o datsun 240z esta entre os esportivos mais legais do mundo opiniao do flatout — e de meio mundo pelos nossos calculos como nao gostar de um cupe pequeno leve simples com motor de seis cilindros em linha e traçao traseira la em 1997 a nissan ja sabia que seu primeiro z car era um icone entusiasta e por isso a marca decidiu comprar alguns deles restaura los e vende los novamente para os fas veja bem nao estamos tirando os elogios ao 240z da cartola existem motivos de sobra para que o primeiro z seja tao idolatrado e nosso editor chefe juliano barata pode comprovar ele acelerou um dos unicos exemplares existentes no brasil — e disse que e simplesmente um dos melhores carros que ele ja dirigiu na vida quer saber por que leia a avaliaçao um dos objetivos da nissan com o 240z era conquistar o mercado americano e deu certo os eua — onde ele era vendido como datsun — abraçaram em peso o pequeno cupe fastback e entre 1970 e 1973 por volta de 146 mil unidades foram vendidas ao publico americano entre 1973 e 1978 o nissan s30 — nome oficial da primeira geraçao do z car — ainda foi atualizado duas vezes nos eua em 1974 foi lançado o 260z que como o nome denunciava substituia o seis em linha de 2 4 litros por um de 2 6 litros e no ano seguinte veio o 280z com motor de 2 8 litros contudo o 240z segue como o verdadeiro classico com seu l6 2 4 capaz de entregar 150 cv e leva lo ate os 100 km/h em pouco mais de oito segundos e foi justamente o primeiro z — mais especificamente o modelo fabricado em 1970 e 1971 — que a nissan escolheu para lançar o programa vintage z faz tempo mas um carro fabricado em 1970 ja era razoavelmente antigo em meados da decada de 90 o 240z nao era exceçao e nao era uma tarefa exatamente facil encontrar um exemplar em bom estado sabendo disso a divisao da nissan nos eua decidiu dar uma maozinha como comprando varios 240z fabricados entre 1970 e 1972 e dando a eles um destino melhor do que boa parte de seus ex donos jamais poderia imaginar naquela epoca o z car da nissan estava em sua quarta geraçao — o 300 zx que voce ja deve ter pilotado em gran turismo ele foi fabricado entre 1989 e 2000 mas saiu de linha nos eua ja em 1996 pois suas vendas estavam baixas demais pois ele estava cada vez mais caro e a marca preferiu investir no crescente segmento dos suvs para gerar lucro conheça a historia dos z cars da nissan aqui mas os fas do z que eram muitos nao poderiam ficar de maos vazias a imprensa especializada ainda nao sabia mas a nissan preparava um novo z para dali a alguns anos e precisava manter vivo o interesse do publico em sua antiga linhagem de esportivos — e a soluçao mais viavel encontrada foi dar aos fas a oportunidade de comprar um classico zero quilometro ainda em 1996 a nissan publicou anuncios em veiculos especializados e entrou em contato com clubes de proprietarios em busca de exemplares integros porem precisando de reforma do datsun 240z como apurou o jalopnik us os carros encontrados foram enviados para uma oficina chamada pierre z service center na california seu dono pierre perrot era ex piloto de corrida e especializado nos modelos z da nissan ele ficou incumbido da tarefa de trabalhar nos carros que a nissan comprou de proprietarios espalhados pelos eua e deixa los iguais ao dia em que foram fabricados — ou melhores a nissan previu um total de cerca de 200 carros restaurados a um ritmo de 10 carros por mes os trabalhos começaram em 1996 e o primeiro 240z restaurado oficialmente ficou pronto em maio daquele ano cada carro era desmontado e inspecionado e se fosse aprovado a brincadeira começava a carroceria era repintada na cor mais proxima possivel da original e o interior recebia acabamento novo o que incluia ate mesmo o volante de madeira qualquer coisa qualquer coisa mesmo que estivesse danificada era consertada ou substituida voce diria que este interior e este motor sao de um 240z restaurado pois sao os motores nao recebiam nenhum tipo de preparaçao ou modificaçao — eram refeitos sim mas mantinham o sistema de alimentaçao por dois carburadores hitachi e tinham os mesmos 150 cv de quando foram fabricados a transmissao manual de quatro marchas ou automatica de tres opcional nos carros fabricados a partir de 1971 passava pelo mesmo processo talvez as unicas melhorias em relaçao ao 240z da decada de 70 fossem a suspensao que recebia novas buchas os freios que eram atualizados e os pneus mais modernos visualmente contudo os carros eram identicos aos de duas decadas antes e identificaveis aos menos atentos apenas por um adesivo nas janelas traseiras e um emblema no console central ao todo mais de 800 peças eram substituidas o que para a nissan justificava o preço de us$ 24 950 — em 1996 eram us$ 10 mil dolares a mais do que custaria um 240z na decada de 70 ja corrigidos os carros foram distribuidos para 10 concessionarias selecionadas nos eua que recebiam o titulo de z stores apesar de todo o investimento e capricho contudo a ideia que era boa no papel acabou se tornando dispendiosa demais na pratica naquele mesmo 1997 a nissan decidiu encerrar o programa prematuramente com cerca de 40 carros restaurados pela pierre z service center o carro vermelho das fotos deste post e um deles mas voce conseguiria perceber se nao dissessemos mas nos nao chamariamos o fim do programa de fracasso a nissan teve a atitude louvavel de preservar sua historia ao mesmo tempo em que nao deixou o publico esquecer que a marca tambem era excelente na hora de fazer esportivos como bonus preparou o terreno para a chegada do 350z em 2002 que fez um otimo trabalho como sucessor de classicos como o 240z e o 300zx [ fotos nissan pierre z service center izcc s vintage z car register ]
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