeçao eletronica ja começava a se popularizar [youtube id= f kzg3spoeg width= 620 height= 350 ] o tempra turbo veio em 1994 tres anos depois para tentar melhorar a imagem do seda deu certo com a força do motor turbo alimentado por injeçao eletronica — 165 cv a 5 250 rpm e 26 5 mkgf de torque a 3 000 rpm — ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 8 2 segundos e maxima de 213 km/h o tempra turbo tornou se rapidamente um dos esportivos mais desejados do brasil alias esta fama dura ate hoje ainda que sua produçao so tenha durado ate 1996 naquele ano a renovaçao da linha na fiat que priorizava modelos mais comportados acabou com a linha turbinada da fiat no entanto a fabricante continuou a oferecer um tempra turbinado o tempra stile que tinha quatro portas e uma proposta mais luxuosa que esportiva o motor era o mesmo 2 0 turbo mas o visual era identico ao das demais versoes ou seja um sleeper e tanto stilo abarth ao falar do motor fivetech e de sua bombastica mil perdoes passagem pelo mercado brasileiro a gente tende a lembrar apenas do fiat marea acontece que e facil esquecer que o cinco cilindros tambem equipou o fiat stilo hatch medio que a fiat vendeu por aqui entre 2002 e 2010 sua carreira de oito anos foi marcada por recalls por causa das rodas traseiras que se soltavam e por criticas ao visual que lembrava uma minivan mas houve ao menos uma versao bem interessante o fiat stilo abarth vendido entre 2003 e 2008 o motor usado no stilo nao era o 2 0 20v turbinado e sim a versao naturalmente aspirada de 2 4 litros era o bastante para render 167 cv e 22 8 mkgf ele tambem tinha um pacote de equipamentos invejavel para a epoca que incluia airbag duplo controle de traçao abs freios a disco nas quatro rodas direçao eletrica e o desejado teto solar sky window e ainda era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 8 4 segundos com velocidade maxima de 212 km/h tudo o que se poderia querer em um hot hatch na decada passada acontece que ele era um carro muito caro — quando novo custava nada menos que r$ 90 mil na epoca era grana o suficiente para comprar qualquer carro nacional e ainda sobrava um troquinho por isso o stilo abarth nunca vendeu bem em seis anos de produçao foram apenas 942 unidades vendidas e dificil ate de achar fotos 500 abarth eis que chegamos ao atual modelo esportivo da gama fiat o fiat 500 abarth chegou atrasado ao brasil — veio so em no fim de 2014 depois de uma espera de mais de cinco anos — mas nao decepcionou equipado com um 1 4 16v multiair turbinado de 167 cv e 23 mkgf de torque ele tem o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 6 9 segundos e a gente ate se deu bem nosso escorpiaozinho vem do mexico se tivessemos recebido a versao europeia o motor teria apenas 140 cv [youtube id= vpiuoo6dsus width= 620 height= 350 ] de qualquer forma aceleraçao em linha reta nao e seu unico forte alias e o que menos importa com carroceria compacta entre eixos curto rodas bem nas extremidades da carroceria e suspensao extremamente bem acertada e dificil achar hoje em dia um carro de traçao dianteira tao divertido no brasil e ele tambem tem um ronco delicioso direçao comunicativa na medida certa e um lag no turbo abaixo das 2 500 rpm que se prejudica o desempenho em baixa rotaçao te da uma bela patada quando a turbina enche sem falar no visual para la de descolado ainda que la fora o 500 tenha sido reestilizado recentemente ah e e pequeno o bastante para ser pratico em uso diario na cidade quer mais leia nossa avaliaçao
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