Este é um Zero a 300 especial. Desta vez, teremos nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, como você encontra aqui todos os dias, caro car lover, mas além delas, decidimos selecionar também as melhores matérias sobre os 20 anos do trágico GP de San Marino de 1994, quando Roland Ratzenberger e Ayrton Senna perderam a vida em nome da paixão pela velocidade. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente.
LaFerrari XX pode usar motor V6 turbo
Tal como a Enzo XX, a LaFerrari XX também terá tecnologia da Fórmula 1, mas não pense que ela se resumirá aos sistemas híbridos de recuperação de energia e overboost. Segundo o pessoal do Top Gear, o novo modelo exclusivo usará um motor V6 turbo muito semelhante ao usado por Kimi e Alonso nesta temporada da F1.
De acordo com o chefe da divisão esportiva da Ferrari, Antonello Coletta, o novo carro será lançado em janeiro ou fevereiro de 2015. Ele não mencionou nada sobre o powertrain, mas todos se lembram daquele vídeo de uma mula disfarçada de LaFerrari roncando como um V6 turbo e, embora muita gente tenha pensado se tratar do powertrain da F1, ele na verdade pode ser o V6 Turbo da LaFerrari XX (ou então um futuro motor para Le Mans).
Passat CC fica mais barato com motor 2.0 TSI
Um dos carros mais interessantes da atual gama da Volkswagen, acaba de ganhar uma nova versão de entrada no Brasil. O Passat CC — que agora chama-se apenas CC — com perfil de “cupê de quatro portas” era vendido somente na versão 3.6 V6 por R$ 187.000, mas agora passa a oferecer também o motor 2.0 TSI com 211 cv e câmbio DSG de seis marchas com tração dianteira. A versão custará R$ 147.000, e em termos de equipamentos e acessórios o CC 2.0 perdeu a tração integral e as luzes diurnas de LED — estas últimas vendidas como opcional. Para diferenciar a versão de entrada da topo de linha, fique atento às saídas de escape, que são duplas no lado esquerdo no modelo 2.o TSI, enquanto o V6 tem uma saída simples em cada lado da traseira.
As últimas 96 horas de Ayrton Senna
O fórum 8W do portal de automobilismo Autosport, destacou nesta semana um excelente texto do jornalista britânico Dylan Jones sobre as últimas 96 horas da vida de Ayrton Senna. Segundo Dylan, este é o primeiro e único relato completo dos últimos quatro dias de vida do tricampeão — desde a quinta-feira, 28 de abril de 1994, em sua propriedade em Quinta do Lago, em Portugal até a noite de 1º de maio, quando o piloto foi declarado morto pelo Hospital Maggiore de Bolonha. Você pode ler o texto completo (em inglês) neste link.
Os dez momentos que definem Ayrton Senna
Os britânicos do Top Gear, que já fizeram uma belíssima homenagem ao piloto no programa de TV há quatro anos, listaram os 10 momentos essenciais da carreira do piloto — do mítico GP de Mônaco de 1984 ao derradeiro GP de San Marino disputado apenas dez anos mais tarde. Quem acompanhou a carreira do piloto certamente se lembrará com clareza cada um desses fatos selecionados pelos britânicos. Os mais novos, que o conheceram nos últimos anos, ou ainda aqueles que não viram Senna em atividade, têm uma excelente referência para entender por que Senna é considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos. Veja a galeria neste link do Top Gear.com.
24 horas na vida de Ayrton Senna em 1991
Em 1991, no auge da carreira de Senna, a revista britânica Autocar enviou três repórteres para ficar na cola de Senna por 24 horas. Na reportagem, os britânicos falam sobre os carros (e outras máquinas de Senna), acompanham sua rotina de treinamentos, os compromissos profissionais com o pessoal de RP da Honda, e até o momento em que Senna foi parado pela polícia por estar a 210 km/h com seu Honda Legend. O texto (em inglês), está neste link.
O que você ainda não sabe sobre a morte de Senna
A editoria de Esportes do Portal UOL fez uma das séries mais completas e abrangentes sobre a carreira, a vida e a morte de Ayrton Senna. Começando pela série “O que você ainda não sabe sobre a morte de Senna“, com relatos dos bastidores de repórteres e jornalistas que viveram aquele momento trágico de 1994, depois com uma série de mais de 100 fotos do piloto, e um portal especial para você passar o dia aprendendo/relembrando a carreira se Ayrton.
Os outros 20 anos — Roland Ratzenberger
Os parceiros do portal Grande Prêmio também fizeram uma edição mais que especial de sua revista digital WarmUp sobre os 20 anos daquele fim de semana em Ímola. Um dos destaques do trabalho é a história dos “outros 20 anos”, que fala sobre a morte de Roland Ratzenberger, chamado de “o gêmeo desigual” pelo editor do portal Victor Martins. A revista conseguiu entrar em contato com o pai de Roland, o sr. Rudolf Ratzenberger, que contou como foi lidar com a morte do filho e como a família superou a tragédia nesses 20 anos. Leitura obrigatória e uma das melhores homenagens já escritas ao piloto austríaco.
20 depoimentos de pessoas que viveram o fim de semana em Ímola em 1994
Também na revista WarmUp, o portal Grande Prêmio colheu 20 depoimentos de 20 pessoas diretamente envolvidas no GP de San Marino de 1994. Entre os nomes estão Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Damon Hill (parceiro de Senna na Williams), David Brabham (companheiro de Ratzenberger na Simtek), Frank Williams, Adrian Newey, Reginaldo Leme e Mika Hakkinen, que contam como viram e como se lembram daqueles dias, 20 anos depois. Leia aqui.
Especial Senna no SporTV
O canal por assinatura SporTV preparou uma programação especial para quem não quer passar o feriado pregado no YouTube para relembrar a carreira de Senna. Durante todo o dia, o canal SporTV 2 irá transmitir reprises das principais corridas dos 10 anos de Senna na F1, e haverá programação especial dedicada ao ídolo nos demais canais. Confira a programação neste link.
Eu estava lá quando Senna morreu
Entre dezenas de textos sobre os bastidores do jornalismo no fatídico GP de San Marino de 1994, o Jalopnik US publicou o relato de um torcedor americano que foi à corrida de 1º de maio de 1994 e conta em detalhes como aqueles que estavam na cidade em uma época sem internet, smartphones e “informações em tempo real” reagiram e souberam o que havia acontecido com a grande estrela da Fórmula 1 naquela temporada.
O último parceiro de equipe
Para encerrar o Zero a 300 especial, um documentário produzido pela SkySports da Inglaterra sobre o GP de San Marino de 1994, contado pelo campeão mundial Damon Hill, o último parceiro de Ayrton Senna e segundo piloto da Williams em 1994. No vídeo, Hill relembra os fatos, visita os locais dos três acidentes daquele fim de semana e revisita os fatos com seu olhar mais maduro, de 20 anos mais tarde. Aproveite o feriado e curta esse documentário fantástico.