o passat foi o responsavel por dar inicio a uma nova era para a volkswagen lançado em 1973 na europa e em julho de 1974 no brasil ele foi o primeiro vw com motor de arrefecimento liquida a ser bem sucedido foi um desafio e tanto visto que a propria companhia batia no peito e dizia que os motores a ar eram melhores e mais confiaveis que os mais modernos propulsores refrigerados a agua a fim de justificar sua escolha so que os tempos eram outros no inicio dos anos 1970 os motores arrefecidos a ar ja estavam praticamente extintos e a volks era a unica das grandes fabricantes a apostar neles o carro que mudou isto foi o passat que tambem foi o primeiro a ter traçao e motor na dianteira ainda que fosse instalado na longitudinal quando a instalaçao transversal que economizava espaço e ocasionava menos perdas mecanicas na transmissao ja era bastante utilizada ainda assim a plataforma do passat ajudou a volks a entrar com o pe direito em um segmento novo era um carro bem acabado bonito com a assinatura indefectivel de giorgetto giugiaro com mecanica robusta espaço interno e comportamento dinamico mais do que satisfatorio naturalmente nao demorou para que a vw decidisse aproveitar o potencial do passat como esportivo la fora claro e aqui no brasil com o passat ts de 1976 e com ele que começamos mais um post da nossa serie com as receitas dos esportivos nacionais que ja falou do fiat uno e do ford escort nao deixe de conferir se ainda nao o fez passat ts 1976 quando foi lançado o volkswagen passat brasileiro era equipado com um quatro cilindros cujo projeto estava muito proximo do que viria a ser o ap porem com certas medidas diferentes comprimento das bielas curso dos pistoes e diametro dos cilindros as versoes comuns tinham motor de 1 5 litro 76 5x80 mm diametro x curso totalizando 1 471 cm³ denominado br foi em 1976 com a chegada do ts que o passat adotou o motor 1 6 codigo bs com 1 588 cm³ de deslocamento graças ao curso ampliado para 79 5 mm o motor utilizava um carburador de corpo duplo enquanto o 1 5 tinha um carburador solex de corpo simples a taxa de compressao tambem era maior de 7 5 1 em vez de 7 4 1 em ambos casos o unico combustivel possivel era a gasolina pois ainda os carburadores alemaes para motores a alcool ainda eram incompativeis com o projeto o resultado foi um aumento consideravel de potencia de 65 cv para 80 cv em ambos os casos a 5 600 rpm o torque tambem aumentou de 11 5 mkgf para 13 2 mkgf sempre a 3 600 rpm o cambio era manual de quatro marchas como nos demais passat porem a segunda e a quarta marchas eram mais longas com isto o passat ts era capaz de chegar aos 100 km/h em 13 1 segundos com maxima de 160 km/h era uma bela melhoria comparado ao passat 1 5 que precisava de 16 1 segundos para chegar aos 100 km/h e seguia ate os 150 km/h desempenho que era apenas ok e foi uma das poucas criticas ao passat em seu lançamento o sistema de suspensao do vw passat ja era bastante eficaz com sistema mcpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira e passou por um ajuste fino no passat ts que tinha rodas de 13x5 polegadas em vez de 13x4 5 polegadas calçando pneus de medidas 175/70 em vez de 155/80 os freios eram a disco na dianteira e a tambor na traseira como nos outros passat [youtube id= oujhyhp fpo width= 620 height= 350 ] visualmente o passat ts diferia dos outros logo na dianteira que trazia quatro farois circulares em vez de dois na lateral tinha uma faixa na altura da linha de cintura que ia ate a tampa do porta malas com a sigla ts de touring sport na parte posterior no ano seguinte a faixa desceu ate proximo do assoalho e ia ate as extremidades do carro ficando assim ate 1979 quando foi substituida por uma faixa mais discreta logo na base das janelas por dentro o passat ts tinha um volante de menor diametro com quatro raios e o emblema de wolfsburg no botao da buzina um pequeno conta giros no lugar onde ficava o relogio nas outras versoes e tres mostradores auxiliares no console central nivel do oleo voltimetro e relogio foto pedro ruta jr tambem em 1979 o passat foi reestilizado pela primeira vez adotando a dianteira do audi 80 mas com o emblema da vw e para choques mais largos as modificaçoes que trouxeram um ar mais moderno e ainda agradavel que seguiu ate o fim de 1982 quando o passat mudou novamente passat gts pointer na linha 1983 o passat recebeu um novo motor 1 6 o md 270 ou motor torque nas campanhas publicitarias da vw este motor tinha pistoes redesenhados e uma taxa de compressao maior de 8 3 1 na versao a gasolina e 12 0 1 nos motores a alcool com isto a potencia era de 72 cv e 82 cv respectivamente sempre a 5 200 rpm o torque passava a 12 mkgf a 2 600 rpm com gasolina ou alcool foi este o motor adotado nao apenas pela versao esportiva agora chamada gts pointer mas tambem pelos modelos mais comuns com isto apesar do visual exclusivo conferido pelos emblemas e pelo spoiler dianteiro o passat gts pointer tinha mecanica identica a dos outros o que desagradou aos admiradores do modelo esta questao so foi resolvida em junho de 1984 com a adoçao do motor 1 8 ja empregado no vw santana e muito semelhante ao do gol gt exceto pela utilizaçao de um comando de valvulas mais manso com isto o gts pointer tinha mecanica exclusiva novamente apesar de nao utilizar a denominaçao ap ja trazia as mesmas medidas do ap 800 curso de 81 mm e diametro de 86 4 mm o carburador era de corpo duplo e a potencia era de 92 cv a 5 000 rpm com torque de 14 9 mkgf a 2 600 rpm com alcool o motor a gasolina entregava 85 cv a 5 000 rpm e 14 6 mkgf de torque as mesmas 2 600 rpm o cambio seguia com quatro marchas em 1985 o passat foi reestilizado novamente desta vez recebendo para choques envolventes de plastico e no gts havia uma faixa lateral em degrade na parte inferior as rodas do esportivo passaram a 14 polegadas com o famoso desenho snowflake e a calçar pneus 185/60 o interior que tinha um painel completamente remodelado e de aspecto muito mais condizente com seu tempo tinha um conta giros bem maior e permanecia com os mostradores auxiliares no console central mas o volante agora era o famoso quatro bolas os bancos eram recaro de revestimento cinza e excelente apoio o motor tambem mudava agora recebia um comando de valvulas igual ao do gol gt o famoso 049g que elevava a potencia para 99 cv a 5 600 rpm e o torque para 14 6 mkgf a 3 200 rpm mas isto apenas na versao a alcool a maior novidade porem era o cambio de cinco marchas que fazia com que o passat gts pointer chegasse aos 100 km/h em 10 9 segundos com maxima de 170 km/h a suspensao ganhava acerto ligeiramente mais voltado ao conforto a fim de reforçar a impressao de requinte proporcionada pelo interior melhor acabado foi esta a ultima atualizaçao do passat gts pointer que ja começava a decair nas vendas superado por rivais como o chevrolet monza s/r e o proprio gol gt na preferencia do publico
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