FlatOut!
Image default
Car Culture

Up GTi: uma pitada extra de potência e visual apimentado (com direito a bancos xadrez)

Em junho de 2016, correram pela imprensa automotiva boatos de que o Volkswagen Up poderia ganhar uma versão GTi, finalmente injetando um pouco de esportividade no já competente compacto. Foram os britânicos da Autocar os primeiros a cravar: o pocket rocket, previsto para 2018, usaria uma versão de 115 cv do motor 1.0 TSI de três cilindros, e seria capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de oito segundos. Agora, pouco menos de seis meses depois a Volkswagen emprestou o protótipo do pocket rocket para a imprensa britânica, que divulgou suas primeiras impressões e detalhes sobre o futuro Up GTi. Mas antes, vamos contextualizar um pouco as coisas. A gente já tem um Up com motor TSI há algum tempo – além da versão Speed Up, quase todas as outras (com exceção da Take, de entrada) podem receber o motor turbinado como opcional. O negócio do Up TSI é o downsizing – com menor cilindrada e sobrealimentação, o três-cilindros de 12 válvulas consegue, ao mesmo tempo, ser econômico e e