uma bola de golfe o vertice do teto de um mitsubishi lancer evo viii mr e a carenagem de um formula 1 possuem mais em comum do que o senso comum possa apontar todos possuem uma enorme necessidade de reduzir o arrasto aerodinamico e ordenar o fluxo de ar em sua volta e mais do que isso fazem uso da mesma tecnica para conseguir este beneficio os geradores de vortices ou vortex generators trata se de um dos itens de performance mais mal compreendidos do meio automotivo porque o seu entendimento exige uma serie de outros conhecimentos conceituais de dinamica dos fluidos felizmente voce caro leitor ja passou pela essencia da coisa em nossa materia com a analise aerodinamica do novo ford gt e basta um sopro extra para captar a coisa contudo antes de falarmos dos geradores de vortices vamos dar uma rapida repassada nos conceitos de camada limite e arrasto aerodinamico para nao deixarmos nenhuma duvida turbulenta caso tudo esteja bem ventilado em sua cabeça pule para o topico seguinte recapitulando camada limite e o fluxo de ar embora seja invisivel o ar e um fluido viscoso nao um espaço vazio e facil entendermos que um carro em velocidade enfrenta resistencia exponencial ao movimento imposta por este fluido mas o que muita gente nao se da conta e que sendo um fluido viscoso o ar escoa e uma fina camada se adere na superficie do objeto como um filme de oleo ou mel por causa da viscosidade este fluido escoando bem colado na carroceria interage com o corpo e fica quase estatico com uma velocidade muito menor que o fluido escoando alguns milimetros acima e assim por diante entao nao apenas visualize o ar como fluido mas visualize este fluido escoando na carroceria como varias camadas sobrepostas em degrade todas em contato uma com a outra como se fossem paginas viscosas de um livro quanto mais proximo da carroceria mais lenta a velocidade do ar entao existem forças de cisalhamento entre estas paginas ha fricçao e influencia mutua logicamente a partir de certa altura em relaçao ao corpo a influencia da carroceria em relaçao a velocidade do fluido fica minima camada limite e o nome desta regiao onde a bagunça ocorre e onde ha a adesao do fluido ao corpo sua consequente desaceleraçao pela adesao viscosa e a notoria fricçao entre as camadas de ar por diferença de velocidade guarde isso os geradores de vortices irao atuar na regiao da camada limite mais proxima da superficie do objeto num carro dentre as varias causas que fazem a camada limite perder adesao e descolar da superficie da carroceria a principal e a transiçao muito repentina de uma regiao de fluxo de alta velocidade e em decorrencia de baixa pressao para uma de baixa velocidade e em decorrencia de alta pressao como o fim do teto ou a traseirona de um carro regioes que sao ainda mais sensiveis por ficarem muito pra tras da superficie do objeto o fluxo da camada limite ja chega ali com baixa energia deixando a diferença de velocidade para a corrente de ar acima dela ainda maior se descolando ainda mais facilmente lembre se de que ha diferença de velocidade entre as laminas de ar dentro da camada limite ilustraçao acima e a fricçao causada por esta diferença de velocidade que faz as laminas tropeçarem de cima pra baixo e enrolarem entre si perdendo ainda mais velocidade e no pior dos casos formando uma grande zona de perturbaçao aerodinamica cumulativa que gera um turbilhao um entrelaçado que fica pendurado para muito atras do corpo na area conhecida como esteira aerodinamica essa massa de ar lenta lembre se que o fluido e viscoso e ha adesao e interaçao inclusive entre suas camadas como um grande novelo e arrastada pelo veiculo e aumenta a resistencia ao movimento eis o arrasto veja as imagens abaixo nos pontos 1 ha um ganho de pressao e reduçao de velocidade do fluxo mas bem menos grave que nos pontos 2 para se combater a separaçao da camada limite e reduzir o arrasto ha duas saidas ter uma silhueta de gota que transforme em um gradiente bem sutil a transiçao de alta velocidade/energia para baixa ou entao aumentar a energia e a velocidade do fluxo de ar da propria camada limite que e quase estatica em sua regiao mais proxima a superficie imagem abaixo como fazer isso e ai que entram os geradores de vortice a funçao dos geradores de vortice sendo o ar um fluido viscoso que se adere ao corpo um gerador de vortice nao consegue alterar esta propriedade fisica o que ele faz contudo e alterar a interaçao entre os fluxos de ar lento da camada limite e o rapido da corrente de ar livre como ele causa uma perturbaçao aerodinamica em miniatura que transforma o fluxo da camada limite mais proximo ao corpo fluxo que e quase estatico em vortices micro turbulencias ordenadas como se fossem canudos ou bolinhas de gude girando deixando o bem mais rapido e energizado com menos fricçao e diferença de velocidade entre a corrente de ar livre na imagem acima superior a linha branca e a camada limite colada a carroceria a separaçao de fluxo da camada limite e postergada ocorrendo mais para tras do corpo e em menor escala e essencial entender que esta fina camada limite com vortices ordenados e algo bem diferente de turbulencia desordenada arrastada atras do corpo esta ultima causado pela separaçao da camada limite em si a primeira e benefica porque diminui a fricçao entre o corpo e o fluxo de ar de forma analoga aos roletes de um rolamento veja o video abaixo aos 10 s para visualizar a mecanica a ultima e ruim porque e o arrasto aquele enorme turbilhao aerodinamico emaranhado para tras do corpo e que cria resistencia ao movimento sao coisas bem diferentes embora da mesma natureza [youtube id= rihqounsn9c width= 620 height= 349 ] o exemplo dos roletes e excelente para entendermos como que a bola de golfe apresenta menos arrasto aerodinamico que uma perfeitamente esferica na bola de golfe os roletes do rolamento sao representados pelos pequenos turbilhoes formados por cada concavidade na superficie da bola que sao geradores de vortices estes turbilhoes apresentam menos fricçao com a corrente de ar livre que uma camada limite estatica que e o que aconteceria numa bola perfeitamente esferica com isso o fluxo de ar contornando a bola sofre menos desaceleraçao a separaçao de camada limite atras da bola e mais suave e ha menos arrasto [youtube id= lvvuuaqcc7a width= 620 height= 349 ] a aplicaçao mais famosa dos geradores de vortice e a asa dos avioes ao produzir um fluxo de ar mais veloz e com menos fricçao aerodinamica na asa ha menos ruido vibraçoes e a sustentaçao aerodinamica ganha mais folego em condiçoes criticas como angulos de ataque agudos e velocidades mais baixas como a ilustraçao mostra ha diversos tipos de geradores que irao produzir diferentes perfis e extensoes de vortices mas todos com o mesmo objetivo basico postergar a separaçao da camada limite no meio dos carros a aplicaçao mais conhecida dos geradores de vortices esta na traseira do teto do mitsubishi lancer evo viii mr como vimos na primeira parte deste post a regiao de queda formada pelo vigia e pela tampa traseira e critica para o fluxo aerodinamico e e a grande responsavel pela formaçao do arrasto aerodinamico nos automoveis muito mais do que uma dianteira chapada os geradores de vortices aqui executam duas funçoes 1 alimentar a porçao inferior da asa com um fluxo de ar mais limpo menos turbulento note no grafico a ausencia do fluxo verde na seta 1 e portanto mais veloz e 2 reduzir o arrasto aerodinamico formato pelo vigia e pelo corte da traseira com isso o evo viii mr ganhou um pouco mais de velocidade final e ainda extraiu 5% a mais de downforce do aerofolio traseiro nada mal na ultima foto acima note como as fitas so assumem padrao caotico apos a tampa traseira a missao do gerador de vortice postergar a separaçao de camada limite foi cumprida a carater experimental o site gringo autospeed instalou geradores de vortices na mesma posiçao do lanevo começando com quatro e depois passando para seis e oito unidades o resultado e facilmente visualizavel a pequena turbulencia que afeta as fitinhas dos cantos inferiores pode ter origem no fluxo aerodinamico da coluna c como vimos no post na analise aerodinamica do novo ford gt muitos veiculos do passado empregaram caudas longas e silhuetas de gota na traseira buscando reduzir o arrasto aerodinamico mas isso trazia uma serie de penaltis relacionados a inercia pense no efeito martelo de uma cauda destas numa curva de alta e ao centro de pressao aerodinamica os geradores de vortice trazem a habilidade de se controlar a separaçao da camada limite sem precisar alterar a silhueta do veiculo quando se leva ao limite o poder dos geradores de vortices chega se automaticamente ao mundo da formula 1 winglets barbataninhas e pequenos canais todos possuem a mesma funçao gerar vortices limpando ordenando dificultando a separaçao da camada limite e em alguns casos direcionando o fluxo de ar para outras zonas de interesse
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.