Lajeado, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, distante 116 km da capital Porto Alegre, é popularmente conhecida como a terra do Fruki, tradicional refrigerante rio-grandense. Mas, nos dias 03 e 04 de setembro de 2016, ela virou a terra VAG no Sul do Brasil. Isto porque, durante estes dias, foi realizada no Parque do Imigrante, a terceira edição do Vag Valley Treffen, evento destinado a cultura Volkswagen Auto Group.
O VVT, como é chamado, surgiu em 2014, inspirado pelo Whörthersee Treffen na Áustria, e pelo Bubble Gun Treffen, em Águas de Lindóia/SP. Espelhado nos mesmos moldes, é um evento que busca reunir apaixonados e admiradores das marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen, como a própria, bem como Audi, Seat, Porsche e outros.
O evento em si nasceu pelo anseio de se fazer no Sul um evento que pudesse reunir aqueles que não podiam ou para quem era muito complicado deslocar-se para o BGT em São Paulo. O nome, Vag Valley Treffen, é uma homenagem ao que ele representa de fato (Vag); ao local onde está inserido, pelo fato de Lajeado ser a principal cidade da Região dos Vales do Rio Grande do Sul (Valley), e à assinatura já tradicional de eventos que visam promover a cultura VAG bem como cultura alemã automotiva em geral (Treffen).
O local onde é realizado o VVT é o Parque do Imigrante, estrutura para promoção de eventos que se encontra na cidade, que conta com quatro pavilhões multiuso fechados, dois pavilhões cobertos para exposição, área de acampamento com chuveiros e banheiros, e um amplo espaço aberto com gramados e estacionamento.
A previsão do tempo para os dias do evento se concretizou: fez-se chuva. Mas nada que pudesse desanimar quem se fez presente, rodando centenas e até milhares de quilômetros para prestigiar o evento. Com aproximadamente 700 carros expostos do Sul e Sudeste Brasileiro, de antigos a importados, placas pretas a personalizados, o evento ocorreu em perfeita harmonia, com amizades sendo criadas e histórias sendo contadas.
Dentre destaques podemos falar da Pista Off Road de Amarok, promovida pela Volkswagen Brasil, apoiadora do evento, que levou participantes a conferirem a tecnologia presente na nova Amarok, durante um percurso que explorava elementos que transmitiam exatamente do que era capaz a picape, de enfrentar inclinações laterais de até 43° até demonstrar sistema de frenagem em alta velocidade em terreno molhado e esburacado.
Além da própria pista off road, a VW Brasil trouxe para o VVT alguns carros conceito, como a picape Saveiro Rocket e o Golf GTE. Neste último era até possível dar voltas dentro do evento para conferir na prática o desempenho de um motor elétrico.
O evento contou também com premiações a diferentes categorias: maior distância percorrida até o evento, melhor interior, melhor cofre, melhor porta malas; além destaques por década: anos 60, 90, 80 e 90, além de dois destaques para carros acima dos anos 2000.
Para finalizar, no domingo (4) aconteceu um show de encerramento com a banda de classic rock Franchicos, para mostrar de vez que a chuva não havia sido um problema para o evento.
Agora, o que você quer ver mesmo: as fotos! Se prepare, porque são quase 100 delas. Todas foram feitas pelo Pedro Ruta Jr. e pelo Diogo Glovatski, da DG Works. Bom apetite!