FlatOut!
Image default
Lançamentos

Volvo Polestar Racing: conheça o V8 sueco que irá roncar alto na Australian V8 Supercars


O ano de 2014 trará a 16ª edição do Campeonato Internacional V8 Supercars, e o palco da tradicional disputa entre Ford e Holden trará mais um oponente: a Volvo, com seu S60 Polestar. E eles não estão para brincadeira.

A  Volvo vem fazer companhia a Ford, Holden e Nissan, totalizando quatro equipes de fábrica no campeonato australiano — além das quase vinte equipes particulares, todas locais. Sob responsabilidade da Polestar, braço de alto desempenho da marca sueca desde 1996, a equipe da Volvo teve seu carro apresentado ontem, em Sydney.

volvo s60 polestar v8 (2)

O Volvo S60 V8 Supercar usa um motor V8 de cinco litros com bloco e cabeçotes de alumínio, naturalmente aspirado e com corpos de borboleta individuais. Abastecido com etanol E85 e com potência estimada em 650 cv, o motor é capaz de levar o S60 de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima belisca os 300 km/h.

A primeira coisa que soubemos deste motor foi seu ronco, em um vídeo que a Polestar divulgou há alguns dias. É assim que o Volvo S60 vai ressoar pelos circuitos australianos:

É impossível não ficar hipnotizado pelas cornetas de fibra de carbono servindo como amplificadores para o ronco seco e agudo do motor girando a 7.500 rpm. Você talvez tenha notado que ele não tem o ronco típico dos V8 Supercars, e sim um timbre mais parecido com os carros de turismo europeus, ou os antigos F1 aspirados da década de 1970. Isso acontece devido ao virabrequim de plano simples, que têm a posição dos moentes é idêntica à dos motores de quatro cilindros, ele se comporta (e ronca) como dois motores de quatro cilindros funcionando juntos. Esse tipo de virabrequim (em oposição ao cruzado) oferece melhores respostas devido à menor inércia rotacional, aumentando a potência em altas rotações e a velocidade máxima do motor.

volvo s60 polestar v8 (1)

Mas o S60 V8 Supercar  não é só motor. O câmbio sequencial Albins ST6, de seis velocidades é acoplado ao transeixo traseiro. A suspensão dianteira é do tipo duplo wishbone, com amortecedores Öhlins ajustáveis e barra estabilizadora. A traseira traz suspensão independente, também com amortecedores ajustáveis. Os freios dianteiros trazem discos ventilados de 395 mm pinças de seis pistões, na traseira, os discos (também ventilados) têm 355 mm de diâmetro e as pinças são de quatro pistões. As rodas são de 18 polegadas com tala 11 e calçam pneus Dunlop. O carro todo pesa 1.410 kg — com o piloto incluso na conta.

volvo s60 polestar v8 (4)

A Polestar diz que seu S60 atende os objetivos do projeto “Carro do Futuro”, uma série de diretrizes da V8 Supercars. para manter a categoria equilibrada, relevante, valorizada e disputada — dentre as quais está a necessidade dos motores V8 e tração traseira.

No comando dos dois S60 da equipe estarão os pilotos Scott McLaughlin, de apenas 20 anos, e Robert Dahlgren. O neozelandês Scott foi o piloto mais jovem a correr na V8 Supercars — ele tinha apenas 16 anos quando estreou na categoria, em 2010. Robert é mais experiente aos 34 anos, deixa o Campeonato Sueco de Turismo — onde pilotava um Volvo C30 — para se tornar o único piloto não australiano ou neozelandês a correr na V8 Supercars. Os dois pilotos estiveram no evento de apresentação do seu carro, e parecem realmente ansiosos para sentar ao volante. A gente também estaria…

volvo s60 polestar v8 (7)

A temporada 2014 da V8 Supercars começa no dia 1 de março, no circuito de rua de Adelaide, no sul da Austrália.

volvo s60 polestar v8 (3) volvo s60 polestar v8 (5)

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora