foram cinco anos desde a apresentaçao do conceito quase 30 dias de teasers inesgotaveis em video e 24 anos desde que o ultimo suv da marca mas agora ai esta ele o lamborghini urus apresentado nesta segunda feira 4 em sant agata bolognese [gt40 content search= lamborghini widget= 1 title= prefere algo mais tradicional ] baseado na plataforma mlbevo a mesma do bentley bentayga do porsche cayenne e do audi q7 seu estilo e exatamente o que se imagina como resultado da construçao de um aventador sobre um desses suvs nesse sentido ele tem muito do porsche cayenne original que visto de frente parecia um 911 996 abrutalhado com uma grade imensa para preencher o espaço da dianteira elevada que a marca nunca teve o perfil em forma de cunha lançado nos anos 1970 pelo countach foi adaptado para o formato suv e resultou em uma traseira truncada com um forte caimento na linha do teto enquanto a linha de cintura segue o caminho oposto subindo em direçao a traseira para afinar a silhueta na traseira e aproxima lo dos irmaos esportivos na dianteira a grade e o para choques ficaram mais elaborados que no conceito de 2012 provavelmente devido a necessidade de alimentar radiadores e otimizar o fluxo de ar uma preocupaçao que nao precisa ser levada muito a serio em conceitos da mesma forma o para choques traseiro incorporou um difusor e deslocou as saidas de escape para baixo em vez de mante las integradas como no conceito o nome urus embora nao tenha feito sucesso em nenhuma plaza de toros espanhola mantem a tradiçao taurina da lamborghini fazendo uma analogia com o porte do carro urus e um dos nomes do auroque uma especie de touro selvagem ancestral do zebu que tinha em media 1 80 m de altura tres metros de comprimento 950 kg e chifres de 80 cm como voce deve ter notado ele era enorme e nunca foi domesticado por esse motivo acabou caçado e extinto no seculo 17 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169453 169454 ] o urus da lamborghini tambem e enorme se comparado aos outros touros de sua epoca ele tem 1 63 m de altura imagine o urus de verdade era 17 cm mais alto que ele 2 01 metro de largura sem contar os retrovisores 5 11 m de comprimento e tres metros de entre eixos o peso em ordem de marcha e de 2 200 kg e as rodas podem ser de 21 22 ou 23 polegadas com pneus 285/45 a 285/35 na dianteira e 315/4o a 320/30 na traseira esse tamanho todo e necessario para abrir espaço para os discos de carbono ceramica de 440 mm na dianteira e 370 mm na traseira — 17 polegadas e 15 polegadas se quiser uma referencia comparativa com as rodas e eles fazem o urus frear de 100 km/h a zero em 37 metros para honrar o emblema que ostenta no focinho o urus tem 650 cv produzidos a 6 000 rpm por um v8 biturbo de quatro litros que e o mesmo v8 que produz 558 cv no cayenne turbo porem em sua forma mais potente o torque e de 86 5 kgfm de 2 250 a 4 500 rpm o cambio automatico de oito marchas distribui a força para as quatro rodas por meio de um diferencial central torsen e um diferencial traseiro com vetorizaçao de torque a distribuiçao padrao entre os eixos e 40/60 e pode chegar a ate 70% na dianteira 70/30 ou 87% na traseira 23/87 esse conjunto leva o super touro aos 100 km/h em 3 6 segundos e a maxima de 305 km/h — o que faz dele o suv mais rapido do mundo superando o bentley bentayga por 4 km/h sendo um lamborghini nao basta ser rapido em linha reta ele tambem precisa ser agil o que e dificil quando se tem 2 200 kg de massa para jogar de um lado para o outro a lambo instalou um eixo traseiro esterçante e um diferencial com vetorizaçao de torque na traseira suspensao de braços triangulares sobrepostos e pivos especiais na dianteira e suspensao a ar adaptativa que ajusta a altura de rodagem e a carga das molas pneumaticas de acordo com o modo de rodagem selecionado a seleçao alias e feita por um dispositivo que a lamborghini batizou de tamburo tambor em italiano e ali que voce seleciona os modos strada terra neve sport corsa e sabbia cada modo atua sobre a vetorizaçao de torque a altura da suspensao a sensibilidade do acelerador e as trocas de marcha do cambio nos modos off road terra neve e sabbia a suspensao e elevada e a vetorizaçao de torque varia a distribuiçao constantemente para obter o maximo de aderencia possivel nas condiçoes dadas no modo strada a suspensao e quem se adapta constantemente visando proporcionar o maximo de conforto de rodagem enquanto a vetorizaçao de torque reduz a tendencia sub esterçante nos modos sport e corsa a suspensao reduz a altura de rodagem adota uma carga maior nas molas pneumaticas o cambio faz o motor trabalhar com rotaçoes mais elevadas a direçao fica mais pesada e a vetorizaçao de torque permite um comportamento mais sobre esterçante para ajudar o carro a apontar com mais precisao apesar da imensa area frontal o urus tambem teve sua aerodinamica bem cuidada pela lamborghini ha um splitter frontal e um fundo plano para ajudar o carro a usar o vento a seu favor com downforce e menor resistencia enquanto a traseira usa uma asa flutuante e um spoiler integrado para reduzir o arrasto a fabricante nao divulgou o coeficiente aerodinamico provavelmente porque ele nao e dos melhores apesar do esforço [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 169451 169452 ] por dentro o lamborghini urus repete a tematica hexagonal do aventador e do huracan o poligono esta nas saidas de ar na almofada da buzina/airbag no quadro de instrumentos nas costuras dos bancos no retrovisor interno nos porta copos nas maçanetas internas nos encostos de cabeça e ate no pedal de freio apesar de estar na altura do teto de um lamborghini convencional os passageiros da dianteira sentam se proximos do chao da cabine o console central em rampa e parecido com o do aventador e tambem remete ao console do lm002 embora muito mais recheado de equipamentos como a tela central que comanda o sistema multimidia e tambem o ar condicionado abaixo dela esta o tamburo o seletor do cambio e os porta copos o quadro de instrumentos nao tem instrumentos fisicos apenas a tela tft que esta se espalhando aos poucos pelos modelos do grupo volkswagen com diferentes nomes na audi ele e o virtual cockpit na volkswagen ele se chama active info display mas na lamborghini ele e apenas o quadro digital de tft as funçoes sao as mesmas ele e configuravel para exibir conta giros velocidade dados de navegaçao informaçoes do audio e do telefone temperaturas e volumes do powertrain etc [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] como voce notou pelas fotos ele tem espaço somente para quatro ocupantes — a menos que voce conheça alguem que se sinta confortavel em um porta copos os bancos dianteiros tem 18 posiçoes de ajuste enquanto os traseiros deslizam e reclinam — o que ajuda a aumentar o volume do porta malas de 616 litros para 1 596 litros a tampa do porta malas e aberta por um mecanismo eletrico acionado por um botao no painel o sistema ego permite a memorizaçao de sete ajustes pessoais diferentes de espelhos volante e bancos o urus tambem tem toda a suite de auxilios eletronicos que se espera de um carro para 2020 farois altos automaticos sensores de estacionamento cruise control adaptativo camera de re sistema de prevençao de colisao traseira sistema de auxilio de permanencia na faixa monitor de pontos cegos etc a lamborghini começara a vender o urus no primeiro semestre de 2018 o modelo ainda nao foi confirmado para o brasil mas devera ser oferecido como seus irmaos la fora ele custara us$ 200 000 ou r$ 650 000 em conversao direta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.