A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Notícias

Volkswagen irá deixar o WRC no final deste ano

Depois do programa da Audi no Mundial de Endurance (WEC), o Dieselgate acertou mortalmente mais uma vítima: o programa da Volkswagen no Mundial de Rali (WRC). O anúncio foi feito nesta última quarta-feira (2), menos de um mês depois de faturar o título de pilotos com Sébastien Ogier. A fabricante irá disputar a última etapa do mundial deste ano, o Rali da Austrália, e depois irá se retirar da competição.

A investida da Volkswagen no WRC foi curta, porém tão dominante quanto a Audi no WEC: em quatro temporadas (2013 a 2013) a Volks venceu 42 das 51 etapas disputadas, quatro títulos de construtores e quatro títulos de pilotos com Sébastien Ogier.

“A marca Volkswagen está enfrentando desafios enormes”, disse o diretor técnico da Volkswagen Motorsport, Frank Welsch no comunicado oficial da marca divulgado na quarta-feira. Os desafios enormes se referem aos prejuízos causados pela descoberta das fraudes nos testes de emissões de seus motores diesel e na necessidade de recuperar o dano causado à imagem da marca, que também levou a fabricante a concentrar seus investimentos e marketing em tecnologias limpas — o que é confirmado pelo discurso de Welsch: “Com a expansão na eletrificação de nossa linha de veículos, devemos concentrar nossos esforços em tecnologias importantes para o futuro. Fomos muito além de nossos objetivos no WEC, e agora estamos reestruturando a Volkswagen Motorsport e colocando as tecnologias do futuro em foco”.

Note que Welsch mencionou a reestruturação da Volkswagen Motorsport, e não no encerramento da divisão. Isso porque ela continuará em atividade fornecendo carros para clientes de equipes independentes de rali e rallycross.

O encerramento do programa da Volkswagen no WRC também deixa desempregados o atual tetracampeão mundial de rali, Sébastien Ogier, e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen.

Matérias relacionadas

Renault encerra produção do Clio depois de 17 anos

Leonardo Contesini

333 SP: o carro que colocou a Ferrari de volta às corridas de protótipos – e seu V12 de 11.000 rpm

Dalmo Hernandes

A história de Mickey Thompson, lenda do automobilismo norte-americano

Dalmo Hernandes