a renovaçao da linha da volkswagen continua depois do lançamento do polo que provavelmente e o hatchback mais moderno vendido pela marca no brasil chegou a vez do virtus seu seda produzido na fabrica da anchieta em sao bernardo do campo/sp o virtus começara a ser comercializado primeiro por aqui e depois exportado para outros mercados ele chega com visual moderno duas opçoes de motor e uma generosa lista de equipamentos e mais alguns detalhes que vamos comentar ao longo deste texto vamos la [gt40 content search= volkswagen widget= 1 title= vw a venda no gt40 ] o virtus repete o visual do polo na dianteira que de acordo com a volkswagen e inspirada pelo seda de luxo arteon o sucessor do cc e possivel ver que o polo e o virtus sao iguais ate a coluna b a que fica logo apos as portas dianteiras incluindo todos os elementos esteticos da face frontal como a grade bipartida a boca mais larga e baixa na base do para choque dianteiro farois e para lamas a partir dai as coisas mudam com a plataforma modular mqb a vw conseguiu deixar o entre eixos do virtus 8 6 cm maior que no polo chegando a 2 65 metros exatamente igual ao novo jetta vale lembrar que a plataforma e a carroceria usam aços de alta e ultra alta resistencia que ajudam o carro a ficar mais rigido e a manter seu peso mais baixo a esquerda o virtus; a direita o polo as partes em laranja mostram onde a plataforma foi esticada no seda o comprimento total do virtus e de 4 48 metros 42 5 cm a mais que o polo o seda tambem e 4 mm mais alto com 1 468 mm de altura e tem balanço traseiro 50% maior ja a largura e a mesma de 1 751 mm o virtus tem porta malas de 521 litros e a capacidade de carga pode aumentar com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro a silhueta do virtus segue a tendencia dos outros sedas da volkswagen com caimento suave do teto ate a extremidade traseira esta tem lanternas largas na forma de um trapezio invertido semelhantes as do novo jetta no geral o carro traz linhas e proporçoes bastante agradaveis do lado de fora ainda que as mesmas nao fossem exatamente novidade visto que a volks ja havia liberado algumas imagens e informaçoes o interior segue as linhas do polo com exatamente as mesmas caracteristicas o painel e igual assim como os revestimentos das portas o volante e as opçoes de instrumentaçao analogica convencional ou nas versoes mais caras o active info display da vw com uma tela digital de 10 25 polegadas e diversas configuraçoes de instrumentaçao as saidas de ar ficam abaixo do sistema de som e o acabamento geral da cabine varia de acordo com a versao escolhida uma novidade bacana do virtus e a presença do ibm watson manual cognitivo com inteligencia artificial da ibm cloud trata se de um aplicativo que interage a comandos de voz do motorista que traz na memoria todo o manual do proprietario do carro quando se tem alguma duvida e so perguntar ao watson literalmente por exemplo no caso de um pneu furado voce pode perguntar meu pneu furou como faço para trocar e o aplicativo te passa as instruçoes e nao ha maneira correta de perguntar o sistema watson entende linguagem informal como em uma conversa com um passageiro e e capaz de entender diferentes sotaques aprendendo com cada interaçao verbal a vw nao deixa claro mas presumivelmente o ibm watson estara disponivel como opcional nas versoes mais caras tambem e possivel por exemplo tirar uma foto de uma das luzes do painel e pedir para que o app lhe explique sua funçao as versoes alias sao tres msi comfortline 200 e highline 200 na primeira de entrada o interior e cinza claro com acabamento fosco e os bancos sao revestidos de tecido na intermediaria comfortline a seçao central do painel traz um inserto em preto brilhante enquanto no virtus highline o acabamento e em cinza tungstenio com molduras em preto brilhante para o painel de instrumentos e o sistema multimidia enquanto os bancos podem ser revestidos de couro sintetico cinza e preto ha duas opçoes de motor ambas da familia ea211 o primeiro quatro cilindros naturalmente aspirado de 1 6 litro 1 598 cm³ equipa o virtus msi com duplo comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindro entrega 117 cv com etanol e 110 cv com gasolina sempre a 5 750 rpm o torque e de 16 5 mkgf e ou 15 8 mkgf g sempre a 4 000 rpm este motor so vem acoplado ao cambio manual de cinco marchas comfortline e highline usam o 1 0 tsi com tres cilindros 999 cm³ de deslocamento e turbo para entregar 128 cv e ou 115 cv g sempre a 5 500 rpm o torque e de 20 4 kgfm com etanol ou gasolina e esta presente entre 2 000 e 3 500 rpm no caso do motor turbo o unico cambio disponivel e o automatico tiptronic de seis marchas com trocas manuais por aletas no volante o polo 1 6 msi vai de zero a 100 km/h em 9 8 segundos com maxima de 195 km/h enquanto o 1 0 tsi leva 9 9 segundos para atingir os 100 km/h e tem maxima de 194 km/h dados com etanol sim o desempenho dos carros e virtualmente identico com ambos os motores [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] preços e equipamentos virtus msi o vw virtus parte de r$ 59 990 preço da versao msi de entrada a versao comfortline parte de r$ 73 490 e a highline começa em r$ 79 990 na versao highline 200 uma observaçao que devemos fazer a diferença de preço em relaçao ao polo e bem maior nas versoes mais caras enquanto o virtus msi custa r$ 5 000 a mais que o polo msi o seda comfortline custa r$ 8 300 a mais que o hatch no highline a diferença chega a r$ 10 500 nesta faixa de preço o virtus vem para brigar com o honda city r$ 60 990 a r$ 81 400 o ford new fiesta seda r$ 66 000 a r$ 81 000 e tambem com as versoes basica e intermediaria do chevrolet cobalt r$ 65 000 a r$ 72 000 alem disso e importante lembrar que o fiat cronos o seda do argo esta para chegar virtus msi de serie o virtus msi vem equipado com direçao eletrica ar condicionado vidros eletricos nas quatro portas com funçao um toque nos dianteiros travas eletricas farois de dupla parabola e chave canivete com controle remoto alem disso vem com computador de bordo para sois iluminados para motorista e passageiro tomada de 12v no console central suporte para celular no painel com entrada usb para carregamento regulagem de altura para o banco do motorista e rodas de 15 polegadas com calotas os pacotes opcionais do virtus msi sao dois o primeiro chamado connect r$ 2 950 inclui sistema de som composition touch com tela de 6 5 polegadas i system volante multifuncional sensores de estacionamento traseiros controle de estabilidade esc e rodas de liga leve de 15 polegadas modelo scimitar calçadas com pneus 196/60 o segundo e o pacote safety que apesar de ser chamado de pacote vem apenas com o esc e demais babas eletronicas a vw nao informou o preço deste ultimo mas no polo ele custa r$ 1 050 virtus comfortline o virtus comfortline vem com todos os equipamentos do msi mais banco traseiro bipartido coluna de direçao ajustavel em altura e distancia esc farois de neblina direcionais central multimidia composition touch rodas de liga de 15 polegadas sensores de estacionamento traseiros retrovisores externos com ajuste eletrico descanso de braço dianteiro com porta objetos lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional virtus comfortline os pacotes de opcionais tambem sao dois o tech i r$ 2 200 vem com sistema kessy de partida e abertura das portas sem chave cruise control sensores de estacionamento dianteiros retrovisor interno eletrocromico volante multifuncional com aletas para troca de marchas sensores crepuscular e de chuva funçao coming/leaving home e rodas de 16 polegadas modelo nick com pneus 205/55 ja o pacote tech ii r$ 3 500 inclui todos os itens do tech i mais indicador de pressao nos pneus ar condicionado digital climatronic porta malas com redinha e divisoria porta luvas refrigerado revestimento de couro para o volante e detalhes em preto brilhante no habitaculo virtus highline por fim o virtus highline vem de serie com todos os equipamentos de serie citados anteriormente mais sitema kessy cruise control ar condicionado digital climatronic banco do passageiro dianteiro rebativel para a frente descansa braço dianteiro com porta objetos farois de neblina com direcionais luz diurna em led ao lado dos farois de neblina rodas de liga leve de 16 sobretapetes volante multifuncional revestido de couro com aletas para trocas de marcha e detalhes em preto brilhante na cabine virtus highline como opcionais o virtus highline oferece tres pacotes o primeiro traz revestimento de couro sintetico native r$ 800 o segundo chamado tech high r$ 3 300 inclui sensores de estacionamento dianteiro sistema rka de indicador de pressao dos pneus porta malas com divisoria antena tubarao camera de re detector de fadiga que compara o comportamento do motorista com o inicio da viagem e caso detecte alteraçoes no padrao de conduçao sugere uma parada para descanso retrovisor eletrocromico funçao coming/leaving home frenagem automatica pos colisao sensores de chuva e crepuscular e sistema multimidia discover media de 8 polegadas o terceiro pacote technology r$ 1 200 traz todos os itens anteriores mais o painel active info display e rodas de liga leve de 17 polegadas modelo razor com pneus 205/50 todas as versoes do virtus tem garantia de fabrica de tres anos sem limite de quilometragem as cores disponiveis sao sete preto ninja branco cristal e vermelho tornado solidas ; e cinza platinum azul night prata sirius e prata tungstenio metalicas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.