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Você moraria em uma garagem de luxo com espaço para 25 carros? Por R$ 33 milhões você pode!

Todos nós já vimos na internet aquelas imagens que mostram a planta de uma casa com uma garagem gigantesca e cômodos bem pequenos em relação a ela. Talvez você tenha compartilhado a foto dizendo algo como “a casa perfeita para mim” e recebido comentários dos seus amigos entusiastas concordando com você.

Bem, se você realmente quiser morar em uma casa assim (honestamente, quem aqui não quer?), saiba que existe uma à venda em Malibu, na Califórnia. Ela é exatamente assim: uma garagem enorme com anexos que a tornam habitável não apenas por carros, mas também seres humanos. Desde que sejam no máximo dois.

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Tipo isto, só que melhor

O empreendimento pertence a Steve Goldman, empresário do ramo de energia renovável, sistemas de automação e tecnologias limpas que por acaso também é entusiasta automotivo. Ele é dono de uma coleção de 14 automóveis, entre superesportivos e carros de corrida, e sua ideia era ter um espaço privado para exposição e ocasionais pernoites que, além de oferecer um ambiente agradável e confortável, também conservasse seus carros em perfeitas condições. Acontece que ele acabou criando a residência perfeita para um fã de carros morar de verdade, e não apenas passar um fim de semana.

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A propriedade de 4.000 metros quadrados tem área construída de 650 metros quadrados – mais do que o suficiente para uma garagem de 25 carros, um quarto, uma área de convivência, uma cozinha e três banheiros. A entrada principal fica na garagem, que conta também com um lounge. O acesso ao interior da residência é feito por uma escada que também serve como plataforma para admirar a coleção.

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Ao entrar na casa, dá-se de cara com uma cozinha bem equipada e a uma pequena sala. Subindo para o segundo andar, tem-se acesso aos três quartos e aos banheiros.

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É claro, porém, que a garagem é o destaque da propriedade. O ambiente com espaço para 25 automóveis possui seu próprio sistema de ventilação e controle automático de temperatura e umidade do ar – algo que, conforme Steve Goldman contou ao site especializado em casas de luxo Robb Report, é o segredo para manter os automóveis em excelentes condições.

Sou um engenheiro formado e fui CEO de uma companhia de tecnologia por muitos anos, então a tecnologia é meu forte. Eu entrei em contato com curadores de museus e perguntei “como vocês mantêm uma pintura em boas condições por 1.000 anos?” Foi assim que eu aprendi que o segredo está em controlar a umidade e a temperatura, sendo que a umidade é o elemento mais importante. Este complexo tem controle de temperatura, de umidade, de poeira e um sistema anti-bactérias. Em essência, está no nível da sala de cirurgia de um hospital.

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De acordo com Steve, o que mais prejudica a conservação de materiais como couro, tecido, borracha e plástico é a oscilação nos níveis de umidade. Quando o ar está muito úmido, a umidade é absorvida por estes materiais, e quando a umidade está baixa, os materiais secam novamente. Este processo, repetido centenas e centenas de vezes, é o que causa ressecamento e rachaduras. “Se você olhar mesmo os meus carros mais antigos, vai ver que cada peça de plástico está em perfeitas condições, todos os cintos estão bons, nada está estragado, porque a umidade no prédio é equilibrada”, ele diz.

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Para manter as condições do ambiente sempre perfeitas, a garagem possui três sistemas independentes de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, um desumidificador de ar industrial, um filtro de poeira de 1 micrômetro (ou seja, só deixa passar partículas menores que 0,001 mm) e um sistema antibacteriano por raios ultravioleta. Controlados por computador, os sistemas mantém a temperatura da garagem sempre entre 22°C e 24°C, com a umidade relativa do ar sempre em torno de 50%. Tais medidas são importantes porque a propriedade fica a apenas 500 metros da praia, onde os veículos ficam bastante suscetíveis à maresia.

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Não somos especialistas no mercado imobiliário de Malibu, naturalmente, mas US$ 10 milhões (cerca de R$ 33,4 milhões em conversão direta) é bastante grana em qualquer situação. No entanto, quem realmente estiver disposto e tiver condições, pode comprar a casa e ainda incluir no pacote alguns dos carros que Steve Goldman guarda nela. Entre eles estão uma Ferrari LaFerrari (que ocupa o lugar que era de uma Enzo), um McLaren P1, um Pagani Zonda e um par de Porsche 911 GT3 – carros que são figurinhas carimbadas em coleções pelo mundo, é verdade. Mas Goldman, que costuma participar de categorias monomarca promovidas para donos de Porsche e Ferrari, por exemplo, tem algumas coisas ainda mais interessantes.

Uma delas é um Ruf Turbo R, supercarro feito com base no Porsche 911 Turbo da geração 996, com carroceria alargada, pintura azul e um motor biturbo de 600 cv feito sob medida para Steve. Ele é amigo pessoal de Alois Ruf, filho do fundador e dono da preparadora-que-virou-fabricante.

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A outra é uma Ferrari 360 Challenge equipada com um motor de 1.000 cv e 140 mkgf de torque feito pela Competition Motorsports, também sob medida para Steve… exceto que não se trata de um V8 Ferrari, e sim de um big block Chevrolet de 427 pol³ (sete litros) feito do zero, com bloco de alumínio e componentes internos forjados.

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De acordo com entusiastas em fóruns de supercarros, Steve é um cara discreto que participa de track days e corridas amadoras em circuitos do mundo todo, e prefere quantidade sobre qualidade na hora de montas sua coleção. E ele realmente dirige os carros na medida do possível.

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Steve considera a possibilidade de incluir um ou dois carros no pacote para quem comprar sua garagem/museu/casa, mas não gosta da ideia de ter que se separar de alguma de suas preciosidades sobre rodas. Por isso, para “dificultar” as coisas, ele incluirá o custo de transporte do carro no preço.

 

 

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