Quando se fala em track no contexto automotivo, certamente a primeira coisa que vem à sua mente é uma pista ou um circuito. É por isso que o novo Gol Track nos parece um pouco estranho à primeira vista: ele não tem motor mais potente, nem câmbio com relações encurtadas, suspensão rebaixada, rodas de liga leve, freios maiores ou direção mais direta.
Em vez disso ele tem suspensão elevada, dianteira da nova Saveiro, que lhe dá um ar mais robusto, rodas de aço estampado de 15 polegadas, e protetores plásticos nas caixas de ar, para-lamas e para-choque traseiro.
O motor não é o 1.6 16v MSI de 120 cv, muito menos o conhecido EA-111 1.6 8v de 102 cv, e sim o 1.0 três-cilindros de 82 cv. O último carro nacional com essa configuração a entrar em uma pista foi o GT Malzoni — e isso aconteceu há 50 anos.
Seu irmão menor, o up! Track, tem um visual mais condizente com um carro batizado com este sobrenome — nada de elementos aventureiros aqui, apenas protetores de para-lamas e para-choques com a parte central em preto, o que até dá a ele um stance vagamente esportivo, mesmo com rodas de aço de 14 polegadas. Mas em vez do motor 1.0 TSI ele usa o mesmo 1.0 MSI de 82 cv do Gol, o que significa que desempenho não é seu forte.
A explicação está na origem do nome Track: diferentemente dos Dodge Road/Track (que você conhece como R/T), o Track da Volkswagen remete a outro significado desta palavra inglesa: trilha. Sim, eu sei que os americanos e britânicos chamam trilha de trail, mas por algum motivo a Volkswagen decidiu usar este significado menos usual da palavra para batizar seus modelos com uma pegada mais aventureira, pero no mucho. Algo intermediário entre as versões comuns e os modelos Cross. Talvez seja uma menção à Parati Track &Field — ainda que track and field não tenha relação alguma com esportes aventureiros.
A confusão continua com o terceiro lançamento da Volkswagen nesta quarta-feira: o CrossFox Urban White. Sim, um CrossFox, que tem inspiração off-roader com direito a estepe pendurado na traseira como um Jeep, ganhou uma versão chamada Urban. Para adicionar ainda mais uma dose de ironia nessa história, o CrossFox Urban White é o modelo mais potente dos três, pois vem equipado com o motor 1.6 16v de 120 cv. E ainda tem câmbio de seis marchas e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Se você está achando o trio familiar, é porque eles foram apresentados no início do mês passado durante o Salão do Automóvel — onde a Volkswagen apresentou o conceito Gol GT, que deixou todos babando e sonhando com algo que nunca se tornará realidade (apesar de haver quem diga o contrário) —, mas eles só estão chegando às lojas nesta semana.
O Gol Track é o mais barato deles: por R$ 45.440 ele vem equipado com rodas de aço de 15 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, adesivos nas laterais com o nome da versão, lanternas traseiras com máscara negra e acabamento interno escuro. Logo acima está o up! Track, que é R$ 1.000 mais caro (R$ 46.440) e oferece o mesmo pacote de equipamentos do Gol.
Por último, o CrossFox Urban White parte de R$ 70.830. Seu pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (inédito no modelo), e a nova cor “Branco Puro”, até então exclusiva do Golf e dos modelos importados da marca. Também é possível equipar o CrossFox Urban com câmbio automatizado I-Motion e pintar seu teto de preto. Com estes dois opcionais o preço sobe para R$ 72.740.