a volkswagen inaugurou nesta semana a ampliaçao de sua garagem volkswagen na fabrica da via anchieta em sao bernardo do campo/sp o espaço foi criado em 2022 para abrigar o acervo historico da marca composto por mais de 100 prototipos conceitos e modelos especiais feitos em serie mas ate agora ele so poderia ser visitado por convidados da fabricante ou pela imprensa com a inauguraçao do novo anexo de 400 m² a garagem agora ganhou mais 13 modelos expostos e tambem passou a ser aberta ao publico entre os 13 carros esta um velho conhecido nosso do qual ja falamos por aqui mas que fez parte de uma serie de conceitos apresentados no salao do automovel na segunda metade dos anos 1990 os modelos engineering design prototype ou simplesmente edp voce deve lembrar dele porque falamos desse carro em 2016 quando ele saiu do acervo da volkswagen e foi levado ate aguas de lindoia para o bubblegun treffen em comemoraçao aos 20 anos do conceito e 40 anos da carreira de seu criador o designer luiz alberto veiga estou falando da parati edp 200 de 1996 olhando hoje depois de quase 30 anos desde sua apresentaçao ele parece datado — especialmente devido aos excessos da era tuning surgida cinco anos depois de sua criaçao mas se considerarmos que ele foi desenvolvido ao longo de 1996 fica evidente que era algo muito alinhado com o que havia de preparaçao aftermarket na europa — vindo de preparadoras como oettinger e abt os farois com mascaras e elementos circulares por exemplo era um acessorio comum na epoca inspirado nos modelos de pista e rali quanto ao bodykit resista a tentaçao de compara lo aos modelos tuning dos anos 2000 repito isso aconteceu antes e embora a inspiraçao tenha sido claramente os carros de pista e o tuning alemao da epoca lembre se que ele era uma vitrine do futuro — um futuro do preterito mas ainda um futuro quem viveu os anos 1990 lembra dessa visao e quem viveu a epoca tambem lembra o impacto visual que esse conceito provocou nao havia nada minimamente parecido com esse bodykit nas ruas de nenhum lugar do mundo — talvez o omega 500 evo na europa e detalhe os para lamas foram mesmo cortados para abrir espaço para as rodas maiores falando nelas estas rodas bbs de 17 polegadas hoje banais na epoca eram gigantes — basta lembrar que o grande supercarro contemporaneo o mclaren f1 usava rodas do mesmo diametro a ferrari 355 usava rodas de 18 polegadas o escort rs cosworth usava rodas de 16 polegadas e esse tamanho todo se justificava porque a parati edp usava discos maiores nas quatro rodas — e com sistema abs ja presente na parati gti sob o capo a parati trazia o motor ap 2000 16v com cabeçote retrabalhado no fluxo e equipado com duplo comando da crane sistema de escape redimensionado sem catalisador e remapeamento na injeçao e igniçao para chegar aos 200 cv com isso sua maxima era de 230 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em 7 4 s o conjunto de suspensao teve carga redimensionada era basicamente o conceito dos volkswagen r aplicado a uma parati gti de 30 anos atras — com direito a hoje famosa bolha no capo por dentro ela ficou igualmente datada mas muito agressiva para a epoca o painel foi revestido com pintura soft touch e os bancos recaro style eram semelhantes ao que veriamos mais tarde nos audi s4 e s3 o assoalho foi inspirado em carros de pista tambem e com isso adiantou uma tendencia que desgastou permanentemente esse tipo de acabamento as placas de aluminio lavrado que seriam usadas e abusadas na onda tuning cinco anos mais tarde passando a ser conhecidas pejorativamente como chao de busao no lugar do banco traseiro outra tendencia da epoca — e que hoje nao faz o menor sentido uma instalaçao de som premium com modulos de potencia clarion de 1000w alimentando 16 alto falantes que abrangem todo o espectro audivel — dois subwoofers dois woofers oito mid rangers e quatro tweeters — tudo isso reproduzindo a musica tocada pelo cd changer magazine de 18 discos menos lembradas — e ainda guardadas no acervo da volkswagen mas nao exposta na garagem — sao suas sucessoras a parati edp 2 e a saveiro edp a parati edp2 foi feita para a ediçao seguinte do salao do automovel realizada em 1998 se a primeira era uma perua esportiva de alto desempenho a segunda mudou completamente o foco e mais uma vez antecipou uma tendencia que ja circulava nos bastidores da industria as peruas aventureiras novamente nao olhe para ela com os olhos de 2025 pense em como era o mercado em 1998 suv so os modelos de raiz — ou os recem chegados toyota rav4 honda cr v e mercedes ml a gm havia apresentado o corsa tonga na europa e trouxera o tonga 2 baseado no corsa wagon para o mesmo salao de 1998 enquanto a fiat colocou em produçao a palio weekend adventure no ano seguinte o caminho para o futuro parecia apontar para essa direçao e foi o que a volkswagen fez a parati edp ii contudo antecipava mesmo outra novidade a reestilizaçao da familia gol que chegou meses depois no inicio de 1999 ela ja tinha os farois retangulares o capo com a borda reta e linhas mais retilineas no para choques alem do novo painel que seria adotado no modelo que mais tarde ficaria conhecido como g3 alem disso a pintura amarela amarelo solaris — no conceito com a base cinza — faria sucesso na linha gol a partir de 1999 principalmente no gol sport e no gol copa curiosamente a volkswagen nunca embarcou pra valer na onda dos soft roaders apesar dos pneus customizados e a suspensao elevada sugerirem uso fora de estrada o mais proximo que a volkswagen chegou disso foi com a parati crossover e a parati track & field lançadas em 2004 e 2008 respectivamente e bem mais comportadas que a rival da fiat — que chegou a sair com pneus de uso misto e quebra mato alem do diferencial com bloqueio eletronico mais adiante dois anos depois em 2000 veio o ultimo dos conceitos da serie a saveiro edp a picape ja havia sido transformada em conceito em 1997 em um evento concorrente do salao do automovel chamado brasil motor show talvez por ser menos prestigiado que o salao a volkswagen fora mais modesta em seu conceito limitando se a customizar uma saveiro com rodas bbs motorsport edition iguais as da parati edp 200 pintura exclusiva e interior com acabamento mais refinado combinando marrom e preto a saveiro track no brasil motor show de 1997 para o salao de 2000 contudo a saveiro recebeu um tratamento especial pudera ela ainda nao havia sido reestilizada e so ganhara o visual novo g3 naquele ano fazer um conceito edp sobre ela foi uma forma de destacar a picape renovada talvez por ja ser baseada em um estilo bem consolidado no mercado a saveiro edp foi a mais modesta da serie mas tambem o conceito que mais trouxe elementos que chegaram a linha de produçao o conjunto dianteiro era o mesmo dos carros de serie mas o para choques era exclusivo com uma proximidade estetica dos audi da epoca e era pintado na cor da carroceria assim como as mascaras internas dos farois as rodas eram de 16 polegadas com seis raios e a suspensao tambem era elevada como na edp ii como as outras duas ela tambem foi concebida por luiz alberto veiga e tanto os farois quanto as rodas e a cor do conceito azul fun foram parar na serie especial fun vendida entre maio e julho de 2001 e disponivel para gol parati e saveiro apesar da cabine da serie fun ter elementos exclusivos da versao ela nao replicava a cabine da saveiro edp iii que tinha volante do golf mk4 bancos recaro style e revestimento de couro e camurça alem de uma tela no topo do painel — algo que se tornou padrao em todos os modelos vw lançados nos ultimos 10 anos depois delas a volkswagen levou varios outros conceitos para o salao do automovel — caso do polo exclusiv em 2002 saveiro rocket em 2010 gol gt em 2016 e a picape tarok em 2018 nenhum deles com o impacto que estes tres conceitos do seculo passado tiveram — o gol gt principalmente pois se baseava mais em nostalgia do que em antecipaçao do futuro como ja dizia o velho millor fernandes ja nao se faz mais futuros como antigamente esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing lojas de pneus e eventos como subidas de montanha e track days e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.