o nissan 370z ja e um veterano ele foi lançado em 2009 e ja vai completar dez anos sem grandes atualizaçoes dizem que em time que esta ganhando nao se mexe e este parece mesmo ser o caso com o 370z mas nenhum carro e tao perfeito que nao possa melhorar e a nissan resolveu deixar isto bem claro com um dos projetos mais legais a marcar presença no sema show 2018 que começa hoje e vai ate o dia 2 de novembro o 370z project clubsport 23 olha so para ele nem parece um carro feito para o sema nao e ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] de acordo com a nissan a ideia foi criar um projeto focado no uso em track days que nao ficasse deslocado em um encontro de entusiastas por isto foi escolhida uma serie de componentes de prateleira aftermarket e feitos sob medida para montar o carro e de fato o resultado estetico ficou de muito bom gosto ao menos na nossa opiniao levando em consideraçao que muitos projetos para o sema sao bem mais digamos ousados no departamento estetico [gt40 content search= jdm widget= 1 ] a fabricante diz que a abordagem foi a mesma utilizada por muitos entusiastas do mundo real encontrar um carro em bom estado para servir como base e um bom motor para realizar um engine swap e claro que se tratando de um projeto oficial nao deve ter sido dificil encontrar um nissan 370z em bom estado trata se de um exemplar 2012 do 370z nismo que ja vinha de fabrica com reforços estruturais e suspensao recalibrada e era originalmente equipado com o motor vq37vhr o mesmo que utiliza de 2009 ate hoje um v6 naturalmente aspirado de 3 7 litros com 350 cv a 7 400 rpm e 38 1 mkgf de torque a 5 200 rpm o swap consistiu na troca do vq37vhr por um vr30ddtt v6 de tres litros 2 997 cm³ biturbo que tem relaçao com o motor do nissan gt r utilizado no seda infiniti q50 e no cupe q60 o vr30ddtt entrega 406 cv a 6 400 rpm e 48 4 mkgf de torque entre 1 600 e 5 200 rpm a nissan nao revelou qual foi a melhora no desempenho em linha reta mas considerando que originalmente o 370z e capaz de ir de zero a 100 km/h em cinco segundos e a presença dos turbos que aumenta o torque disponivel na hora de passar para a 2ª marcha imaginamos uma melhora de tres decimos meio segundo sendo otimistas mas isto e apenas um detalhe tambem o motor vr30ddtt aqui no cofre do infiniti q50 o cambio escolhido para o projeto foi a transmissao manual de seis marchas do motor nissan 370z nismo esta parte segundo a nissan foi o maior desafio do projeto o motor vr30 nunca havia sido acoplado a uma caixa manual antes o infiniti q50 usa uma caixa automatica de sete marchas e por isso foi preciso encomendar uma nova embreagem feita sob medida pela ma motorsports preparadora especializada em nissan que fica em maryland eua a transmissao foi ligada a um diferencial traseiro de deslizamento limitado nismo gt pro carbon o motor recebeu algumas melhorias um sistema de cold air intake da ams performance e valvulas blow off da z1 motorsports o sistema de escape que tambem foi feito pela ma motorsports tem tubulaçao de aço inox com 76 mm de diametro com as duas saidas realocadas para as laterais da placa na traseira ja o sistema de arrefecimento recebeu um intercooler feito pela ams performance um radiador para o sistema de direçao da ma motorsports e um novo radiador da z1 motorsports que tambem forneceu novas mangueiras de silicone para o intercooler os freios ganharam novas pastilhas nismo hc street/track prototipos cuja versao comercial sera lançada em breve segundo a nissan tambem foram equipados com discos ventilados e slotados da nismo alem de linhas de aço inox ja a suspensao conta com componentes recem lançados da nismo na dianteira e na traseira molas eibach atras e amortecedores do tipo coilover da kw nos quatro cantos alem de barras de amarraçao nismo as rodas sao um jogo de rays volk nismo que tambem deverao ser disponibilizadas na rede de concessionarias nissan futuramente calçadas com pneus de medidas 285/35 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a customizaçao estetica e outro destaque do project clubsport 23 como ja dissemos uma quebra no estilo geral dos projetos para o sema com modificaçoes simples e de bom gosto a carroceria recebeu um envelopamento na cor laranja gloss burnt orange e um novo body kit com splitter frontal e difusor traseiro em fibra de carbono este com uma luz de neblina central embutida capo de fibra de carbono com travas aerocatch espelhos retrovisores externos em fibra de carbono e detalhes nas colunas com o mesmo material ja no interior do carro foi instalado um par de bancos sparco qrt r de competiçao que acabaram de ser lançados com cintos de seis pontos o volante e um sparco r383 com cubo rapido bell works rapfix alem disso o revestimento do interior foi todo refeito em couro com padrao matelasse em uma referencia ao nissan 240z dos anos 60 o interior ganhou uma gaiola de proteçao soldada e o cofre do motor teve instalado um sistema de supressao de incendio embora o carro seja inicialmente apenas uma demonstraçao do que pode ser feito no 370z em termos de customizaçao para as pistas a nissan ja deu a letra de que dependendo do interesse gerado durante o sema podera ser disponibilizado um build kit com os principais componentes e toda a parte eletrica necessaria para que os entusiastas recriem o projeto por conta propria se isto ocorrer mesmo sera uma bela despedida para o 370z cujo sucessor ja foi confirmado pela nissan e podera ser apresentado em outubro do ano que vem quando sera comemorado o 50º aniversario do 240z
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.