quase 30 anos depois do ultimo filme mad max esta quase de volta em fury road o quarto filme inspirado no universo pos apocaliptico do guerreiro das estradas como vimos no primeiro trailer do filme max loucao nao voltou sozinho ele veio a bordo de seu lendario v8 interceptor um ford falcon gt que iremos conhecer a fundo neste post [youtube id= akx3is3qbpw width= 620 height= 350 ] caso voce nao conheça a historia de mad max ou nao lembre dela max rockatansky e um agente da main force patrol uma força policial especial ficticia da australia cujo objetivo e auxiliar a policia no combate ao crime a unica funçao da mfp e vigiar as rodovias e perseguir gangues de motociclistas ladroes de combustivel — um crime cada vez mais comum depois que uma grave crise energetica desestabilizou o pais o ford falcon xb gt original um dia depois de ver seu parceiro de perseguiçoes severamente queimado no hospital apos um acidente durante uma perseguiçao max decide abandonar a mfp para nao perder um de seus pilotos mais habilidosos os chefes da mfp oferecem a max um carro especial de perseguiçao o v8 interceptor de 600 cv — que na verdade e um ford falcon felcon em australiano xb gt 351 pesadamente modificado e preparado para produzir realmente esse monte de potencia max recusa e foge para o litoral com sua familia a fim de se desligar do seu passado como policial entao um dia sua esposa e seu filho sao assassinados por uma das gangues perseguidas por ele em seus tempos de mfp e ele passa a buscar vingança perseguindo os bandidos com seu v8 interceptor o carro ainda seria usado no filme seguinte mad max ii ou road warrior e acabaria destruido por uma explosao mas agora ele esta de volta para fury road como isso e possivel de acordo com o roteirista dos quatro filmes george miller o novo fury road se encaixa cronologicamente entre mad max e mad max 2 — o que significa que o v8 interceptor ainda nao foi destruido o v8 interceptor veio ao mundo como um ford falcon xb gt 351 branco ano 1973 o mesmo modelo do ator eric bana originalmente equipado com o motor v8 de 5 8 litros e 300 cv e diferencial de nove polegadas como todo xb gt de sua epoca o que tornou o v8 interceptor realmente especial e diferenciado foram o body kit aerodinamico e claro o compressor mecanico ou blower se preferir a dianteira foi projetada por um cara chamado peter arcadipane ele era designer da ford australia nos anos 1970 e deixou a fabricante para iniciar seu proprio negocio vendendo kits de fibra eles eram chamados nose cones ou cones de bico e tinham uma suposta funcionalidade aerodinamica alem de dar ao muscle um visual mais condizente com a chegada dos anos 1980 [gallery columns= 4 link= file ids= 17397 17394 17390 17391 ] o carro foi comprado pela produçao ja com esse acessorio que acabou mantido no carro do filme alem da dianteira especial o v8 interceptor tambem tinha um spoiler arcadipane na traseira e um outro spoiler de origem desconhecida no teto o que foi modificado pelos produtores foram os para lamas alargados com um body kit do holden torana slr5000 — ainda que o cruzamento de marcas seja capaz de iniciar uma guerra civil na australia — para acomodar rodas maiores e pneus mais largos que os originais por falar nas rodas elas sao do modelo sunraysia feitas de aço calçadas em pneus b f goodrich radial t a 245/50 r14 de primeira geraçao na dianteira com flanco duro e blocos estreitos na banda de rodagem e 265/50 r15 de quarta geraçao na traseira com paredes mais macias e blocos maiores apesar dos pursuit specials da mfp serem pintados de amarelo o v8 interceptor recebeu uma pintura preto sobre preto segundo o roteiro original de miller os espectadores com olhos mais treinados certamente ja perceberam que ele usa pintura fosca na parte inferior e brilhante na parte de cima e que a transiçao e dividida por uma pinstripe igualmente preta sobre os vincos e curvas da carroceria ainda no lado de fora o v8 interceptor exibe quatro saidas de escape apontadas para o alto elas eram reais e vinham diretamente de um abafador tipo glasspacks por dentro o falcon gt recebeu poucas modificaçoes o interior e praticamente todo original com exceçao da sirene no painel do radio comunicador no teto e do volante de tres raios maxrob semi dished com a foto do filho e da esposa de max no botao da buzina [gallery columns= 4 link= file ids= 17380 17388 17395 17375 ] por ultimo mas nao menos importante o famoso blower aqui novamente os mais ligados em mecanica ja devem ter percebido a triste realidade sobre o compressor mecanico mais famoso do cinema ele era falso no filme o compressor e ativado manualmente o que ate seria tecnicamente possivel de se fazer mas impraticavel na realidade pois motores sobrealimentados exigem taxa de compressao mais baixa o que reduziria a potencia com o compressor desligado e comando de valvulas com maior duraçao de escape sem mencionar o acerto de mistura e ponto de igniçao por isso o compressor visto no filme era vazio o carburador ficava dentro da carcaça onde deveriam estar os rotores havia uma pequena bomba de agua para segurar a polia de acionamento e mover a correia do compressor para a frente de forma que ela nao afetasse a bomba de agua original do motor quando max apertava o botao de acionamento do compressor ele na verdade acionava o motor eletrico que gira a correia dando a impressao de que o compressor entrou em açao para produzir 600 cv e atropelar os bandidos alias quando o carro foi construido em 1976 era praticamente impossivel extrair 600 cv de um 351 usando apenas um compressor roots e sem sacrificar a durabilidade depois das gravaçoes de mad max o v8 interceptor teve seu compressor falso removido e fez uma turne por shopping centers australianos para divulgar o filme e foi colocado a venda logo em seguida quando o filme ganhou fama mundial e os produtores decidiram fazer a sequencia road warrior o carro foi comprado de volta e levemente modificado em relaçao ao primeiro como o roteiro previa a destruiçao do carro em uma das cenas e e por isso que ele nao aparece em mad max 3 a produçao construiu um clone para a cena e guardou o carro original que hoje se encontra no dezer car museum em miami nos eua [youtube id= hirzfmrwxve width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.