ola amigos de pe embaixo volto com a saga/epopeia que e a historia da recuperaçao do meu vw sp 2 1974 agradeço a publicaçao da primeira parte ter ocorrido na vespera de meu aniversario foi um otimo presente equipe flatout no artigo de abertura aqui eu havia contado como os carros estavam presentes em minha vida e os primeiros momentos com o meu vw agora a estoria ganha outros contornos a proposta inicial seria eliminar uns pontos de ferrugem fazer o chamado banho de tinta e rodar no carro porque no geral ele estava bom mas bastou lixar o carro e o que apareceu foi de assombrar inicialmente o carro foi desmontado na casa do lanterneiro e ai foi meu primeiro erro deixar as peças se espalharem embora jovem o lanterneiro era muito indicado e pude ver ao longo do trabalho dele o capricho e atençao aos detalhes o que garantiria um bom trabalho apenas a titulo de esclarecimentos na minha regiao o profissional da area e chamado lanterneiro talvez em razao daquelas lampadas usadas proximas ao trabalho em vez de latoeiro ou funileiro regionalismos a parte sigamos em marcha passados alguns dias ele achou uma oficina proxima a casa dele em que pudesse mexer no carro seria um local coberto com espaço suficiente para o que fosse preciso fazer em termos de trabalho dado o endereço la compareci para ver o carro e tive a grata surpresa de ver que o dono da oficina era o mecanico que eu havia despejado cinco meses atras nessas horas vejo que valeu a liçao dos meus pais para sempre sermos humildes e tratarmos bem os outros sem soberba o mecanico me reconheceu claro mas falou que eu era gente boa entao estava tudo em ordem a isso some se a força de oraçoes e tudo iria correr bem no entanto a situaçao da lataria do carro era preocupante a frente tinha indicios de alguma colisao ainda que pequena mas cuja recuperaçao nao havia sido das mais cuidadosas e portanto a ferrugem tinha feito muitos estragos some se a isso quase trinta anos de vida e o quadro era de corrosao na frente caixas de ar e portas [gallery columns= 4 link= file ids= 136534 136531 136532 136533 ] nessas horas e valida uma importante liçao nao deixe transparecer sua real condiçao financeira se o proprietario do carro for de poucos recursos o lanterneiro vai te abandonar; se aparentar ser de posses tudo sera cobrado e por muito para recuperar essas peças o lanterneiro sugeriu que talvez fosse melhor colocar outro profissional nesta missao e coincidentemente o pai dele era um lanterneiro experiente e estava disponivel para a empreitada agora eu tinha uma equipe trabalhando no meu carro claro que os custos aumentaram mas o serviço teve sua evoluçao o fato de contar com um profissional experiente foi util por exemplo em relaçao a borracha de contato entre carroceria e assoalho uma vez que este teve que ser substituido em sua parte dianteira nao e o do meu mas na falta de foto propria melhor esta demonstra a area de contato como a estrutura basica e a mesma tanto o assoalho quanto as borrachas vieram do brasilia com os devidos ajustes o detalhe e que o senhorzinho pediu que eu comprasse as borrachas originais ou seja em concessionaria e era para trazer duas la fui eu coraçao apertado carteira gemendo e pedi as duas borrachas fui atendido e compreendido pelo vendedor mais velho dali o qual disse ser possivel pedir mas teria que esperar cerca de duas semanas o preço o equivalente a seis latas de coca cola eu nao bebo alcool em uma boate nao foi caro mas isso e uma exceçao em se tratando de sp 2 o resultado final valeu a pena [gallery columns= 4 link= file ids= 136541 136544 136543 136542 ] e assim tudo seguia seu ritmo a reforma lentamente mas diante do estado do carro nao havia o que reclamar o dinheiro sugado de meus bolsos sem do nem piedade ate o dia em que foi preciso mudar de oficina ja que o mecanico tinha se enrolado com o aluguel de novo e ai veio o segundo erro nao acompanhar de perto a mudança o resultado todos os vidros foram parar numa pilha de entulho e graças a deus recuperados inteiros e sem trincas e varias peças simplesmente evaporaram claro que isso tudo so seria percebido mais a frente porque segundo pai e filho tudo estava guardado oficina nova ritmo lento e a paciencia encurtou ja havia se passado mais de ano e o carro nao estava nem preparado para a pintura claro havia coisas complicadas como o alinhamento dos farois e para choque mas nao era para tanto uma sugestao que eu dou porque conselho ninguem leva a serio e nao comprar carro para recuperar a nao ser que se faça por conta propria oficinas de lanternagem e pintura vivem dos trabalhos de giro rapido e nao de carros que ficarao meses ali estes ocupam espaço tempo e o custo nao pode ser muito alto senao o dono desiste como resultado o carro a ser restaurado sempre perdera a vez para outros serviços de menor valor mesmo que voce pague em dia o combinado mas que representam dinheiro entrando e clientela sendo formada e mesmo que voce fique ali diariamente a nao ser que assine a ctps do sujeito ou vire o dono da oficina nao ha como reclamar sobre a forma como o sujeito ganha a vida dele seu carro nunca sera a prioridade da oficina quando chegamos na parte dos farois tivemos uma complicaçao a ferrugem era coisa do passado a frente havia sido recuperada e corretamente alinhada mas o para choque foi problematico no serviço anterior deram um jeito na peça e agora com a frente certa ela nao se alinhava ao resto o resultado foi ter que radicalizar na recuperaçao do para choque do carro mesmo porque se comprasse um pela internet alem de me custar um rim que teria que ser vendido mais a frente palavra chave pantografico corria se o risco de ter problemas de alinhamento com a carroceria o do meu carro foi cortado realinhado e recuperado com fibra de vidro talvez algum purista me recrimine mas era a soluçao possivel no momento e que meu dinheiro permitia fazer [gallery link= file columns= 4 ids= 136527 136530 136529 136528 ] um detalhe importante e que justifica o preço absurdo que se pede pela peça e que a mascara dos farois do sp 2 nao e igual a da variant sao muito parecidas mas nao se confundam quase infartei quando o lanterneiro disse que estava tendo dificuldades para alinha la na carroceria se vira meu filho isso custa mais que dois meses do seu trabalho pensei mas achei melhor ponderar para as habilidades dele e ter mais paciencia com esse detalhe vejam a diferença outra peça que num primeiro momento parece confundir e o chamado teclado do console local destinado aos comandos de ventilador intensidade do brilho do painel e pisca alerta obrigatorio no brasil a partir de 1974 parece muito com um velho conhecido mas que veio depois e com ele nao se confunde o fiat 147 a disposiçao e familiar mas nem para uma substituiçao de emergencia eles sao compativeis em geral as peças para o sp 2 sao muito caras o eram na epoca em que o carro foi fabricado e hoje os preços estao elevadissimos basta ver o codigo 149 e saber que nao vai ser barato hoje ha uma procura tao grande por peças de sp 2 que ja ha varias replicas feitas a partir de peças originais e que se primam pela qualidade tambem se destacam pelo preço portanto para quem pretende comprar um sp 2 o que primeiro deve ser avaliado nao e lataria ou mecanica mas sim peças de acabamento porque e isso que vai determinar se seu carro e um vw sp 2 ou uma atrocidade para os mais puristas particularmente so nao sou ze frisinho porque a minha condiçao financeira nao o permite porque gostaria que meu carro fosse exatamente igual ao dia em que saiu da linha de montagem mas como nem sempre e possivel respeito o carro ao maximo evito descaracteriza lo mas faço o que for possivel para que fique bom e funcione que e meu objetivo o acabamento e o ponto fraco portanto compre ate sem caixa de cambio mas faltando acabamento faça negocio com muita cautela e pesquisa previa de disponibilidade da peça e preço como exemplo o meu veio sem o jogo de frisos de aluminio composto por nada mais nada menos do que dez peças presas num baixo relevo ao longo da carroceria com fita reflexiva e que sao a maior dificuldade de se encontrar normalmente quem vende tem algumas nao todas eu tive sorte depois de seis anos achei quem vendesse o jogo completo enviasse para minas gerais e so me cobrasse o equivalente a tres salarios minimos uma verdadeira pechincha e eu tinha dinheiro para comprar agora era so comprar a fita reflexiva que quando oferecida com material de boa qualidade custa cerca de meio salario minimo mais frete e nao se iluda; como o carro e projeto nacional nada de ebay ou pedir para um amigo trazer na bagagem so se encontra esses produtos no brasil e ainda assim atraves de foruns sites especializados ou do mercadolivre e o que acontece por exemplo com o limpador de para brisas que por ser exclusivo do modelo e pantografico e um item muito raro e valorizadissimo para se ter ideia o do meu carro fica guardado em casa porque e muito caro e sabe porque eu sei porque tive que comprar ja que os meus foram perdidos lembram se das mudanças de oficina varias peças se perderam ou foram negociadas a minha revelia o que me obrigou a comprar muita coisa que meu carro tinha era completo ou ter que improvisar para que ele continuasse em condiçoes de uso como os cintos de segurança nesse caso em favor da segurança e aproveitando que o sp 2 ja contava com cintos de tres pontos comprei ja no final um jogo de cintos novos e retrateis o que aconteceu foi que meu lanterneiro por motivos impublicaveis no flatout acabou fugindo da cidade nao me deu qualquer noticia e largou meu carro sem terminar agora estava eu com um carro desmontado com peças espalhadas ou desaparecidas sem dinheiro e sem ter quem concluisse o serviço… como diria carlos drummond de andrade e agora jose por clenio santos project cars #403
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