FlatOut!
Image default
Car Culture História

Volante, pedais e alavancas: uma breve história de como dirigimos hoje

É seguro dizer que todos os carros vendidos hoje no mundo sejam operados por um pedal de acelerador à direita, freio ao centro, talvez uma embreagem à esquerda e o câmbio no túnel central. Tudo convenientemente posicionado para que o ato dirigir seja o mais espontâneo o quanto possível. Esta noção está fortemente enraizada no consciente coletivo, de modo que é difícil imaginar que o ato de dirigir nem sempre foi assim. Os primeiros carros eram extremamente difíceis de comandar. Alguns deles nem mesmo tinham volante — no início, os carros usavam alavancas para mudar a direção, como o leme de um barco. O Benz Patent-Motorwagen, de 1886, amplamente aceito como o primeiro automóvel do mundo, era um dos que usavam este tipo de controle. Clément-Panhard Type VCP Voiture Légère, um dos primeiros carros de passeio com volante Só mais tarde surgiu a ideia de usar um volante para controlar a direção dos carros. Um dos primeiros exemplos conhecidos é o francês Alfred Vacheron, que em