e seguro dizer que todos os carros vendidos hoje no mundo sejam operados por um pedal de acelerador a direita freio ao centro talvez uma embreagem a esquerda e o cambio no tunel central tudo convenientemente posicionado para que o ato dirigir seja o mais espontaneo o quanto possivel esta noçao esta fortemente enraizada no consciente coletivo de modo que e dificil imaginar que o ato de dirigir nem sempre foi assim os primeiros carros eram extremamente dificeis de comandar alguns deles nem mesmo tinham volante — no inicio os carros usavam alavancas para mudar a direçao como o leme de um barco o benz patent motorwagen de 1886 amplamente aceito como o primeiro automovel do mundo era um dos que usavam este tipo de controle clement panhard type vcp voiture legere um dos primeiros carros de passeio com volante so mais tarde surgiu a ideia de usar um volante para controlar a direçao dos carros um dos primeiros exemplos conhecidos e o frances alfred vacheron que em 1894 competiu em uma corrida entre as cidades de paris e rouen — uma corrida para carruagens sem cavalos — usando um panhard et levassor com um volante circular quatro anos depois a panhard incorporou a ideia a seus automoveis evoluçao e revoluçao nos primeiros anos do automovel os fabricantes testaram diferentes configuraçoes de controles e comandos e nao havia um consenso a respeito da maneira ideal de distribui los em um carro o ford modelo t e um dos exemplos mais emblematicos dessa era introduzido em 1908 o modelo t ja tinha um volante e ate tres pedais mas eles nao eram embreagem freios e acelerador e sim um esquema bem mais complicado o pedal da esquerda serve para trocar as duas marchas para a frente enquanto o pedal do meio engata a re o pedal da direita e o freio e nao o acelerador para acelerar voce precisa acionar a alavanca a direita do volante enquanto a alavanca da esquerda controla o ponto de igniçao se nao entendeu leia de novo se continuar sem entender desista — para nossa sorte ninguem mais no mundo precisa saber dirigir um modelo t nao se iluda os tres pedais sao completamente diferentes do que voce imagina ja sabemos que o ford t foi o primeiro carro verdadeiramente popular da historia e isto e de importancia imensuravel ele foi vendido ate 1927 e em seu auge metade dos carros do mundo eram modelos t cerca de 10 milhoes de unidades mas para nossa sorte ainda maior o layout de comandos do t nao pegou sem duvida o ford modelo t causou uma revoluçao no modo como se produzia automoveis e o metodo de linha de montagem criado por ele persiste ate hoje mas o carro em si nao trazia nenhuma evoluçao no modo como enxergamos os automoveis hoje — nenhuma nova soluçao de engenharia apenas mais um carro complicado de guiar e com partida por manivela como tantos outros carros da epoca a evoluçao precisava continuar a re invençao do automovel hoje em dia todas as fabricantes de automoveis vigiam os movimentos umas das outras praticamente em tempo real — graças a internet a comunicaçao instantanea e todos os recursos tecnologicos que foram criados ao longo das decadas para chegar ao que temos hoje so que no inicio do seculo 20 nao existia nada disso e as ideias originais eram verdadeiramente originais a cadillac e uma divisao da general motors desde 1909 mas sua origem esta nos restos da henry ford company que tambem deu origem a ford motor company depois de se dissolver em 1916 a cadillac lançou o type 53 que foi o primeiro carro no mundo com um pedal de embreagem a esquerda um pedal para os freios no meio acelerador a direita alavanca de cambio ao lado do motorista freio de estacionamento logo ao lado e uma chave de igniçao no painel esta tudo ali volante alavanca de cambio os tres pedais freio de mao e chave de igniçao nao e uma beleza em um episodio da decima temporada de top gear em 2007 jeremy clarkson e james may sairam em busca do cadillac type 53 e mostram que de fato ele e o carro mais antigo que alguem pode dirigir sem antes precisar fazer um curso intensivo de uma semana — e como os dois disseram talvez a cadillac nao tivesse noçao a epoca de que estavam definindo para sempre o modo como dirigimos [youtube id= r6ybihc0lay width= 620 height= 350 ] tempos modernos o cadillac type 53 nao chegou a 1917 — foi substituido pelo type 55 antes da guerra porem os cadillac eram carros caros de luxo e nem todo mundo tinha acesso a eles nao ha como dizer com clareza como se deu a adoçao dos controles apresentados no type 53 mas se eles persistem ate hoje certamente a aceitaçao foi boa o que se sabe e que o type 53 foi lançado bem no meio da primeira guerra mundial e que depois dela varios paises precisaram reconstruir sua economia — o que nos leva direto para o reino unido terra da austin em 1922 a austin ja era uma companhia razoavelmente bem estabelecida naquele ano a fabricante lançou o modelo de que a inglaterra precisava o austin 7 um carro barato custava quatro vezes menos do que um type 53 compacto e economico ainda naquele episodio do top gear clarkson e may nos mostram que o austin 7 foi o primeiro carro popular da europa e enquanto os americanos ainda tinham o complicado modelo t o 7 usava o esquema introduzido no cadillac type 53 saca a modernidade tendo feito muito sucesso na europa e no japao o austin seven pode ser considerado o carro que popularizou os comandos modernos nos automoveis — tanto que o ford modelo a sucessor do modelo t lançado em 1927 tambem adotou o layout e o resto literalmente e historia — ainda que com algumas variaçoes como o ford gt40 feito com base em um projeto ingles — da lola — e executado por americanos ford e carroll shelby o primeiro gt40 tinha mao inglesa mas o cambio a direita e como uma mao inglesa para iniciantes hoje nao temos mais tantas revoluçoes como naquela epoca — as coisas sao mais graduais foi assim com o cambio automatico e certamente sera com a partida sem chave e com as borboletas atras do volante mas a ergonomia basica de um carro dificilmente mudara e todo mundo deve isto a um cadillac e a um popular austin ate mesmo quem inventou o automovel
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