pessoal tudo bem a ultima vez que eu havia me sentado para escrever sobre meu voyage sport foi em maio de 2015 mes em que foi publicado o post derradeiro do meu project cars o #207 para quem nao lembra nao leu ou quer reler seguem os links post#1 post#2 post#3 final para minha surpresa la se foram mais de dois anos o tempo e mesmo inexoravel pois bem se houve post final o que faço aqui escrevendo estas linhas bem como escrevi quando da publicaçao dos posts anteriores estes abordariam o estado ate onde o projeto havia avançado naquele momento que era a conclusao da montagem do motor e algumas modificaçoes no cambio os proximos passos que naquela epoca ainda estavam no campo das ideias so vieram a ser executados posteriormente ao post#3 e e sobre eles que comentarei neste post de atualizaçao e de fato finalizaçao do projeto este texto alem de relatar o que foi modificado no carro desde maio de 2015 mostra a tao esperada chegada do voyage a cidade onde moro atualmente distante 1300km de onde meu pai tem a oficina e onde o carro estava ate entao desde que foi adquirido em 2009 apos as quebras da homocinetica do lado do cambio e de uma engrenagem do diferencial relatadas no post#3 ocorreu uma nova quebra nas ferias de abril de 2016 durante uma acelerada mais animada ao passar para terceira a cerca de 8 000 rpm ouvi um forte barulho e tirei o pe parei o carro preocupado o medo inicial era de ter tido uma quebra de motor abri o capo e o bloco estava integro para tristeza dos pessimistas as bielas haviam se comportado e estavam todas no lugar entrei no carro e dei partida com o cambio em neutro tudo certo o motor funcionava normalmente o que amenizou minha preocupaçao ao engatar e andar vinha um forte barulho no cambio era certo que algo havia quebrado chamei a plataforma e retornei com o carro para a oficina do meu pai no outro dia tiramos a tampa do cambio e identificamos o problema nao havia sobrado um unico dente da terceira no lugar as fotos mostram como o cambio ficou dada a quebra do cambio original comprei um conjunto de primeira a terceira forjados com a primeira de relaçao bem mais longa que a primeira original para tentar melhorar a traçao durante as arrancadas os passeios de voyage durante as ferias porem foram cancelados as peças do cambio so foram entregues depois do meu retorno a macae com o apoio sempre fundamental do meu pai o cambio foi montado e em um final de semana prolongado que tive a oportunidade de viajar a maringa pude testa lo a relaçao ficou bem melhor mas o barulho do cambio e absurdo ao menos para mim que nao sou acostumado a andar com esses cambios forjados por maior que seja o barulho do escapamento ele e superado pelo ruido emitido pela primeira marcha que faz ate mais barulho do que andar de re mesmo que as engrenagens sejam helicoidais segunda e terceira tambem fazem barulho mas e suportavel com a mecanica ja bem avançada decidi por ter conhecido uma empresa bem competente e que me apresentou uma proposta economicamente viavel fazer o trabalho de funilaria e pintura do carro o processo se iniciou em meados de 2016 e foi feito na sato da av brasil em maringa em funçao da distancia fisica nao havia como eu acompanhar o processo de perto mas graças a tecnologia atual e a grande contribuiçao do amigo id amigo de longa data do meu pai e grande entusiasta que tem uma loja em frente a onde o serviço estava sendo feito fui sendo atualizado constantemente sobre o andamento do trabalho no segundo semestre de 2016 durante alguns dias de ferias voltei a maringa desta vez porem nao pude curtir o voyage o serviço de funilaria e pintura ainda estava em curso o cuidado com a qualidade do serviço era coerente com prazo de execuçao o que valeu as ferias sem poder andar com o carro [gallery link= file ids= 160254 160249 160250 160253 160252 160251 ] ja no natal de 2016 durante outra curta visita a minha cidade natal pude pegar o carro na funilaria o serviço de fato havia ficado muito bom o carro ficou literalmente liso com exceçao de um defeito pre existente no capo que carecia de troca da peça o que preferi nao fazer no inicio de 2017 notei no meu predio algo que me interessou uma garagem sempre vazia minha esposa fez contato com a dona da garagem que se dispos a empresta la para nos nao houve duvida com garagem disponivel o voyage poderia enfim mudar para macae havia porem um ultimo ponto a ser tratado o chicote da injeçao estava espalhado por todo o cofre do motor com varios reles soltos alem de varios detalhes que precisavam de uma melhoria ao minimo esteticas assim entreguei o carro para o romulo papke motorsport que se encarregou de refazer todo o chicote da injeçao e organizar a bagunça que reinava no cofre do motor alem de outros ajustes mecanicos apos a entrega foi feito um ultimo polimento o carro foi embarcado na plataforma no dia 23/07/2017 apos o almoço acredito que voces devam imaginar que na noite do dia 23 mal consegui dormir haviam grandes motivos para a ansiedade a chegada do carro em si e da oportunidade de poder utiliza lo em macae e ver ao vivo como havia ficado o cofre do motor cerca de 17 30 do dia 24/07 a plataforma estacionava na frente do predio o voyage enfim chegava a macae apos cerca de oito anos da compra o video abaixo mostra a primeira pisada do voyage em terras macaenses meu filho de quatro meses acompanhou de perto do ponto de vista de quem vibra com os motores de combustao interna e uma pena pensar que a geraçao dele andara somente em carros eletricos bem ao que depender de mim ele podera andar de voyage [youtube id= hrlp fwlmh8 width= 620 height= 350 ] apos a alegre chegada fiquei usando o carro durante uma semana como todo carro preparado e recem montado aparecem alguns problemas o primeiro foi a necessidade de regular a embreagem ate ai coisa facil no primeiro final de semana combinei as 06 30 da manha com os amigos que conheciam o voyage apenas das historias e fotos de conhece lo pessoalmente primeira decepçao as 06 00 da manha ao sair com o carro notei que o oleo do cambio havia vazado tamanho o barulho e tambem a mancha de oleo no assoalho inferior do carro ao longo da semana com ajuda dos amigos que tambem gostam de carros preparados obrigado bork identifiquei que o vazamento ocorria inicialmente do tampao da quinta em boa parte da semana trabalhei no carro troca do tampao da quinta identificaçao de um parafuso do cambio espanado por onde tambem vazava oleo desmontagem de todo painel para troca do cabo do velocimetro e apos cerca de 50% de indisponibilidade desde a chegada o carro pode finalmente sair da garagem depois de alguma frustraçao com estes problemas que tive que resolver nos primeiros dias ignorando um pouco minha mente critica que espera que tudo funcione muito bem pude curtir a experiencia crua e visceral que um carro deste proporciona cada vibraçao do motor sendo transmitida integralmente para a cabine as respostas instantaneas as aberturas das borboletas a forma como o giro sobe rapido e de abrir o sorriso nao so meu como dos amigos que gostam de carros e agora puderam conhecer o voyage agora alem da alegria de ve lo diariamente na garagem tenho a oportunidade de eventualmente dar uma volta e me divertir com o carro que e a representaçao de um sonho da adolescencia que hoje esta ali na garagem me chamando para uma volta sempre que passo por ele por fim registro novamente o agradecimento ao meu pai grande inspiraçao para o projeto e que tanto ajudou ao longo destes anos minha mae por sempre apoiar e dar aquele empurraozinho para meu pai aprontar o voyage quando era necessario e minha esposa que sempre acompanhou de perto e me incentivou com o projeto por aluizio drugovich project cars #207
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.