FlatOut!
Image default
Zero a 300

Volkswagen admite que “Voltswagen” era pegadinha, Porsche testa combustível sintético na pista, Mercedes-AMG C63 terá mesmo quatro cilindros e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Volkswagen admite que “Voltswagen” era uma pegadinha

A Volkswagen não vai mudar seu nome para “Voltswagen”. E nós dissemos mesmo que a história estava estranha, pois qualquer mudança neste sentido precisa de um registro de marca antecipado, algo que não havia ocorrido.

A fabricante veio a público na tarde de ontem (30) e admitiu que o press release anunciando a mudança e detalhando os motivos foi feito “no espírito do 1º de Abril”, mas também disse que de fato anunciará novidades para sua linha de elétricos em breve. A VW também disse que, de fato, a publicação do anúncio na segunda-feira (29) foi um engano, mas garantiu que a confusão causada no dia seguinte, com direito a tuítes na conta oficial da Volks, foi intencional e atingiu seu objetivo.

Segundo o Automotive News Europe, fontes ligadas à VW expressaram descontentamento com a falta de atenção que os elétricos da marca recebem nos Estados Unidos em comparação à Tesla, por exemplo. E então o departamento de marketing teve esta ideia, que foi descrita por um porta-voz da Volkswagen como “interessante”.

De acordo com analistas, porém, a manobra de marketing da Volkswagen foi arriscada. Se, por um lado, gerou publicidade espontânea, por outro uma mentira deliberada à imprensa não é exatamente o que se espera da principal envolvida no escândalo do “Dieselgate”, em 2015, quando veio à tona o uso de equipamentos para fraudar emissões nos veículos a diesel de todas as marcas do grupo VW.

 

Porsche testa combustível sintético na pista

A Porsche está mesmo levando a sério seu plano de produzir combustível sintético. Tanto que o eFuel já está sendo testado na pista – ontem, 30 de março, foi realizado o primeiro teste no circuito de Zandvoort, na Holanda. E o próximo passo é realizar um campeonato inteiro usando apenas combustível sintético.

Em parceria com a ExxonMobil, a Porsche vai testar eFuel nas temporadas 2021 e 2022 da Porsche Mobil 1 SuperCup, categoria monomarca na qual todos competem com o 911 GT3 Cup. Também serão testados outros componentes alternativos, como lubrificantes e peças plásticas, produzidos de maneira sustentável.

No primeiro ano de testes, será utilizada uma mistura de biocombustíveis, à base de hidrogênio e dióxido de carbono, criada especificamente para motores de competição. Ao longo da temporada, serão colhidos diversos dados sobre o rendimento do combustível e uma nova fórmula será desenvolvida a partir desses dados. O objetivo é que, na segunda temporada de testes, esta nova fórmula seja capaz de cortar a emissão de gases do efeito estufa em pelo menos 85%.

O passo seguinte, espera-se, é dar início ao processo de transformar o combustível de competição em algo viável comercialmente. A Porsche acredita nos carros elétricos, mas também diz que os carros a combustão podem ser tão limpos quanto eles – basta que se use o combustível certo.

 

Mercedes-AMG C63 terá motor quatro-cilindros, turbo elétrico e mais de 600 cv

Depois de muito se especular, a Mercedes-Benz confirmou que o próximo AMG C63, a ser revelado mais para o fim deste ano, terá mesmo um motor de quatro cilindros. Mas não é só isto.

A Mercedes fez uma apresentação para mostrar os novos powertrains que serão usados pelos modelos AMG, e o conjunto do C63 é só um deles. Além do motor quatro-cilindros de dois litros (derivado do conhecido M139), ele terá o turbocompressor elétrico que a equipe de Fórmula 1 já utiliza, mais o sistema híbrido “E-Performance”. Este consiste em um motor elétrico de 201 cv, mais uma caixa de duas marchas e o diferencial eletrônico em um pacote compacto no meio do eixo traseiro. O resultado, segundo a fabricante, serão mais de 600 cv nas quatro rodas.

Não é só isto: o sistema E-Performance também será usado no novo Mercedes-AMG GT 73. O sedã-cupê que trará de volta a nomenclatura “73” terá mais de 800 cv graças à união do E-Performance com o V8 biturbo de quatro litros já empregado no modelo – e também pelo menos 102 kgfm de torque.

 

Audi confirma nova geração do A3 no Brasil ainda neste ano

Nem só de elétricos são feitos os lançamentos no Brasil – e a Audi nos lembra disto ao confirmar que a nova geração do A3 será lançada por aqui ainda em 2021.

O carro será importado da Hungria nas carrocerias sedã e hatchback, como já é de costume – o que certamente o tornará mais caro que a geração anterior, que era fabricada em São José dos Pinhais (PR). Não foram confirmadas especificações técnicas, mas o mais provável é que o novo A3 seja oferecido com o motor 1.5 TFSI de 150 cv da marca, ligado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas.

Informações sobre preços e versões devem ser reveladas nas próximas semanas.

 

Ford é multada em R$ 10 milhões por problemas no câmbio Powershift

O Procon-SP multou a Ford em R$ 10.546.442,48, conforme divulgado pela própria organização na última segunda-feira (29). A multa se deve ao chamado vício oculto – quando um produto é colocado no mercado e apresenta defeitos após certo tempo de uso, o que aconteceu com o câmbio de dupla embreagem Powershift, usado por Focus, Ecosport e New Fiesta entre 2013 e 2016.

O órgao de defesa do consumidor pediu à Ford para esclarecer se um acordo firmado entre proprietários de carros com câmbio Powershift e a fabricante nos Estados Unidos valeria também para o Brasil. A Ford respondeu dizendo que o acordo envolve apenas um universo específico de proprietários norte-americanos e, portanto, não se aplica a veículos no Brasil.

Como não resolveu o problema de forma satisfatória, o Procon-SP entende que a Ford feriu o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, e por isso aplicou a multa. Fernando Capez, diretor do Procon-SP, acredita que a Ford deve dar aos brasileiros a mesma atenção dedicada aos consumidores nos EUA. “O Brasil tem instituições fortes e uma legislação muito bem construída na defesa e proteção do consumidor, então não adianta querer dar um tratamento aqui no Brasil diferenciado para pior em relação ao que dá em outros países do mundo”, declarou o executivo.

A Ford disse que recebeu um prazo do Procon-SP para pagar a multa, e informou que recorrerá da decisão apresentando todas as informações a respeito do suporte a seus clientes.

 

CAOA Chery vai produzir novo SUV em Jacareí (SP)

A CAOA Chery anunciou que começará a fabricar um novo SUV em Jacareí (SP), como forma de complementar a linha formada atualmente por Tiggo 2 e Tiggo 5X. Embora a fabricante não diga exatamente qual será o novo modelo, tudo indica que se trata do Tiggo 3X, revelado recentemente no exterior.

A Chery diz que já começou a produzir os primeiros protótipos, e que em breve anunciará a abertura de novas vagas de trabalho para reforçar o quadro de funcionário – o que vai na contramão da indústria neste momento de paralisações, fechamentos, demissões e férias coletivas.

O Chery Tiggo 3X é vendido em outros países com motor 1.6 de 124 cv e 2.0 de 135 cv, e é provável que a versão brasileira venha com a primeira opção.

 

Isle of Man Tourist Trophy 2022 tem data confirmada

 

Adiado em 2020 e 2021, o Tourist Trophy de Isle of Man acontecerá novamente em 2022 – a organização do evento anunciou que a próxima edição será realizada entre os dias 29 de maio e 11 de junho.

De acordo com a agenda, os treinos de classificação vão acontecer entre os dias 29 de maio (domingo) e 3 de junho (sexta-feira). As corridas começarão na manhã de sábado (4) continuarão até a sexta-feira (10). No dia 11, será realizado o encerramento.

Apesar do anúncio, a organização do TT Isle of Man ressalta que as datas ainda estão sujeitas a mudanças, dependendo da evolução no quadro da pandemia.