o volkswagen up foi concebido para ser um carro relativamente barato compacto e com plataforma e motor extremamente modernos na medida para o transito das grandes cidades acontece que todo entusiasta sabe bem pouco peso entre eixos curto e motor eficaz tambem sao os ingredientes de uma maquina de diversao os donos de up tsi dando trabalho por ai que o digam ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o nosso vw up tsi alias nao e tao distante assim do up gti vendido la fora o motor tres cilindros e virtualmente identico nos dois carros uma versao turbinada do volkswagen ea211 com intercooler comando duplo variavel injeçao direta de combustivel e diversos componentes redimensionados para suportar a sobrealimentaçao trazendo alteraçoes no cabeçote bloco pistoes bielas e perifericos nos fizemos alias um verdadeiro raio x deste motor na epoca de seu lançamento no brasil em 2015 e depois de andar no up tsi pela primeira vez cravamos nao iria demorar para que os fuçadores mergulhassem nele ainda que o ajuste de sua suspensao e a propria concepçao dimensional do veiculo nao sejam nada esportivos https //www youtube com/watch v=7jwribo4zjk e foi assim mesmo ao longo do tempo surgiram diversas opçoes no aftermarket de kits prontos feitos sob medida para o nosso up tsi a bts do batistinha por exemplo foi um dos primeiros a apresentar o seu kit com um novo turbocompressor remapeamento na ecu sistema de escape retrabalhado e uma serie de personalizaçoes de estilo depois de instalado o conjunto eleva a potencia do 1 0 turbo de 105 cv para 137 cv aferidos em dinamometro exatamente na faixa que previmos https //www youtube com/watch v=c7brcnp8 dq um exemplo mais extremo e o trabalho da bertoline motorsports de sao bernardo do campo/sp usando o turbocompressor do golf 1 4 tsi uma combinaçao cada vez mais utilizada acompanhado de uma reprogramaçao na ecu eles afirmam que extrairam mais de 200 cv e 32 8 kgfm de torque do tres cilindros https //www youtube com/watch v=ykmjwskhndo muito parecido com o motor do nosso tsi o ea211 do up gti entrega originalmente 115 cv a 5 000 rpm alem de 20 4 kgfm de torque a 2 000 rpm nosso 1 0 turbo por sua vez gera 105 cv as mesmas 5 000 rpm com 16 8 kgfm de torque entre 1 800 e 4 500 rpm pouca diferença e por isto mesmo e facil deduzir que o potencial de ambos os motores e parecido mas vale lembrar o gti utiliza um cambio manual de seis marchas cujo escalonamento explora melhor o ea211 o carro sobre o qual viemos falar hoje afinal e um exemplo pratico disto trata se do up gti da milltek um projeto que visa segundo a preparadora despertar o potencial adormecido do pocket rocket de fabrica ele e quase como uma interpretaçao moderna e high tech do primeiro golf gti la nos anos 1970 um carro extremamente compacto e que combina o racional ao emocional feito para transportar com competencia no dia a dia e aos fins de semana presentear seu dono com uma tocada divertida e organica em uma estradinha cheia de curvas sem exageros com o empurraozinho da milltek porem ele pode se transformar em algo um pouco mais ardido sem perder sua funcionalidade a milltek e uma companhia britanica cuja especialidade sao sistemas de escape esportivos no entanto aproveitando o pacote bem amarrado do up gti eles decidiram ir alem e oferecer um conjunto de modificaçoes feito sob medida para os ratos de track day algo viavel e pensado no equilibrio com mais potencia e aderencia bem balanceados a modificaçao no motor segundo a companhia consiste principalmente em um remapeamento da jbs outra empresa do reino unido que especializou se em remaps para os carros da volks para o up gti eles comercializam o kit stage 1 por enquanto que eleva a potencia do motor para 145 cv a 5 090 rpm com 25 6 mkgf de torque a 2 580 rpm fora isto o motor tambem recebe um novo coletor de admissao forge com filtro conico segundo a milltek e o bastante para ir de zero a 100 km/h em oito segundos com maxima de 182 km/h no caso do gti stock sao 8 8 segundos e 161 km/h respectivamente mas o principal do gti milltek esta no conjunto dinamico ainda que sejam modificaçoes pontuais o veiculo recebe coil overs ajustaveis kw v1 e um belo jogo de rodas oz racing rally cujo offset explora ao limite as caixas de roda do up gti calçando pneus nankang ns2 r de medidas 204/40 r17 em algumas fotos o carro esta com as rodas originais do up tsi tambem de 17 polegadas os freios permanecem os originais do up gti com 288 mm na frente ante os 255 mm dos tsi normais por dentro uma dupla de bancos concha cobra nagaro devidamente revestidos com tecido tartan e nada mais nao houve reduçao de peso o up gti da milltek pesa os mesmos 1 070 kg do original mas todo mundo aqui sabe arrancar fora um banco traseiro nao sabe os britanicos da car magazine e do top gear andaram nele ambas as publicaçoes elogiaram a reduçao drastica na rolagem da carroceria e a disposiçao para mudar de direçao nas curvas boa caracteristica para que o entre eixos curto 2 40 m menor que o do tsi brasileiro em 2 cm ja contribuia mas que foi acentuada com os novos pneus os ingleses tambem gostaram do ronco conferido pelo escape da milltek e do fato de o kit ser razoavelmente acessivel ao menos para os padroes locais £ 4 500 ou r$ 21 000 em conversao direta caso o dono queira levar todos os componentes e instalar por conta propria https //www youtube com/watch v=hgf9ehtu33g a boa noticia e que como dissemos la no inicio existem kits de preparaçao para o motor 1 0 tsi que sao ate mais fortes do que o da jbs e nada impede os entusiastas brasileiros de fazer algo parecido com um toque pessoal ou ate mais sofisticado porque potencial o nosso up turbinado tem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.