Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Mustang pode ganhar versão de quatro portas
A estratégia da Ford em matar sedãs e hatchbacks em favor de SUVs e esportivos nos EUA poderá resultar em um papel mais abrangente para o Mustang. Segundo o site Mustang 6G, a fabricante americana está preparando uma versão de quatro portas para o esportivo. Sim: um Mustang “cupê de quatro portas”.
Segundo o Mustang 6G, a novidade foi anunciada pela Ford em um evento realizado nesta semana com concessionários americanos da marca. Na ocasião o GT500 2020 foi apresentado aos revendedores, que também receberam a notícia do Mustang de quatro portas. Segundo participantes do evento, o Mustang “sedã’ terá um motor V8 biturbo e tentará competir com Audi A7, Mercedes CLS e Porsche Panamera.
A possibilidade de um Mustang é surpreendente, mas não absurda dentro da atual conjuntura da Ford. A marca do oval azul já anunciou há algum tempo que irá fazer um SUV elétrico baseado/inspirado no Mustang. A criação de um Mustang de quatro portas pode indicar, portanto, a criação de uma família esportiva, com o apelo “premium” que seus carros mais luxuosos não tiveram até agora.
BMW finalmente considera produzir uma perua M3
Desde sua segunda geração, o BMW M3 é oferecido como sedã, conversível e cupê, mas até agora ele jamais ganhou uma versão perua como seu irmão maior, o M5. Não foi por falta de demanda — RS4 e C63 AMG Estate estão aí para provar — nem por falta de tentativas: a própria BMW tem um protótipo do M3 E46 Touring em sua garagem “secreta” e vários fãs e preparadores da marca criaram seus Série 3 Touring com powertrain e características da BMW ou simplesmente com um desempenho semelhante (ou superior) ao do esportivo (veja aqui e aqui).
Essa história, contudo, parece estar finalmente prestes a mudar: a BMW está considerando vender o M3 em forma de perua. É o que dizem os britânicos da Autocar.
De acordo com fontes da revista ligadas à BMW, pela primeira vez a marca está considerando criar uma rival para a RS4 Avant e para a C63 Estate porque “o custo de desenvolvimento seria mínimo, permitindo que a BMW venda a perua apenas na Europa, sem a necessidade de um grande volume de vendas para cobrir o custo de desenvolvimento e gerar lucratividade. As fontes não deixaram claro, contudo, quais foram os impedimentos de se fabricar um M3 Touring até agora, visto que a Série 3 tem uma versão perua desde sua segunda geração (E30).
Volkswagen irá apresentar picape média-compacta no Salão
Você talvez lembre que a Volkswagen está preparando uma picape médio-compacta para concorrer com a Fiat Toro no Brasil. O modelo chegou a ser flagrado disfarçado de Golf Variant, mas até agora não deu as caras com sua carroceria definitiva. Antes disso acontecer, contudo, a Volkswagen irá apresentar uma prévia da picape em forma de conceito, que será exibido no Salão do Automóvel a partir da próxima terça-feira.
Por enquanto a Volkswagen só divulgou uma renderização ultra-estilizada da picape, que parece conter elementos do Tiguan, como os arcos dos para-lamas em forma de trapézio e o vinco marcante na linha das maçanetas externas, partindo das lanternas e se estendendo até parte dos para-lamas dianteiros. A relação não é mera coincidência: a picape será baseada na plataforma modular MQB, também compartilhada com o Golf Variant (daí a opção para a mula de testes) e com o Tiguan.
Segundo a Volkswagen, o conceito será um daqueles show cars que são feitos a partir do modelo final e “conceitualizados” para não revelar todos os detalhes da versão de produção. A Volkswagen não revelou os detalhes mecânicos da picape, mas — sinceramente? — nem precisa. Considerando que a a Volkswagen só oferece três motores “premium” no Brasil, que ela terá uma relação próxima com o Tiguan, que será posicionada abaixo da Amarok e que deverá concorrer com a Fiat Toro, nos parece óbvio que ela terá os motores 1.4 TSI e 2.0 TSI; o primeiro com 150 cv e o segundo com algo entre 200 e 230 cv, ambos com sistema 4Motion de tração nas quatro rodas.
Só não está claro qual será o câmbio usado: a Volkswagen tem o automático de seis marchas Tiptronic e o DSG de sete marchas com embreagem dupla banhada em óleo. O primeiro nos parece mais robusto para a aplicação em uma picape que poderá carregar peso, mas a opção definitiva só saberemos durante o Salão do Automóvel.
Speedline lança reedição das rodas do Impreza de Colin McRae
A Speedline Corse anunciou o relançamento das rodas Type 2013C, que marcaram os anos 1990 nos estágios do Grupo A do WRC e foram alçadas ao status de ícone por equiparem o Impreza WRC usado por Colin McRae em seu título de 1995. As rodas também foram usadas pelos Toyota Corolla WRC, pelos BMW M3 e pelos modelos de rali de dois litros como o Renault Mégane e o Peugeot 306 Maxi.
A nova série é fabricada com o ferramental original, porém com tecnologias modernas de fundição e pintura e diversos tamanhos e medidas. Neste primeiro momento elas estão sendo feitas exclusivamente nas medidas do Subaru Impreza — 18×8 com furação 5×100 —, mas nos próximos meses ganharão mais opções.
Elas também estão disponíveis nas versões de rua e de competição, e os preços partem de 270 libras, ou R$ 1.300 em conversão direta.
Designer do Lamborghini Gallardo e Bentley EXP10 Speed 6 será o chefe de design da Hyundai e Kia
A germanização da Hyundai-Kia segue a passos largos. Depois de Peter Schreyer e Albert Biermann, o grupo coreano anunciou que seu novo chefe de design será Luc Donckerwolke. Sim, ele é belga e não alemão nem austríaco, porém fez seu nome e carreira projetando modelos da Volkswagen nos anos 1990 e 2000, sendo o responsável pelo design do Audi A2, Audi A4 Avant B6, Bentley Flying Spur e dos Lamborghini Diablo VT, Gallardo e Murciélago.
Donckerwolke irá substituir Peter Schreyer, seu ex-chefe na Audi que foi contratado pela Hyundai-Kia há dez anos e foi o principal responsável pela revolução de design dos carros da marca. Agora, como chefe de design do grupo, ele irá supervisionar as equipes de design em todo o mundo e irá influenciar diretamente a direção que o design da Hyundai, Kia e Genesis irá tomar. Como designers costumam ter um estilo próprio, podemos esperar que os futuros modelos do Hyundai Motor Group tenham um toque ainda mais germânico no visual externo e interno.