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Viper ACR despede-se de Nürburgring com volta final de 7:01
Não deu para quebrar a barreira dos sete minutos, mas o Dodge Viper encerra sua história neste mundo mostrando que um carro de tração traseira, com câmbio manual e motor aspirado ainda é capaz de andar junto com as máquinas mais avançadas do planeta.
Em sua última tentativa de recorde em Nürbugring Nordschleife o Viper conseguiu cravar 7:01,3, mantendo-se no quarto lugar do ranking dos carros produzidos em série mais rápidos no circuito, atrás somente da polêmica volta do Lamborghini Huracán Performante (6:52), do Porsche 918 Spyder (6:57) e do Lamborghini Aventador SV (6:59). Normalmente 2 ou 4 segundos de diferença são uma eternidade em termos de tempos de volta, mas não em Nürburgring, com seus 21 km de extensão e uma densidade de curvas digna do labirinto do Minotauro.
A equipe visava um tempo abaixo dos 7 minutos, o que seria perfeitamente possível de acordo com os pilotos, mas na última tentativa de recorde, uma falha em um dos pneus levou a um acidente que danificou a dianteira de um dos carros, impedindo-o de voltar à pista, enquanto o outro teve seu diferencial quebrado. Nada disso seria um problema se a Fiat Chrysler tivesse apoiado a tentativa, mas contando apenas com o recurso limitado das doações do crowdfunding, a equipe não tem como reparar os carros e não há mais nada a fazer para continuar a tentativa.
Como dito mais acima e em diversas ocasiões pelos pilotos Lance Arnold e Dominik Farnbacher, o Viper ACR tinha plenas condições de conseguir um tempo abaixo dos sete minutos, porém com orçamento restrito, a equipe tinha pouco tempo de pista e precisou treinar nas touristenfahrten, dividindo a pista com os turistas. Se ele seria capaz de quebrar o recorde do Huracán? É pouco provável, mas nosso palpite é que ele talvez conseguisse igualar os 6:57 do Porsche 918. Mesmo assim, 7:01 para um carro como o Dodge Viper ACR é um tempo e tanto, que faz dele o carro de tração traseira mais rápido do circuito, o carro de câmbio manual mais rápido do circuito e o americano mais rápido de Nürburgring.
Os carros mais vendidos em agosto
O mês de agosto fechou com um recorde de vendas de veículos novos: foram nada menos que 216.000 carros vendidos nos 31 dias do mês, ante 194.000 unidades em julho e 196.000 em agosto do ano passado.
A liderança voltou a ficar com o Chevrolet Onix, que segue inabalado em primeiro lugar com 18.513 unidades vendidas, um aumento de 3.279 unidades em relação ao mês anterior. No total, o Onix já vendeu quase 117.000 unidades desde o início do ano e caminha para o terceiro ano como líder de mercado, com mais de 46.000 unidades de vantagem em relação ao segundo mais vendido, o Hyundai HB20, que também foi o vice-líder em agosto, com 10.377 unidades. Com uma média de 10.000 unidades por mês, é praticamente impossível que o Hyundai vire o jogo nestes próximos quatro meses de vendas.
O Ford Ka continua na terceira posição como em julho, agora com 7.631 unidades vendidas, somente 383 a mais que no mês passado. Na soma dos sete meses completos de 2017, ele também figura em terceiro lugar, com 59.529 unidades vendidas desde janeiro.
Em quarto vem o Chevrolet Prisma, que desbancou o Renault Sandero e subiu uma posição no ranking com 1.112 unidades a mais que no mês passado, totalizando 7.412 unidades em agosto. Na quinta posição agora está o Volkswagen Gol, com 6.824 unidades, pouco mais que as 6.236 de julho, que o colocaram na sétima posição daquele mês.
Em sexto lugar segue ocupado pelo Toyota Corolla, que vendeu 6.679 unidades em agosto, 419 a mais que em julho. No acumulado do ano ele já tem 42.116 vendidas, o que o coloca como o segundo sedã mais vendido do país, atrás do Chevrolet Prisma, que já tem 44.914. Ainda dá para alcançar.
Na sétima posição vem o Renault Sandero, que despencou da quarta posição com 6.064 unidades vendidas. Foram apenas 599 unidades a menos que no mês anterior — certamente afetado pelas 2.890 vendas do Kwid.
Em oitavo lugar agora está o Fiat Mobi, que roubou a posição de sua irmã maior, a Fiat Toro, e subiu vindo da nona posição com 5.363 unidades em agosto. A picape vendeu apenas 3.618 unidades em agosto, ante 5.028 em julho, mas segue como a mais vendida do ano com mais de 34.000 unidades.
O top 10 é fechado pelo Volkswagen Fox na nona posição, com 5.182 unidades, e pela Fiat Strada, que vendeu 5.108 unidades em agosto.
Porsche poderá ter versão mais simples e acessível do 911 para puristas
Depois do 911R e da versão comportada do GT3, a Porsche pode estar planejando uma versão mais pura e acessível do 911. A informação é da revista britânica Autocar, que entrevistou o chefe de desenvolvimento da Porsche, Michael Steiner, durante o lançamento do novo Cayenne.
Segundo Steiner, a Porsche percebeu a demanda por esportivos puristas com a alta procura pelo exclusivo 911R (que era oferecido apenas aos proprietários do 918 Spyder) e deu a entender que irá desenvolver um modelo não-limitado na mesma pegada.
“O que aprendemos é que há cada vez mais clientes que apreciam um esportivo puro e divertido. A Porsche sempre teve esportivos limitados e ilimitados. Não há necessidade de limitar um esportivo purista”, disse Steiner à revista.
Ainda não sabemos se ele está corroborando a existência da versão comportada do GT3 ou se a Porsche pretende lançar uma versão espartana com câmbio manual do Carrera 2. O que sabemos é que tudo isso faz sentido, especialmente em uma linha de mais de 20 versões diferentes. Tudo o que a Porsche precisa fazer é dar um jeito de não canibalizar o Cayman.
Lewis Hamilton vence em Monza e assume liderança do campeonato
Depois de passar o campeonato inteiro na cola de Sebastian Vettel na briga pelo título deste ano, Lewis Hamilton finalmente assumiu a ponta da tabela após vencer o GP da Itália.
O final de semana de Hamilton começou com a pole position conquistada no sábado, depois de um atraso causado pelas fortes chuvas que caíram sobre Monza. Vettel largou somente na sexta posição, ao lado de Kimi Raikkonen, mas conseguiu agarrar o terceiro lugar depois das 53 voltas de pé embaixo no circuito italiano.
Com a vitória de Hamilton e o terceiro lugar de Vettel, o piloto britânico agora reverteu a vantagem de sete pontos do alemão, liderando o campeonato com 238 pontos ante 235 do alemão.
O destaque da corrida, contudo, certamente vai para Daniel Ricciardo, que largou na 16ª posição devido às penalidades decorrentes de alterações no motor, e conseguiu terminar a corrida em quarto lugar.