Com o HB20, em 2012, a Hyundai conseguiu revolucionar o segmento dos carros populares. Um ano antes, a marca coreana trazia o Veloster que tinha um visual bastante arrojado e um motor que não estava exatamente à altura, e por isso deixou de ser importado em fevereiro deste ano. Mas o que estes dois carros têm em comum fora o óbvio emblema na dianteira? Ambos são os destaques do estande da Hyundai no Salão do Automóvel, com o HB20 R-Spec e o Veloster Turbo. Sim, Veloster Turbo!
Com o sobrenome nome emprestado das versões esportivas dos Hyundai lá fora, o conceito HB20 R-Spec é um exercício de design para testar a receptividade do público às alterações estéticas no HB20 que todos conhecem — dependendo da reação, elas poderão ser aplicadas em uma futura reestilização no compacto nacional.
Mas de que estamos falando, exatamente? As modificações, propostas pelo estúdio de design da Hyundai na Coreia do Sul, de cara trazem uma nova grade hexagonal e generosas entradas de ar no para-choque redesenhado. Os faróis trazem novos elementos internos, bem como as lanternas traseiras, e o para-choque traseiro também recebeu um novo desenho e saídas de ar que nos parecem fortemente influenciados pelo design alemão.
A carroceria é pintada na inédita tonalidade azul Heaven, com detalhes em prata e pinças de freio vermelhas. As rodas são de 17 polegadas, e o efeito visual que elas causam é complementado pela suspensão ligeiramente rebaixada e os para-lamas alargados. O interior também traz detalhes azuis — nas costuras dos bancos e volante e na iluminação do painel. Bancos e laterais das portas são revestidos em couro e Alcantara, enquanto o volante tem a base achatada e traz a inscrição “Sport”.
Agora, se o apelo do HB20 R-Spec é puramente estético, o Veloster Turbo veio se apresentar oficialmente aos entusiastas brasileiros. Sim, entusiastas, porque a Hyundai já disse que vai voltar a importar o hatch de três portas no segundo semestre de 2015. Mas, desta vez, o foco é outro: enfrentar nomes do calibre de VW Golf GTI e Honda Civic Si.
Sua arma é o motor 1.6 16v da família Gamma equipado com injeção direta de combustível, turbocompressor e intercooler, acoplado a uma caixa automática de seis marchas Shiftronic — capaz de fazer o hatch acelerar até os 100 km/h em sete segundos e chegar aos 210 km/h graças aos 204 cv a 6.000 rpm e 27 mkgf de torque já às 1.400 rpm.
Visualmente ele traz uma grade maior e mais agressiva, para-choques redesenhados e rodas exclusivas, mas ainda não se fala em valores.
O Hyundai Veloster Turbo não chega sozinho, trazendo consigo o novo Genesis de terceira geração, lançado neste ano no Salão de Detroit. Equipado com o V6 Lambda de 3,8 litros e 315 cv — que vão direto para as rodas traseiras através da caixa automática de oito marchas. Com head-up display, frenagem automática e controle de estabilidade, o Genesis ainda não teve seu preço divulgado.