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Volkswagen Atlas Cross Sport aparece sem disfarces em versão de produção
Você já deve ter percebido que a Volkswagen não menciona o lançamento da nova geração do Touareg no Brasil. O motivo é que o modelo ficou caro demais para obter um volume de vendas que justificasse sua importação e, por isso, ele será substituído por dois modelos no mercado brasileiro. O primeiro já está entre nós: é o Tiguan Allspace em sua versão de topo, que deverá atender a demanda pelas versões de entrada do Touareg. O outro pode ser o Atlas, que já é oferecido nos EUA desde 2017, mas agora ganhou uma versão mais “esportiva”, digamos, com traseira truncada e uma postura mais agressiva, o Atlas Cross Coupé. O modelo já havia sido apresentado no início do ano em forma de conceito para o mercado chinês, mas agora deu as caras sem disfarces em versão de produção.
Como esperado, ele não é muito diferente do conceito (boa parte dos “conceitos” é baseado na versão de produção, e não o contrário), mantendo a dianteira da atual versão de sete lugares, porém com uma nova porção traseira a partir da coluna B. Justificando o termo “coupé” em seu nome, ele tem a traseira truncada, com o vigia inclinado formando uma queda acentuada a partir do teto. Os para-lamas salientes e a linha vincada na lateral foram mantidos, porém as maçanetas não acompanham o vinco, ficando acima deles. A linha de ombro elevada forma uma área envidraçada mais esguia, o que passa uma sensação de enclausuramento desejada nesse tipo de carro.
Ainda não há detalhes sobre a motorização, mas é provável que ele mantenha a mesma combinação do Atlas americano, que usa o 2.0 TSI de 220 cv ou o VR6 de 3,6 litros e 280 cv combinados ao câmbio Tiptronic de oito marchas. O modelo 2.0 tem tração somente na dianteira, enquanto o VR6 usa o sistema 4Motion de tração nas quatro rodas. Quanto ao preço, considerando que o Atlas de sete lugares parte de US$ 31.000 nos EUA e que o Tiguan Allspace parte de US$ 26.000, não espere o Atlas Cross Coupé por menos de R$ 200.000 se der as caras por aqui.
Preço da gasolina nas bombas segue em queda
O preço da gasolina nas bombas segue em queda pela oitava semana consecutiva, segundo o painel de monitoramento de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Com a queda, o valor médio nacional do litro da gasolina passou de R$ 4,402 para R$ 4,365.
A queda nas bombas contraria o aumento de 4% do combustível nas refinarias da Petrobras na semana passada. Na última sexta-feira a Petrobras anunciou um novo reajuste que elevou o preço em 2,04% nas refinarias, fazendo o litro passar de R$ 1,587 para R$ 1,620 no último sábado (15). Se o reajuste será repassado ao consumidor final é algo que depende do repasse das distribuidoras aos postos e da margem dos postos.
Placas do Mercosul adiadas para 2019 em Minas Gerais
Depois de sucessivos adiamentos e até da imposição de um prazo final por parte do Departamento Nacional de Trânsito, as placas do Mercosul foram adiadas para 2019 em Minas Gerais.
A Polícia Civil do estado informou na sexta-feira (14) que a implementação das placas está suspensa até 2019 para que o próximo governador do estado decida quais órgãos serão responsáveis pelo processo de implementação e fiscalização das placas do Mercosul. A assessoria do governador eleito Romeu Zema divulgou nota dizendo que ele só se pronunciará depois de assumir o carro e de ser informado sobre as pendências do governo anterior.
O adiamento para 2019 e a resposta do governador eleito reforça os rumores de que o novo padrão de placas pode ser adiado novamente ou mesmo abandonado. Nesta tarde teremos mais um especial sobre as placas do Mercosul, no qual indicaremos quais são os principais empecilhos e inconsistências que estão levando as novas placas para 2019 ou, quem sabe, para a gaveta. Fique ligado!
Mercedes divulga teaser da nova geração do CLA
A Mercedes-Benz revelou nesta segunda-feira a primeira imagem da nova geração do seu “cupê de quatro portas” compacto, o CLA. O modelo será apresentado em janeiro durante a Consumer Electronic Show, a CES, que acontece em Las Vegas uma semana antes do Salão de Detroit.
Embora a escolha de uma feira de eletrônicos para lançar um carro pareça estranha, a Mercedes optou por destacar a versão mais recente de seu sistema multimídia, o Mercedes-Benz User Experience (MBUX), tentando com isso atrair não apenas o público entusiasta, que sabe “ler” as qualidades de um carro, mas também o público interessado em tecnologia, criando uma imagem de marca com esse novo público-alvo.
O teaser não mostra praticamente nada do carro, limitando-se à linha arqueada da parte traseira do teto, destacando que ela é diferente do Classe A Sedan, lançado há alguns meses e apresentado no Salão do Automóvel em outubro. Caso você esteja confuso, o CLA nunca foi o sedã da Classe A, embora cumprisse essa função de fato. Por essa razão ele acabou posicionado na mesma faixa de preços dos modelos de entrada da Classe C e não competia em igualdade com o A3 Sedã.
Em relação ao Classe A Sedã, o CLA não terá apenas a traseira em queda mais acentuada, mas também uma dianteira mais agressiva e um para-brisa mais reclinado, além de uma distância maior entre os eixos. Além do CLA “cupê” a Mercedes também planeja lançar o CLA Shooting Brake em 2019.
Sob o capô, ele usará os mesmos motores 1.3 turbo e 2.0 turbo das atuais versões do Classe A, tendo como modelos de topo os AMG CLA 35 e CLA 45.
Volkswagen ID é flagrado em testes
Um Volkswagen elétrico parecia uma ideia distante quando a marca apresentou seu primeiro conceito da linha ID no Salão de Paris em setembro de 2016. Desde então, a plataforma elétrica deu origem a diversos outros conceitos que pareciam igualmente distantes, mas a marca já tem um protótipo da versão de produção do ID em testes. E ele foi flagrado na África do Sul.
O modelo circula despreocupadamente adesivado com um padrão camuflado, o que indica que a Volkswagen quer mesmo é que o carro apareça e seja visto por todos. Como dito anteriormente, a versão de produção do ID, que deverá ser batizada Neo, seria muito próxima do conceito e, apesar do disfarce, ele realmente parece ter passado por mudanças sutis em sua transformação. O porte é de “hatch encorpado”, um meio-termo entre um hatch compacto e uma minivan, algo como o Mercedes Classe B e o BMW Série 2 Active Tourer.
O modelo será o primeiro de uma investida ousada da Volkswagen para colocar 15 milhões de veículos elétricos nas ruas entre 2020, quando será lançado, e 2025. Ele usará um motor elétrico da Siemens, de 115 kW (170 cv) e 25,5 kgfm ligado ao eixo traseiro, e terá baterias de 60 a 110 kWh que permitirão autonomia de 320 a 547 km.
Bloodhound SSC é salvo por investidor
Na semana passada vimos que o Bloodhound SSC havia sido cancelado pela falta de orçamento para conseguir concluir os testes e fazer sua tentativa de recorde de velocidade sobre terra. O que não falamos é que havia uma chance de ele continuar vivo caso conseguisse investidores interessados em arrematar o projeto. E foi exatamente o que aconteceu.
O investidor britânico Ian Warhurst comprou a empresa e o projeto do carro supersônico por uma quantia não declarada, e irá dar prosseguimento ao Bloodhound SSC. Warhurst foi proprietário da fabricante de turbos Melett entre 2002 e 2017 e ainda se mantém à frente do negócio como diretor.
Com o novo proprietário o projeto será retomado, porém o novo cronograma será divulgado somente no início de 2019.