FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Você não vai acreditar no quanto que este Ford Escort acelera e faz curva

O irlandês Simon McKinley é o tipo de cara que faz nos perguntar o que há na água deste povo da Grã-Bretanha. O que você verá neste post é mais uma daquelas coisas quase inacreditáveis, que enchem os nossos olhos, deixam as mãos suadas e, bem, nos fazem sentir absolutamente medíocres atrás de um volante. Engula este Ford Escort mk2 RS2000 devorando curvas com a traseira, como se não houvesse amanhã:

Fora a pilotagem limítrofe, digna de um elo perdido de Colin McRae (bem, da Irlanda para a Escócia é só um pulinho), o que mais impressiona é o fato do Escort de McKinley ser totalmente vintage em sua receita. Sob o capô, temos o bloco 2.0 TL20, original do RS2000, mas seu cabeçote foi trocado por um raríssimo Holbay de 16V (homologado na época para ralis), de fluxo cruzado e comando roletado. Só pela rotação estratosférica do motor – diria que é algo pra lá de 9 mil rpm -, já dá pra perceber que a graduação do comando seria digna de um Fórmula 2 – aliás, este carro é tão rápido que disputa tempo com monopostos nestas subidas de montanha (veja o vídeo abaixo). Circula por aí que o carro de Simon tem 305 cv – e se você acha pouco, é porque você não sabe o que é ter mais de 300 cv em um carro de 780 kg e tração traseira. São 2,55 kg por cv apenas!

Outra coisa espetacular é a dinâmica deste Escort. Calçado com “pequeninas” rodas Minilite (aro 13 provavelmente – mas pra lá de 9″ de largura na traseira), pneus slick e bitolas seriamente alargadas, ele transfere peso na diagonal com maestria nas curvas de pé cravado (FlatOut, oh!) – a traseira escorrega, mas está sempre bem calçada e tracionando. É algo de encher os olhos e que me lembra as épicas Alfa GTA de corrida. Goddamit!!

Mas é claro que não íamos deixar vocês sem um onboard. Aperte os cintos, tente segurar suas vísceras no lugar e pegue uma carona no hillclimb de Wexford!