como tantos moleques dos anos 1980 e 1990 passei boa parte dos feriados e fins de semana no banco traseiro de um carro indo de uma cidade a outra para encontrar a familia ou simplesmente algo para fazer por sorte aprendi a ler cedo e nunca tive problemas em ler dentro do carro em movimento mas as vezes os gibis e livros ficavam entediantes e eu acabava mesmo prestando atençao na estrada [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 title= save the wagons ] e da mesma forma que tantos moleques que cresceram viajando de carro ou caminhao em alguns casos e nessas horas que começamos a reparar nos codigos da estrada aqueles sinais de luz e gestos que os motoristas tradicionalmente usam para se comunicar curiosamente quando finalmente comecei a dirigir ja nos anos 2000 estes codigos pareciam ser menos utilizados os lampejos freneticos de luz alta e buzinaços continuos sao mais comuns mas eles ainda sao utilizados por motoristas experientes e merecem ser divulgados para que sejam universalmente conhecidos para nao confiar apenas na minha memoria descolei este recorte da coleçao shell responde que eram uns livretos de oito paginas distribuidos nos postos da rede no inicio dos anos 1990 e que poderiam ser reeditados pelo flatout nao e mesmo shell com informaçoes sobre segurança viaria dicas de conduçao mecanica e conhecimentos gerais sobre carros e cultura automotiva — qualquer dia publico aqui a coleçao completa que foi digitalizada e cedida pelo leitor henrique hilgemberg veja so alguns codigos cairam em desuso mas boa parte ainda e usada exatamente como na epoca os codigos mais comuns ate hoje sao os seguintes carro a frente liga seta para a direita indica que a pista esta livre para a ultrapassagem por estar ajudando ele tambem provavelmente ira reduzir a velocidade e abrir passagem se possivel carro a frente liga seta para a esquerda indica que nao ha condiçao de ultrapassagem seja por veiculo no sentido oposto ou condiçoes da via carro no sentido oposto pisca a luz alta duas vezes indica que ha algo na pista adiante que exige atençao seja fiscalizaçao um acidente objetos ou obstruçao da pista normalmente quando ha uma obstruçao na via o sinal de luz e acompanhado por um gesto com as maos normalmente um movimento para cima e para baixo sugerindo reduçao de velocidade ou horizontal sobre o painel sugerindo que ha algo atravessado na pista carro no sentido contrario pisca a luz alta e apontando dois ou quatro dedos indica que ha animais ou pedestres na pista — os dedos sao uma analogia as pernas/patas buzinar brevemente duas vezes agradecimento os sinais indicados acima que nao sao muito comuns hoje em dia sao o pisca alternado para esquerda e direita para avisar que ha um caminhao em sentido contrario — hoje isso significa que o sujeito esta te chamando para um racha embora alguns usem como forma de agradecimento — e o sinal dos toques breves no freio que era mais usado por motoristas de caminhao para avisar outros caminhoneiros que o seguiam assim eles teriam tempo e espaço para reduzir a velocidade suavemente ou fazer uma ultrapassagem os toques breves no freio tambem nao sao mais recomendados porque podem confundir o motorista que vem atras se a sua intençao e alertar o motorista de tras que voce pretende frear pressione o pedal levemente mas nao o solte isso sera suficiente para acender as luzes de freio sem desacelerar bruscamente o carro alertando o motorista de tras de que voce vai mesmo parar e nao apenas ajustar a velocidade com uns toques breves ha outros codigos ou sinais que nao estao na imagem acima mas que sao comuns nas estradas como por exemplo carro de tras pisca o farol alto uma ou duas vezes indica a intençao de ultrapassar e deve ser usado com a seta ligada para a esquerda carro a frente ou em sentido transversal pisca o farol alto brevemente uma vez indica que o motorista esta cedendo a passagem motorista a frente com o braço para fora do carro com a mao aberta em posiçao baixa alerta para reduzir a velocidade devido a algum problema adiante nao ultrapasse o carro a frente antes de se certificar do que ha adiante aqui e importante lembrar de que existem os sinais de braço para mudança de direçao que podem ser usados em substituiçao as setas — braço esquerdo esticado indica intençao de virar a esquerda; braço esquerdo dobrado 90 graus indica intençao de virar a direita carro de tras pisca o farol alto de forma intermitente com breves toques na buzina e um codigo usado em situaçoes de emergencia pode ser que o carro de tras esteja com algum problema mecanico como perda de freios ou algum comando do carro ou entao que ha algo errado com o seu carro tambem e usado para pedir passagem emergencial em pistas simples de mao dupla [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ha quem use o pisca alerta em situaçoes de emergencia mas isso nao e aconselhavel pois voce perde a funçao das setas e deixa de sinalizar suas mudanças de direçao o pisca alerta alias deve ser usado somente com o carro imobilizado ou em casos de parada/frenagem emergencial nessas situaçoes voce tambem nao deve ultrapassar o carro sem se certificar de que ha condiçoes seguras adiante estes sao os codigos mais conhecidos e utilizados corriqueiramente nas estradas se voce conhece algum que ficou de fora por favor compartilhe conosco nos comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.