Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic é lançado com motor V8 supercharged de 550 cv
Foi revelada a nova versão de topo do SUV de luxo intermediário da Land Rover, o Range Rover Velar. E a maior novidade é o motor V8 supercharged de cinco litros e 550 cv – o mais potente da linha, compartilhado com o Range Rover Sport SVR. Contudo, a fabricante britânica decidiu dar ao Velar o sobrenome SVAutobiography Dynamic, talvez por querer associar o Velar mais ao luxo do que à esportividade.
Em todo caso, o Range Rover Velar SVA Dynamic é capaz de ir de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 273 km/h. O SUV também conta com freios a disco de 395 mm na dianteira e 396 mm na traseira, com pinças de quatro pistões; suspensão mais firme, com novas barras estabilizadoras e amortecedores ajustáveis recalibrados; e um novo sistema de escape com válvula ativa que, segundo a Land Rover, é 7,1 kg mais leve.
Além disso, o Velar SVA passou por ajustes na direção, no sistema de tração integral, na transmissão automática de oito marchas e no diferencial traseiro eletrônico ativo. Também foi instalada uma caixa de transferência mais resistente, capaz de suportar os 69,4 mkgf de torque do novo motor.
Visualmente, o Velar SVAutobiography difere-se das demais versões por suas entradas de ar maiores no para-choque dianteiro, pela nova grade, e pelo difusor traseiro redesenhado para acomodar as quatro saídas de escape, além do teto pintado de preto. As rodas podem ser de 21 ou 22 polegadas.
Por dentro, há bancos dianteiros climatizados, com 20 níveis de ajuste e massageador, além de quatro opções de couro matelassê. Os comandos internos possuem acabamento em metal usinado, e o painel de instrumentos digital possui uma nova interface. É possível também optar por um pacote que inclui detalhes em fibra de carbono. (DH)
Volkswagen anuncia três lançamentos em 2019 e investimentos futuros no Brasil
Dando sequência a um agressivo plano de seu agressivo plano de expansão, a Volkswagen confirmou três veículos inéditos no Brasil em 2019. Já sabemos que um deles é o SUV compacto T-Cross, lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro passado.
Os outros dois ainda são um mistério, mas há alguns candidatos, como o SUV Tarek (feito para brigar com o Jeep Compass); o Atlas, modelo full-size que poderá substituir o Touareg; e até mesmo a Tarok – picape anti-Toro da VW, que foi apresentada no Salão do Automóvel, inicialmente foi confirmada para 2020, mas ainda não se descarta a possibilidade de a mesma chegar no fim deste ano.
O plano em curso, anunciado em 2016, inclui um investimento de R$ 7 bilhões no País até o final de 2020, com o lançamento de 20 modelos, entre inéditos, reestilizações e versões. Mas a Volkswagen já dá a letra de que um pacote de investimentos complementares deverá ser anunciado nos próximos meses. Segundo Pablo Di Si, o presidente da companhia no Brasil, esta nova injeção de recursos permitirá que a Volks renove sua linha nos próximos cinco ou seis anos.
Di Si também alfinetou a General Motors, dizendo que quaisquer decisões sobre a viabilidade de suas operações no País serão resolvidas abertamente. (DH)
Preço médio da gasolina e etanol estão em queda; diesel sobe
O preço médio da gasolina e do etanol segue em queda desde a virada do ano, apesar dos aumentos pontuais nas refinarias. O litro da gasolina terminou a semana passada com a 15ª queda consecutiva nas bombas de acordo com o painel da Agência Nacional do Petróleo (ANP), chegando a R$ 4,21, vindo de R$ 4,34 em 1º de janeiro e R$ 4,23 na semana anterior.
O etanol também teve seu preço médio reduzido nas bombas, porém de forma mais sutil. Na semana passada o preço médio do combustível vegetal ficou em R$ 2,78 vindo de R$ 2,796 na semana anterior e R$ 2,83 no dia 1º de janeiro.
Já o diesel, na contramão dos outros dois combustíveis, viu seu preço médio aumentar, terminando a semana passada a R$ 3,447 depois de chegar a R$ 3,433 na semana anterior. Em 1º de janeiro o preço médio era R$ 3,451. (LC)
Porsche 911 GT3 992 é flagrado em testes
A Porsche ainda nem mostrou outras versões “comuns” do 911 992 além do Carrera S e do Carrera 4S, mas já está pisando fundo no desenvolvimento dos modelos especiais. Prova disto é este exemplar camuflado, com uma asa traseira nada discreta, flagrado em testes na Europa.
O carro também tem para-lamas mais largos, um novo difusor traseiro com saídas de escape centralizadas e rodas de cubo rápido. Mas o que realmente chama a atenção é o ronco do motor – muito parecido com o que se ouve no GT3/GT3 RS 991.
Isto quer dizer que a versão seguirá usando um flat-six naturalmente aspirado, embora ainda seja cedo para especular detalhes como deslocamento e potência. (DH)
Sandero deverá mudar menos que o esperado
Já faz quase um ano que se fala do facelift do Renault Sandero, que deveria ter chegado em 2018, mas acabou adiado para 2019, atualizando o modelo para seus últimos anos antes da próxima geração. O modelo ainda não havia sido flagrado, porém as mudanças foram conhecidas pelas imagens de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. São mudanças tímidas que se limitam a retoques na grade e nos para-choques, e às extensões das lanternas sobre a porta do porta-malas.
Contudo, uma foto publicada pelo pessoal do Best Cars (clique para ver o flagra) mostra o Sandero Stepway já com seu facelift, porém com as lanternas atuais, sem a extensão sobre a porta do porta-malas. O protótipo, que roda com placas verdes, indica que o hatchback poderá manter as lanternas atuais — talvez por redução de custo, mas também por rejeição do público ou por um certo anacronismo da solução, fora o fato de remeter ao Fiat Argo.
O lançamento do modelo está previsto para os próximos meses, mas ainda não há data definida. (LC)
Revelado o novo Ford Mustang da Supercars
A Supercars (antiga V8 Supercars) é conhecida pelas disputas icônicas entre o Ford Falcon e o Holden Commodore, mas em 2019 outro Ford entrará no páreo: o Mustang. A versão de turismo acaba de ser apresentada na Austrália e está pronta para sua estreia no dia 28 de fevereiro, quando começará a prova dos 500 Km de Adelaide, nas ruas da cidade australiana – a primeira corrida da temporada.
O Ford Mustang entra para substituir o Ford Falcon usado entre 2015 e 2018. Entretanto, trata-se de uma bolha instalada sobre a mesma estrutura já utilizada no Falcon – que, na verdade, é idêntica para todos os carros. O resultado é um Mustang de proporções meio estranhas, com para-lamas mais baixos, traseira mais truncada e uma área envidraçada maior. O que importa, porém, é que ele também terá o mesmo motor usado pelo Falcon – um V8 de cinco litros e mais de 630 cv, com duas válvulas por cilindro e comando no bloco.
Seis carros participarão do Supercars Championship este ano, divididos em três equipes: dois da DJR-Team Penske, três da Tickford Oracing e um da 23Red Racing. (DH)