como vimos na semana passada a crise do mercado automobilistico brasileiro que começou em 2014 e deixou resquicios ate hoje dez anos depois mudou drasticamente o mercado de carros usados especialmente nas faixas mais baixas de preço a queda no volume de vendas que começou a dar sinais em 2013 e chegou ao seu ponto mais baixo entre 2015 e 2016 esta refletindo no mercado dos usadinhos agora depois de quase dez anos um outro fator que mudou o mercado que acabei nao mencionando na materia original foi a introduçao dos carros com airbags e abs obrigatorios que encareceu os modelos de entrada e tambem tirou de linha projetos antigos porem mais acessiveis como resultado estes carros ainda estao circulando com mais de 10 anos na faixa de entrada dos usados como veremos mais adiante na pratica a segurança veio so para quem pode ou pode comprar um carro novo para quem depende dos usados especialmente na faixa de ate r$ 20 000 a maioria das opçoes nao tem airbags ou abs https //flatout com br/como os usados baratinhos mudaram em 10 anos o que comprar hoje/ por outro lado os carros de entrada sao mais economicos e menos poluentes que os carros baratos de outrora motores com injeçao multiponto e ja adequados as fases mais recentes do proconve sao a regra nao que isso faça diferença para quem compra mas no cenario geral e um pequeno avanço o maior problema mesmo como veremos e a falta de opçoes nessa faixa de carros baratos segundo as sugestoes dos leitores o que ha de mais interessante por ate r$ 17 500 os novos r$ 10 000 de 2014 no mercado de usados no brasil sao os seguintes carros fiat mille economy uma opçao obvia o uno e o sucessor do fusca de facto compartilha com o velho besouro um bom aproveitamento do espaço interno mecanica robusta e simples oferta abundante de exemplares e consequentemente de peças de reposiçao alem de ter a simpatia de grande parte do publico por essa grana e possivel pegar os modelos feitos entre 2011 e 2013 — os ultimos anos modelos economy e por isso os mais confiaveis e menos rodados embora nao necessariamente os melhores em termos de acabamento e equipamentos mas o que interessa aqui e a relaçao custo/beneficio certo e beneficio nessa faixa de preço e ter manutençao barata ar condicionado e economia e isso o mille economy tem chevrolet celta outra sugestao popular o celta nasceu para ser o carro mais barato do brasil entao e natural que ele esteja na lista dos carros mais baratos que se pode comprar o carro e derivado do corsa b o que e bom porque ele mantem o otimo comportamento dinamico do antecessor embora o acabamento seja mais que simples simplorio o motor dos modelos mais novos o 1 0 vhc e confiavel e equilibra bem consumo e desempenho e com jeitinho voce encontra o celta 1 4 que saiu em 2004/2005 se fizer questao de um carro que nao seja 1 0 ele nao tem os 105 cv do corsa 1 4 mas tem razoaveis 85 cv para seus 870 kg ah e quando as coisas melhorarem voce faz um swap para 2 0 e tem um otimo carro para track days ford fiesta mk6 quer mais espaço que o celta e o uno oferecem o fiesta pode ser uma boa opçao voce so precisa trocar a valvula termostatica e revisar o sistema de arrefecimento logo de cara porque este e um problema cronico de todo rocam resolvido contudo ele nao incomoda mais e voce tem um motor robusto confiavel e economico nessa faixa e possivel pegar o fiesta 2008 ja com a reestilizaçao que deu a ele a grade retangular e os farois de cantos retos e projetor duplo que e um desenho mais moderno que o anterior e sem duvida alguma mais harmonico que a loucura que os designers da ford cometeram no carro em 2011 chevrolet classic se o celta tem pouco espaço e voce nao quer o fiesta porque tem medo de agua quente na estrada a soluçao e o chevrolet classic o pai do prisma e aquilo que todos conhecemos um campeao de vendas preferencia dos taxistas da epoca robusto confiavel economico tem peças de sobra em qualquer lugar como o uno o classic foi o mais proximo do fusca que um seda quatro portas conseguiu chegar no brasil ele so nao e o seda mais popular do mercado porque temos o chevrolet chevette e claro que o nosso xodo dos ultimos tempos nao ficaria de fora da lista nao para ser usado no dia a dia para carregar a familia longe disso o chevette foi o seda mais popular do brasil mas em outros tempos ha mais de 40 anos ele entra na lista porque nem so de pao vive o homem afinal diversao barata traçao traseira para as massas baixo peso para economizar pneus nos track days e uma mecanica acessivel e que ate hoje tem peças de sobra por ai nessa faixa de preço voce nao vai encontrar um modelo dos anos 1970 e claro mas em compensaçao voce consegue o 1 6s do chevette quadrado que e o melhor motor que o modelo teve em sua historia alem disso na versao certa o visual retilineo dos anos 1980 tem seu charme ate r$ 35 000 os novos r$ 20 000 de 2014 agora na faixa dos r$ 35 000 a qualidade dos carros subiu a olhos vistos ha projetos modernos carros com cinco estrelas em crash test e airbags motores de quase 130 cv e ate teto solar se voce procurar direito e for bom de negocio porque nesta faixa de ate r$ 35 000 estao os seguintes carros volkswagen up mpi sim o up tsi agora custa uma pequena fortuna mas o mpi dos primeiros anos ja pode ser encontrado por pouco mais de r$ 33 000 e se voce se permitir passar um pouco dos r$ 35 000 as opçoes melhoram o motor 1 0 de tres cilindros tem 82 cv — praticamente o mesmo daquele celta 1 4 10 anos mais antigo e ainda que nao tenha o vigor do 1 0 tsi ele nao faz feio porque o carro pesa 900 kg e ele tem abs airbag duplo e foi cinco estrelas no latin ncap da epoca em termos de qualidade de construçao e relaçao economia/desempenho ele e sem duvida a melhor opçao da faixa de preço ford new fiesta lembra que o new fiesta veio importado do mexico em 2011 antes de ser produzido no brasil pois e eles agora tem 13 anos e por isso custam pouco mais de r$ 30 000 por essa grana voce leva o motor sigma em sua ultima geraçao com comando duplo e 129 cv todos eles tem airbag duplo e alguns tem ate controle de traçao e estabilidade e um sistema multimidia primitivo porem com integraçao do smartphone se a idade pesa na sua avaliaçao tambem e possivel encontrar o new fiesta brasileiro mas nas versoes de entrada com o motor 1 5 de 111 cv/107 cv e o visual mais contemporaneo que pouco envelheceu nesses dez anos alem da potencia tambem perde se um pouco na qualidade do acabamento notadamente inferior a do modelo mexicano ford ka sport aproveito que o fiesta entrou na lista para ja entregar a opçao divertida o ka sport ja falamos dele em mais de uma lista de compras e mesmo agora depois que a ford deu no pe e decidu vender so carros importados por aqui ele ainda e interessante porque mantem o conjunto mecanico do fiesta mk5 um dos mais divertidos que a ford produziu no brasil perdendo so para o focus mk1 com a vantagem de ser mais novo e ter uma carroceria arrumadinha com cara de carro moderno ele tem aquele problema da valvula termostatica que todo mundo conhece bem mas todo mundo tambem sabe como se resolve e e isso um hatch espertinho para voce curtir nas ruas estradas e se quiser nas pistas palio weekend uma perua por ate r$ 35 000 tem parati track & field a spacefox e tambem a renault gran tour mas a parati havia sido depenada pela propria volkswagen para favorecer a spacefox que era igualmente pobre na fase que esta faixa de preço permite comprar a renault gran tour e sem duvida uma opçao moderna mas tem a questao da oferta de peças — se isso nao e um problema va com ela mas tambem ha a palio weekend eu sei que ela e um projeto antigo afinal foi lançada em 1997 — ha 27 anos meu velho mas e isso que faz dela uma opçao interessante outrora carissima pelo que era e oferecia ela agora esta no andar de baixo do mercado com as mesmas qualidades que a faziam cobrar caro porta malas enorme visual aventureiro mecanica robusta apesar de sedenta no caso do 1 8 gm familia i nas tres versoes em que se encontra nessa faixa — attractive adventure locker e trekking o fato de compartilhar peças com a fiat strada faz com que ela seja barata e facil de arrumar e dependendo da versao ela ja tem airbags e abs toyota etios por ultimo se voce e toyoteiro gosta da confiabilidade e robustez dos carros japoneses aqui esta a opçao o toyota etios pode comprar de olhos fechados pegou a piada os motores nao sao uma primazia tecnologica — nem eram na epoca — mas equilibram bem desempenho e economia; o 1 3 tem 98 cv e o 1 5 tem 107 cv nessa faixa claro o etios que voce encontra sao os modelos dos primeiros anos 2012/2013 ainda com embreagem por cabo e com o quadro de instrumentos fisico com ponteiros que foi substituido pelo digital em 2017 e que foi alvo de reclamaçoes por ser de leitura dificil esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.