FlatOut!
Image default
Carros Antigos Zero a 300

Volkswagen Passat TS e GTS: a receita da preparação de fábrica

O Passat foi o responsável por dar início a uma nova era para a Volkswagen: lançado em 1973 na Europa e em julho de 1974 no Brasil, ele foi o primeiro VW com motor de arrefecimento líquida a ser bem sucedido. Foi um desafio e tanto, visto que a própria companhia batia no peito e dizia que os motores "a ar" eram melhores e mais confiáveis que os mais modernos propulsores refrigerados "a água", a fim de justificar sua escolha. Só que os tempos eram outros no início dos anos 1970: os motores arrefecidos a ar já estavam praticamente extintos, e a Volks era a única das grandes fabricantes a apostar neles. O carro que mudou isto foi o Passat, que também foi o primeiro a ter tração e motor na dianteira – ainda que fosse instalado na longitudinal, quando a instalação transversal, que economizava espaço e ocasionava menos perdas mecânicas na transmissão, já era bastante utilizada. Ainda assim, a plataforma do Passat ajudou a Volks a entrar com o pé direito em um segmento novo. Era um carr