Já faz alguns anos que a indústria automotiva mundial está globalizando seus produtos. Veja o Ford Mustang, que perdeu a cara retrô e ganhou um motor quatro-cilindros turbo para conquistar os europeus; a chegada de hot hatches europeus ao Brasil (ainda meio tímida, porém cada vez mais frequente); e o fato de que muitos modelos lançados no ocidente são projetos orientais. No entanto, existe um mercado automotivo que parece viver à margem de tudo isto: a China.
A Volkswagen é a empresa que vende mais carros de passeio no país mais populoso do mundo — atualmente, são quase 1,4 bilhão de pessoas morando na China. Para atender à demanda, a fabricante alemã firmou parcerias com duas fabricantes locais, a FAW e a SAIC Motors, e oferece nada menos que 44 modelos diferentes. Entre eles, está o VW Passta aí em cima. Não, não é "Passat". É "Passta" mesmo — "pasta" com um S a mais.
A primeira coisa que você precisa saber é que a VW chinesa é uma bagunça. Quer ver só? Pelo menos