e claro que voce lembra desta cena em junho do ano passado o piloto frances stephane lefebvre sofreu um acidente com seu citroen ds3 wrc o lefebvre saiu ileso mas o mesmo nao pode ser dito do carro que quase perdeu a roda traseira esquerda mas inacreditavelmente conseguiu seguir rodando ate a area de serviço e acredite se quiser a equipe conseguiu conserta lo alias acredite se quiser nao temos provas em videos na verdade faz pouco mais de um ano que este video foi publicado no youtube mas so agora topamos com ele a filmagem completa do conserto do carro de lefebvre na area de serviço do rali da polonia sao 30 minutos e longo sim mas e uma verdadeira liçao de mecanica e trabalho em equipe [youtube id= 5jzwnc 8gbs width= 620 height= 350 ] a gente nao esta exagerando e incrivel que os caras tenham conseguido realizar um reparo tao abrangente em uma janela tao pequena e muito provavel que lefebvre tenha saido da pista e caido com o carro em uma valeta e pelo modo como a roda traseira esquerda se soltou nota se que a suspensao foi destruida apostamos em danos nas mangas de eixo bandejas pontos de fixaçao do amortecedor e como e um carro de traçao integral as semi arvores certamente foram danificadas tambem o regulamento do wrc estipula que uma vez que o carro consiga ir rodando ate a area de serviço ele pode ser consertado e voltar a competiçao ha contudo algumas regras entre elas o motor nao pode ser substituido; apenas componentes que ja estavam no carro ou componentes novos selados podem ser utilizados; e apenas cinco mecanicos e um engenheiro podem trabalhar no carro o tempo de reparo nao pode exceder 30 minutos [youtube id= 6yi_9fyv4va width= 620 height= 350 ] com uma equipe bem preparada e possivel operar milagres confira o video abaixo e logo em seguida screenshots com nossos comentarios para entender o que esta acontecendo vale a pena acompanhar tudo voce vai ficar de queixo caido [youtube id= ukbnpnyh8iw width= 620 height= 350 ] o carro chega com a roda pendurada e um dos mecanicos avalia o estado dos danos enquanto o ds3 ainda esta sendo levantado com o macaco primeira coisa remover uma a roda enquanto os fiscais de prova os caras de jaqueta preta observam tudo sem a roda da para ter uma noçao melhor do estrago por volta dos 2 20 de video os danos a suspensao ja foram avaliados e outro mecanico se enfia embaixo do carro ele entao da inicio a pequena saga de remover o subchassi traseiro que e tubular e feito para ser removido e reinstalado facilmente enquanto isso outros membros da equipe ficam encarregados de remover o amortecedor a manga de eixo e o cubo da roda estas peças todas serao trocadas por componentes novos e lacrados o mecanico que esta cuidando do amortecedor precisa reparar a torre da esquerda ou o novo conjunto nao podera ser instalado da forma correta na marca dos sete minutos finalmente o subchassi e removido com diferencial e tudo ali atras o diferencial novo ja esta esperando para ser instalado o subchassi danificado sera descartado e o novo ja esta ali tambem enquanto isto simultaneamente o novo amortecedor traseiro começa a ser instalado ja se passaram quase dez minutos nos dez minutos seguintes o trabalho se resume a instalar as placas que protegem os arcos de roda dos detritos do piso e acertar o posicionamento do diferencial do subchassi e do conjunto formado pelo amortecedor cubo de roda e manga de eixo e uma tarefa problematica pois a estrutura superior tambem sofreu deformaçoes a marca dos 20 minutos e atingida enquanto isto outro mecanico saca a ferramenta de ajustes de precisao um martelo jeremy clarkson feelings sem este delicado trabalho nao sera possivel encaixar a nova lanterna traseira com lampadas de led repare como ela e fina com a lanterna encaixada perto dos 26 minutos o para choque traseiro novo finalmente pode ser colocado sim ele tem uma placa porque os carros do wrc precisam ir rodando de um estagio a outro por vias publicas olhe como e sofisticada a maneira de prender o para choque fita adesiva e mais algumas marteladas ja se passaram os 30 minutos o excedente e registrado com penalidade a lanterna nem esta ali ainda mas o pior ja passou carro no chao o motor liga as lanterna acendem e lefebvre ja esta la dentro ele sai em disparada em meio a aplausos e claro que o carro nao fica perfeito — e preciso fazer somente o minimo para que o ds3 fique operacional e possa seguir a competiçao mas o alinhamento da suspensao e sua geometria estao diferentes do que foi projetado originalmente por sorte uma das grandes habilidades dos pilotos de rali e adaptar se rapidamente as condiçoes do carro pela propria natureza da competiçao que maltrata bastante o conjunto mecanico mesmo com o acidente e os 31 minutos perdidos no reparo lefebvre conseguiu completar o rali da polonia no ano passado e ficou em nono lugar na classificaçao geral
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.