salve povo esse capitulo demorou um bocado para ser escrito mas por um nobre motivo nasceu mais um futuro gearhead aqui em casa e meu tempo ficou curto no momento estou mais trocando fralda do que trabalhando no corrado continuando a nossa saga o corrado agora roda bem com seu motor 1 9 16v turbo conforme detalhado no capitulo anterior nesse capitulo da novela abordaremos os consertos e melhorias de varios pequenos problemas e detalhes de todo tipo desde tapeçaria eletrica acabamentos internos etc de inicio vamos abordar um pequeno mas importantissimo aparato que fica no cofre do motor um catch tank para o oleo o que e isso e para que serve creio que muita gente ja viu algo assim no cofre de motores preparados mas nao sabem do que se trata ou ate sabem o que e mas nao a real finalidade um oil catch tank eficaz executa tres funçoes separa vapores de agua do oleo atraves da condensaçao da mesma em seus defletores internos; funciona como reservatorio de oleo oriundo do blow by que acontece com frequencia em motores sobre alimentados; impedir que o oleo oriundo do blow by va para a linha de admissao ou que o mesmo seja despejado na pista ou no proprio cofre do motor fazendo uma lambança mas que diabos e blow by e simplesmente pressao de ar que se forma internamente no bloco do motor em altas rotaçoes e altas pressoes de turbina ou acontece tambem em motores com desgaste acentuado em aneis de segmento e toda essa pressao procura um caminho para escapar e sai pelo respiro do motor geralmente localizado na tampa do cabeçote ou no bloco ou em ambos quando a pressao interna atinge certo nivel alem do ar começa a empurrar tambem oleo lubrificante pelo respiro pois bem os motores vw 16v so possuem respiro no bloco a tampa do cabeçote deles nao tem respiro e ja e sabido em tudo quanto e forum de preparaçao vw que quando se turbina os 16v o blow by e certo de ocorrer entao mais uma vez seguindo as receitas de preparaçao gringas de vw 16v la vou eu instalar um oil catch tank no meu procurei por catch tanks no mercado nacional so encontrei extremos os baratos de pessima qualidade porcarias pura que sao apenas um copo de alumino tao fino que so de segurar com força nas maos amassam sem defletor interno apenas um copo com uma entrada e uma saida e os carissimos feitos em aluminio ou inox bem construidos com defletores etc mas com preços a partir de r$500 chegando ate r$1 500 bom fui entao dar uma olhada nos importados de marcas recomendas nos foruns que frequento marcas como neukin essa da foto acima moroso mishimoto mocal integrated engineering etc partem de u$150 os modelos menores e mais simples chegando a mais de u$300 os modelos mais complexos putz pagar mais de r$500 num pedaço de tubo de aluminio com algumas divisoes internas acho que eu mesmo farei meu oil catch entao diy comprei o material a mao de obra eu mesmo faço o unico gasto terceirizado que terei e a solda em aluminio pois eu ainda nao tenho uma maquina tig na garagem a minha maquina mig e ate capaz de soldar aluminio mas para tal eu teria de comprar uma tocha cilindro de gas e arame proprios para soldar aluminio e como nao e barato para justificar uma soldagem muito esporadica melhor terceirizar [gallery link= file ids= 146386 146385 146384 ] so de material bruto tubos e chapas de aluminio nao gastei mais do que r$45 00 para usinar/tornear tenho um primo que tem tornearia eu mesmo piloto o torno sai a custo zero so nao escapei da solda esse tive que pagar r$150 00 para ser feita mas o resultado ficou bacana nada a dever aos oil catch gringos concordam [gallery link= file ids= 146387 146388 146389 ] os mais atentos ja devem ter notado que os motores vw 16v nao possuem respiro na tampa de valvulas eles usam apenas o respiro do bloco que no caso dos 2 0 16v dos gol gti o bloco possui um buraco/janela com defletor especifico para esse fim os blocos dos 16v 1 8 tambem possuem a mesma janela mas estes motores 1 8 16v nunca foram vendidos aqui no brasil como meu bloco e um ap 1 8 8v ele nao tem a janela de respiro no bloco nesse caso eu aproveitei o buraco onde ficava a bomba de combustivel mecanica e fiz uma flange com um tubo servindo de respiro porem o diametro desse tubo ficou limitado a 13mm de diametro nao tinha espaço para usar um maior e abrir o buraco ja existente no bloco com o motor ja montado nao e uma opçao pesquisando sobre o assunto no vwvortex vi que e comum fazerem um respiro na tampa para evitar o blow by porem isso requer alguns criterios uma vez que a tampa de valvulas nao possui nenhum defletor de oleo interno nem mesmo uma capinha anti espirro por cima dos comandos para evitar que os mesmos espalhem oleo para cima ou seja nao basta apenas abrir um buraco na tampa e colocar um niple pois assim vai jorrar oleo por la o respiro precisa ficar na parte superior e com algum tipo de defletor para conter o spray de oleo dos comandos uma alternativa barata plug and play e facilima de resolver o problema e usar o respiro da tampa dos vw bora e beetle 2 0 que e simplesmente uma peça plastica que vai junto ao bocal de abastecimento de oleo maravilha fui correndo na autopeça e comprei paralela mesmo custou r$47 00 pois a original em concessionaria tiveram a cara de pau em pedir r$460 00 por um pedaço de plastico beleza montei coloquei a tampa e surpresa a tampa pegou no capo por conta de uns 10mm mas pegou a tampa de oleo original em plastico tem um ressalto para encaixar os dedos para gira la lembrei das tampas oleo de fusca que sao em metal e baixinhas parecidas com uma tampa de vidro de azeitona catei uma tampa dessa e pimba o capo fechou funcionei o motor sai para dar um role p/ testar quando voltei fui conferir e vi que a vedaçao do respiro nao ficou legal a tampa de valvulas ficou toda babada de oleo abaixo do respiro a borracha de vedaçao ou esta muito fina ou a peça por ser paralela nao tem precisao nas medidas pagar 460 00 num pedaço de plastico original esta fora de cogitaçao e sem falar que esteticamente ficou horrivel esse barril ai hora de desenvolver outra soluçao e olhando para a tampa de valvulas e pensei em prolongar o bocal da tampa uns 30mm para cima usando um tubo e usinando a ponta para ter os perfis de encaixe da tampa ou ate mesmo usar uma tampa de rosca no lugar da original que e por abas de pressao de repente me lembrei que as tampas de valvulas dos vw ea111 elas sao pescoçudas onde vai a tampa de oleo que e igual a minha praticamente padrao nos vw atuais logo se eu catar uma tampa dessa quebrada em ferro velho basta cortar o pescoço e soldar na tampa aqui prolongando o mesmo para fazer o respiro e nao e que deu certo tampa ea111 fox gol g5 etc e ainda foi possivel fazer tambem um defletor de oleo pois tem um lobe do comando bem abaixo do buraco o que faz espirrar oleo p/cima com força o resultado final ficou assim outro detalhe que me incomodava muito e o painel de instrumentos todo no sistema imperial de medidas milhas galoes fahrenheit consegui garimpar uma pechincha no ebay e comprei um painel na alemanha com o nosso querido sistema metrico na verdade painel com sistema imperial e algo que me incomoda em qualquer carro que eu dirija ja montado no lugar e tudo funcionando surpreendentemente o painel e facilimo de remover sao seis parafusos e pronto nem mesmo o volante foi preciso retirar em meio a surpresas desagradaveis tambem aparecem agradaveis um item de acabamento que eu a muito tempo estava procurando finalmente consegui comprar o spoiler/bigode original que vai por baixo do para choque e usado nao esta impecavel mas esta razoavel precisa de um trato e uma tinta para ficar file alias achar um desse usado e perfeito e tarefa quase impossivel pois como ele fica muito proximo ao chao raspa facilmente danificando a peça outra peça que fiquei um bocado de tempo na captura foi a grelha e defletor de agua da captaçao de ar fresco para dentro da cabine principalmente porque faço questao do ar condicionado funcionando demorou mas consegui achar essas duas peças a um preço decente com um gringo o mais irritante dessa peça e que na segunda vez que tentei comprar esse corrado para quem se lembra do relato no primeiro capitulo da saga ele tinha essas peças pois tenho fotos aqui do dia que fui pessoalmente ver o carro mas alguem comeu essas peças com angu antes do carro ser meu provavelmente alguem deve ter desmontado guardado num canto e virou lenda essa grade dentre todos os carros vw so e igual nos golf mk2 ou seja sem chance de encontrar uma dessa de bobeira aqui no brasil o defletor de agua pior ainda esse e exclusivo do corrado nenhum outro vw usa defletor igual durante o uso tenho monitorado todos os parametros da injeçao pelo datalogger da pandoo e reparei que os bicos injetores estao pequenos para o motor em puxadas mais longas ficam muito proximo do 100% de duty cycle os bicos ficam 100% abertos o que em motores sobre alimentados e muito perigoso nessa condiçao a mistura pode ficar pobre e la se vao pistao/aneis os bicos que estava usando eram 4 bosch de 48lbs segundo informaçoes do fabricante minha vontade era usar os siemens deka de 60 ou 80lbs mas novamente com a atual cotaçao do dolar o preço ficou proibitivo ate mesmo de importa los diretamente dos eua outra opçao seriam os ford racing que sao menos caros que os siemens mas sao de baixa impedancia e com isso eu teria de comprar um modulo peak n hold o que no final sairia tudo mais caro que os siemens soluçao seguindo recomendaçoes de varios amigos e foristas peguei um jogo de bicos iwp sairam de um ap 1 8flex que eu tinha guardado aqui e mandei para para o dalton da mdm performance em atibaia sp o cara e considerado o papa em remanufaturar/redimensionar bicos injetores os iwp voltaram com 80lbs de vazao suficientes para alimentar ate 350cv no alcool portanto ficando ate com uma boa margem de folga para a potencia que configurei meu motor os bosch sao os vermelhos acima na foto a troca fisica dos bicos e a parte mais facil coisa de 15mim de trabalho e pronto a parte chata e ter que fazer o acerto do mapa de injeçao todo de novo tentei simplesmente pegar a porcentagem a mais que os bicos novos possuem em relaçao aos antigos e diminuir essa porcentagem fixa em todo o mapa de injeçao de uma so vez mas essa malandragem nao deu certo nao heheheheh o funcionamento do motor ficou horrivel la vamos de novo queimar varios litros de alcool para deixar o motor lisinho como estava antes puxada vai puxada vem o bicho forte e lixando com força o asfalto numa dessas puxadas em 4ª marcha wot quando tiro o pe algumas gotas de agua caem sobre meu pe esquerdo era um domingo cedinho sem chuva ceu azul de onde veio essa agua ahhhhhh lavei o carro no final da tarde passada pode ser agua que ficou empoçada nos cantos da lataria bom motor funcionando perfeito temperatura dentro do normal piso fundo de novo 4ª marcha wot e quando tiro o pe pinga agua novamente paro o carro abro o capo e percebo que junto ao reservatorio de agua esta tudo molhado em volta e a agua pingava no meu pe porque algumas borrachas da parede corta fogo nao estao no lugar apesar de eu ter todas guardadas diagnostico quando a turbina pressuriza esta passando compressao para o sistema de arrefecimento me#%& na melhor das hipoteses junta queimou ou na pior tem alguma trinca no cabeçote carro na garagem e vamos fazer o teste de vazao nos cilindros como esperado saiu borbulhas no reservatorio de agua nao tem como escapar e retirar o cabeçote e ver no que deu como eu estava meio aborrecido nem tirei muitas fotos desse processo e descobri que a culpa de tudo foram os parafusos que de alguma forma esticaram e perderam o torque tinha parafuso que precisou de apenas 6kg p/ desapertar outros 8kg e uns dois deles estavam com cerca de 10kg de torque quando que todos deveriam estar na casa dos 10 11kg segundo o manual de serviço ainda na tentativa de salvar re torqueei todos com 11kg e fiz o teste de vazao novamente o manometro acusou mais pressao mas ainda saia borbulhas na agua com esse torque desigual acabou estragando a junta e passando compressao para as galerias de agua conferi a planicidade do cabeçote e tudo ok nao houve empeno comprei junta nova de aço original vw como era a anterior e dessa vez nao quis saber dos parafusos originais de torque angular / elasticos parti logo para um jogo de prisioneiros queria comprar os arp mas acabei optando pelos prisioneiros sapinho que ficaram metade do valor de um jogo de arp e dizem serem tao bons quanto apos a montagem e torqueamento dos prisioneiros aqueci o motor e esperei esfriar em 2 ciclos e removi novamente a tampa de valvulas para reconferir o torque e ajustar os que forem necessarios pois com o aquecimento e resfriamento os metais de diferentes ligas sofrem dilataçao e retraçao em proporçoes diferentes entao diferentemente dos parafusos de torque angular elasticos os prisioneiros requerem esse cuidado pos montagem aproveitando o embalo dos serviços e como meu proposito com o carro e tambem esporadicamente brincar em trackdays no qual temos situaçoes de curvas acentuadas e motor com giro nas alturas a força centrifuga empurra o oleo para os cantos do carter e pode ocorrer de o pescador da bomba de oleo ficar seco com isso bastam alguns segundos para destruir o motor resolvi montar defletores de oleo no carter nos motores ap o carter e apenas uma bacia de oleo sem qualquer divisao interna alguns modelos de carros com motores transversal da vw possuem um pseudo defletor que e uma pa de plastico que vai pendurada no tubo do pescador ajuda mas nao e tao eficaz quando um sistema de defletores no carter cogitei de importar um carter com defletor ja pronto mas o valor ficou proibitivo entao novamente vamos fabricar usei o carter do antigo motor que tirei do corrado para molde pesquisei em foruns gringos por modelos eficazes e maos a obra com esse simples aparato a probabilidade de o pescador ficar seco mesmo acelerando forte numa curva e praticamente nula outro equipamento essencial para o uso mais esportivo e em pistas e que ajuda muito na dinamica de qualquer veiculo sao as strut bar conhecidas tambem como stress bar barra anti torçao etc simplesmente uma barra rigida que use as duas torres dos amortecedores/telescopios e conferem maior rigidez ao monobloco durante as curvas e ate mesmo em retas sobe forte aceleraçao/frenagem existem tambem as stress bar que vao na parte inferior no agregado unindo as duas extremidades onde vao fixadas as bandejas da suspensao construirei e montarei as duas barras talvez uma terceira traseira unindo as duas torres dos amortecedores traseiros [gallery columns= 5 link= file ids= 146406 146409 146408 146407 146410 ] apos uma cromagem e polimento acho que a stressbar ficou razoavel nao e nada a dever para as gringas entrando na questao de acabamentos e interior comecei a remontar e restaurar varias peças que estavam com partes quebra/rachadas e inevitavel peças plasticas com o passar dos anos vao ressecando e ficando quebradiças principalmente nos locais onde sao fixadas e como nao poderia ser diferente o que mais tem dentro do corrado sao peças/encaixes plasticos tais como console central capa de freio de mao consolete do teto solar telas de alto falantes porta treco das portas etc etc esse e o consolete de teto onde vai a luminaria botao do acionamento do teto solar e tambem cobre o motor de acionamento do mesmo plastico bem vagaba mesmo so de olhar ja quebra a luminaria de teto tambem tinha as travas quebradas para variar pesquisei qual outro vw usava essa mesma luminaria e descobri que os passats b3 e os primeiros anos dos b4 sao iguais mas antes de comprar outra luminaria tentei recuperar essa aqui usei laminas de molas de aço de gavetinha de cinzeiro do laika que tenho aqui com alguns cortes rebites e cola resolvido a custo zero alias quase zero gastei umas brejas para refrescar a cuca [gallery link= file ids= 146419 146421 146420 ] alem dele nessa leva de fotos recuperei tambem diversas outras partes como tampa da coluna de direçao onde as roscas onde vao os parafusos todas quebradas travas de encaixe etc [gallery link= file ids= 146423 146424 146425 ] todas essas peças plasticas eu costumo colar e reforçar como podem ver nessa ultima foto em close com arames primeiro colo os pedaços quebrados com super bonder dai com a dremel e uma broca fininha faço furos e vou costurando as peças com arame depois de costurado colo tudo novamente mas dessa vez com uma cola especial que se chama resina acrilica autopolimerizante essa resina e utilizada por dentistas para colar proteses aparelhos dentais dentaduras etc se trata de um po e um catalisador que quando misturados ficam com a consistencia de uma pasta voce aplica na peça e como e bem pastoso vai escorrendo e preenchendo os espaços vazios das peças a serem colados seca muito rapido ao toque coisa de poucos minutos e a cura total em poucas horas depois de curado fica duro igual cimento pode ser lixado pintado etc adere muito bem em plasticos metal etc o unico inconveniente e que uma vez o po e o catalisador misturados o liquido evapora muito rapido coisa de poucos minutos e a pasta começa a endurecer e dificultar a aplicaçao entao e preciso que as peças a serem coladas ja estejam preparadas e posicionadas para aplicaçao da resina pois se demorar a ela seca antes de voce conseguir aplica la nas peças depois de colado e curado dessa forma a peça pode ate quebrar novamente mas sera em outro lugar onde foi colado nao quebra nunca mais outro item que mereceu um bocado de talento foi o acabamento da alavanca de cambio lembram que meu corrado era cambio automatico pois bem o acabamento da alavanca era especifico para cambio auto e como eu troquei pelo manual obvio ele nao serviu mas com alguma criatividade e ferramentas em maos da lhe dremel sem do o resultado final acho que ficou bacana quem nao conhece profundamente os corrados pensa que e original entao caros leitores eu esperava que essa fosse a 5ª e ultima parte desse pc mas como sao muitos os pequenos detalhes de soluçao paciente e demorada teremos mais um e espero que ultimo capitulo da nossa saga do vw corrado ate proxima por fabiano silva project cars #248
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