O Golf de quarta geração, que foi vendido no Brasil de 1999 a 2013, ainda é considerada por muitos um carro bastante atraente (bem, ao menos até o infame facelift de 2007), bem acabado e com dinâmica das boas. Preparadoras também enxergam seu potencial — como a HPerformance, que deu a um Golf R32 Mk4 uma bela dose de preparação para chegar aos 650 cv!
O motor do R32 original é um VR6 de 3,2 litros e 241 cv e 32,6 mkgf de torque — o bastante para acelerar até os 100 km/h em respeitáveis 6,6 segundos e chegar aos 247 km/h. Na época, ele foi considerado a evolução máxima da plataforma do Golf Mk4, compartilhando componentes com o Audi TT, como a tração integral 4Motion com diferencial Haldex e a suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira, braços sobrepostos do tipo “duplo-A” na traseira).
Mas a HPerformance sabia que ele era capaz de bem mais — só precisava das modificações certas. E elas vieram na forma de um novo virabrequim e um turbocompressor Precision PT6235 com um controlador eletrônico de pressão, que permite limitar a potência a 500 cv caso desejado. O motor também teve seu deslocamento reduzido de 3,2 para três litros — medida que reduziu o torque, mas aumentou a capacidade de giro de maneira substancial, e levou a HPerformance a apelidá-lo de “R30”.
O carro também recebeu um catch tank e uma nova bomba de combustível para garantir que o motor sempre seja bem alimentado. Um novo intercooler e novos dutos de admissão também foram desenvolvidos pela HPerformance, que também instalou no sistema de escape uma válvula controlada pelo motorista que permite controlar a intensidade do ronco do VR6, uma de suas melhores características.
O sistema de freios recebeu novos discos de 356 mm de diâmetro na dianteira, e 304 mm na traseira, enquanto a suspensão agora tem amortecedores ajustáveis da Bilstein e estabilizadores H&R.
Do lado de dentro, o Golf “R30” tem bancos Recaro de competição “Pole Position” e o banco traseiro deu lugar a um tubo de fibra de carbono para aumentar a rigidez à torção, além de um extintor de incêndio. Completam o visual novas rodas BBS de 18 polegadas.
Por tudo isto, a preparadora alemã cobra € 20 mil (ou R$ 62 mil, em conversão direta) — um valor até razoável, considerando o aumento na potência e o capricho na execução e que um Golf R, atual modelo mais potente do Golf com seu 2.0 TSI de 300 cv, custa € 38.325 (R$ 119 mil, em conversão direta).