em junho de 2016 correram pela imprensa automotiva boatos de que o volkswagen up poderia ganhar uma versao gti finalmente injetando um pouco de esportividade no ja competente compacto foram os britanicos da autocar os primeiros a cravar o pocket rocket previsto para 2018 usaria uma versao de 115 cv do motor 1 0 tsi de tres cilindros e seria capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de oito segundos agora pouco menos de seis meses depois a volkswagen emprestou o prototipo do pocket rocket para a imprensa britanica que divulgou suas primeiras impressoes e detalhes sobre o futuro up gti mas antes vamos contextualizar um pouco as coisas a gente ja tem um up com motor tsi ha algum tempo alem da versao speed up quase todas as outras com exceçao da take de entrada podem receber o motor turbinado como opcional o negocio do up tsi e o downsizing com menor cilindrada e sobrealimentaçao o tres cilindros de 12 valvulas consegue ao mesmo tempo ser economico e entregar bom desempenho seu torque de 16 8 mkgf entre 1 500 rpm e 4 500 rpm o coloca em posiçao de dar trabalho ate mesmo para sedas medios com motores maiores como observamos em nossa avaliaçao com 105 cv a 5 000 rpm e 1 000 kg a relaçao peso/potencia e de cerca de 9 kg/cv o que tambem nao e nada mau por outro lado as pretensoes esportivas com o up tsi nao vao longe a proporçao entre as bitolas estreitas e o teto alto aumenta a transferencia lateral de peso comprometendo a estabilidade nas curvas; o ajuste dinamico do carro e bastante voltado ao subesterço; e seu sistema de controle de traçao e bastante conservador alem de nao poder ser desligado a nao ser que voce remova o fusivel dos freios abs nos andamos nele e voce pode entender melhor lendo a avaliaçao completa e assistindo ao nosso onboard abaixo [youtube id= 7jwribo4zjk width= 620 height= 350 ] ainda em meados de 2016 a volkswagen apresentou a primeira reestilizaçao do up com a leve mudança no visual o motor tsi passou a ser oferecido tambem na europa esta vendo para onde as coisas caminhavam agora na europa o up gti usara o motor turbo que ficou disponivel primeiro aqui no brasil calibrado para render 11 cv a mais 116 cv no total e a mesma potencia do motor 1 0 tsi que equipa o golf quando abastecido com gasolina 116 cv a 5 500 rpm com alcool sao 125 cv e 20 4 mkgf de torque ha grandes chances portanto de ser exatamente o mesmo motor ou pelo menos extremamente parecido isto ainda nao foi confirmado ja os dados de desempenho sao bem concretos 0 100 km/h em 8 8 segundos com velocidade maxima de 191 km/h aferidos pela autocar em seu teste com o prototipo equipado com cambio manual de seis marchas para se ter uma ideia o up tsi com seu motor de 105 cv vai ate os 100 km/h em 9 1 segundos abastecido com etanol e tem maxima de 184 km/h claro o up gti nao e feito so de motor e por isso voce nao deve ficar desanimado caso o folego extra seja pouco o prototipo foi bastante modificado usando componentes derivados do polo como a caixa de direçao e os freios com discos ventilados a suspensao tambem foi bastante modificada novos pratos nos amortecedores braços inferiores com novo formato e amortecedores mais firmes o carro e 15 mm mais baixo do que um up comum e a julgar pelas fotos tambem teve as bitolas alargadas para acomodar as rodas maiores de 16 polegadas aparentemente o carro foi testado na africa do sul onde a volkswagen esta avaliando a durabilidade e a resistencia do carro e por isso as impressoes da autocar sao limitadas eles dizem contudo que o carro esta mais firme e responsivo com uma direçao bem calibrada e que a suspensao e confortavel apesar do acerto mais duro tambem disseram que o carro ficou mais neutro ainda que continue voltado ao subesterço por outro lado os engenheiros da volks teriam dito que caso provocada a traseira pode dar suas escapadas o prototipo foi decorado com a parte central do para choque dianteira em preto brilhante e faixas nas laterais que remetem ao primeiro golf gti alias segundo os britanicos a vw esta encarando o up gti como uma especie de sucessor espiritual do golf gti mk1 por suas dimensoes e sua potencia o motor 1 6 do hatch lançado em 1976 entregava 109 cv o interior nao aparece nas fotos mas ele e digno de um gti costuras vermelhas no volante detalhes vermelhos no painel e bancos com tecido xadrez como e tradiçao gostamos mas vamos ser realistas a nosso ver o up gti esta mais para um trabalho de badging para uma versao com uma dose extra de pimenta do que para um esportivo puro sangue primeiro por conta das ja citadas limitaçoes de projeto mesmo com a suspensao mais baixa e as bitolas mais largas as proporçoes ainda estao la alem disso geralmente os gti tem motorizaçao exclusiva o que nao e o caso aqui o que e mais um indicio de badging trocando em miudos talvez o up gti seja na pratica uma versao mais dinamica do up tsi e nao um gti de fato que seria algo bem acima dos irmaos da familia up tal como o golf gti em relaçao aos outros golf parece noticia ruim nao e em um primeiro momento pensamos a mesma coisa mas e so encarar pelo outro lado outro lado considerando o emprego extensivo de peças de prateleira fica aparentemente facil para vw do brasil nos presentear com o up gti nos ja temos ate o motor nas ruas a pergunta e sera que a vw do brasil tem coragem de fazer o up gti no brasil
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.