Durante a Guerra Fria, que, de acordo com especialistas durou de 1947 a 1991, os chefes-de-estado e oficiais do governo da União Soviética só tinham uma marca favorita de automóveis: a ZiL. Ela se especializou em veículos de luxo exclusivos para os governantes vermelhos. Claro, eles também fabricavam veículos militares, mas ficaram famosos mesmo pelas limusines quadradonas, com todos os itens de luxo imagináveis, blindagem ultra-resistente e inspiração nos carrões americanos. Não existe maneira melhor de demonstrar o orgulho soviético, não é mesmo?
O caso é que, depois de produzir, artesanalmente, cerca de 50 carros por ano e fornecer o transporte oficial para caras como Leonid Brezhnev, Nikita Khrushchev, Yuri Andropov e Mikhail Gorbachev, a ZiL deixou de fabricar carros de luxo em 2002, focando-se em ônibus e utilitários. E eles pareciam dedicados a não tornar a lidar com limusines, a fim de ir desassociando sua imagem à era da Guerra Fria… até que Vladimir Putin decidiu que precisava de um carro novo.
Foi em maio de 2012, quando o invencível Putin foi eleito presidente… depois de ser primeiro-ministro de 2008 a 2012. Antes disso, ele já havia sido presidente de 2000 a 2008 e primeiro-ministro entre 1999 e 2000. Ou seja: sabemos que o cara gosta mesmo de ser o manda-chuva soviético. Naturalmente, ao ser eleito mais uma vez, ele queria que o veículo oficial do presidente russo fosse um carro desenvolvido e produzido na Rússia. E não dá para ficar mais russo que um ZiL, pode ter certeza.
As limusines da ZiL são praticamente as mesmas desde 1970, quando a fabricante apresentou o ZiL-114, inspirado pelo Chrysler Imperial. Desde então as formas quadradas, o motor V8, o câmbio automático e o interior espaçoso têm sido atualizados, e quase dava para acreditar quando a ZiL disse que seu protótipo, o ZiL-4112R, era uma evolução gigantesca em relação aos modelos passados — mesmo que as linhas gerais, as dimensões e a concepção mecânica (motor V8, câmbio automático e tração traseira) dissessem o contrário.
Mas não é bom desconfiar dos russos, e muito menos do cara que, de algum jeito, conseguiu apoderar-se do carro e vendê-lo no site de classificados Hemmings. O próprio anúncio já é uma verdadeira pérola, que vamos traduzir (o mais literalmente possível) a seguir:
Este carro é verdadeiramente único e foi produzido em apenas uma cópia, sendo um produto piloto deste projeto. Suas propriedades e conforto são superiores a todos os modelos semelhantes conhecidos atualmente, incluindo o Cadillac, o Rolls-Royce e o Maybach. Ele foi construído por uma parceria entre as companhias Depot ZIL e AMO ZIL em Moscou para o Presidente da Rússia Vladimir Putin.
O carro é novo em folha. Ele tem todos os suprimentos imagináveis e inimagináveis para que o dono passe o tempo de forma prazerosa: sistema de aquecimento e ar-condicionado, cintos de segurança inerciais, janelas elétricas nas portas, persianas elétricas para a cabine posterior, divisórias de vidro elétricas, monitor retrátil, bancos com ajuste elétrico, exterior com controle remoto e espelhos internos, visores de sol, um bar, uma geladeira e porta-malas com abertura elétrica.
Suavidade e rodar macio incomparáveis a qualquer coisa. Luxo muito real.
Ainda que algumas coisas não façam sentido (“Suas propriedades e conforto”? “Exterior com controle remoto e espelhos internos”? “Luxo muito real“?), só conseguimos imaginar que um carro desses é realmente digno de um presidente russo. Aliás, talvez apenas o presidente russo saibam exatamente o que cada um dos opcionais quer dizer. Podem ser códigos para operações secretas ou algo do tipo.
A linguagem mecânica, no entanto, é bem mais universal. Pois bem: o ZiL-4112R usa um V8 de 7,7 litros com comando simples nos cabeçotes, injeção multiponto e capacidade de entregar 400 cv entre 4.400 e 4.600 rpm e 62,2 mkgf de torque entre 2.500 e 2.700 rpm.
Com câmbio automático Allison 1000, de cinco marchas (o mesmo que a General Motors utiliza em alguns de seus utilitários), o carro é capaz de chegar aos 200 km/h — nada mal para um carro que pesa nada menos que 3,5 toneladas e tem, de acordo com a descrição, “suspensão dianteira independente e suspensão traseira dependente”. Sim, é isto o que está escrito.
De qualquer forma, que diabos este carro está fazendo à venda, e não levando o supremo Sr. Kaioh líder Vladimir Putin para suas obrigações oficiais? Bem, parece que depois de exigir que o carro oficial do presidente russo fosse projetado e fabricado na Rússia, ele não gostou do resultado.
Sequer imaginamos (e talvez nem queiramos saber) como o carro foi parar nas mãos deste vendedor, mas o caso é que ele está querendo US$ 1,2 milhões, ou R$ 4,7 milhões em conversão direta. E é claro que o valor é negociável, camarada!