boa parte dos carros importados vendidos no brasil vem do mexico especialmente das quatro grandes marcas que operam no brasil chevrolet fiat ford e volkswagen na verdade a industria automotiva mexicana e bem parecida com o que temos aqui com muitas fabricas de companhias estrangeiras produzindo automoveis desenvolvidos la fora [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] companhias locais surgem para ocupar nichos um meio no qual e preciso se destacar ainda mais para sobreviver no mercado de massa certos erros e defeitos sao tolerados em nome da necessidade e do baixo preço nos nichos geralmente e mais uma questao de desejo e o preço nao costuma ser o fator decisivo na hora da compra em todo caso fabricantes mexicanas de verdade sao poucas novamente como acontece no brasil hoje nos vamos falar de uma delas e uma ate que recente a vuhl especializada em brinquedos de track day que a exemplo do caterham seven e do ariel atom podem ser chamados de qualquer coisa exceto de brinquedos nao e preciso ter dirigido um destes carros super leves concebidos para acelerar no autodromo para sacar que eles sao carros rapidos de verdade feitos para quem realmente sabe o que esta fazendo ao volante basta te los visto em video [youtube id= 4ndvkj xgps width= 620 height= 350 ] o onboard ai em cima faz parte do test drive que a evo fez em 2016 com o vuhl 05 criaçao da mexicana vuhl a empresa fundada pelos irmaos iker e guillermo echeverria junto com o empresario alberto chapa tem sua fabrica na cidade de queretaro a cerca de 200 km da capital cidade do mexico trata se de uma companhia ainda mas recente que a ultima a aparecer na nossa seçao lasanhas sem fronteiras a vuhl foi fundada em 2013 de acordo com o site da vuhl que e todo em ingles vuhl quer dizer vehicles of ultra lightweight and high performance ou seja tecnicamente a sigla deveria ser vulhp mas a gente entende porque os caras quiseram deixar a coisa mais sonora vuhl parece uma palavra alema como rohrl e pronuncia se vul mesmo a vuhl pode ate ter nascido do sonho de um jovem garoto que queria construir seu proprio carro mas ainda e jovem demais para ter uma historia bonita e poetica como outras fabricante de esportivos sua historia na verdade e bem mais direta a vuhl foi incorporada em 2013 com incentivos do governo mexicano e parcerias com grandes companhias como ford e michelin nao fica claro o modelo das parcerias mas tudo bem o business da vuhl nao nos interessa tanto quanto seus carros em si ou melhor seu carro porque ate hoje so existe o vuhl 05 a ideia desde o inicio era oferecer um carro de track day nos moldes do ariel atom e do ktm x bow uma maquina leve e frugal com motor razoavelmente potente e dinamica voltada para o circuito oferecendo velocidade e uma pilotagem crua direta e nao ficar apenas no mexico ate porque o maior mercado para este tipo de carro e a europa com foco no reino unido tanto que em diversas fotos de divulgaçao o vuhl 05 tem o volante do lado direito a adaptaçao para se adequar as leis de transito britanicas se faz necessaria porque apesar de ser um carro bastante minimalista o vuhl 05 e legalizado para rodar nas ruas assim ele tem um para brisa removivel; um defletor aerodinamico para desviar o fluxo de ar em alta velocidade do rosto do piloto; farois e lanternas; e sujeitou se a todos os testes necessarios para receber o sinal verde das autoridades o que e algo complicado de se conseguir sem apoio de gente importante como governos e gigantes da industria [youtube id= hm xoqo9vus width= 620 height= 350 ] o vuhl 05 começou a ser desenvolvido em 2008 e foi apresentado em 2013 durante um evento no royal automobile club um dos points mais importantes da comunidade automobilistica londrina foi uma forma de colocar o nuevo superdeportivo mexicano em evidencia logo de cara o fruto de cinco anos de desenvolvimento foi mantido em absoluto sigilo ate o momento da apresentaçao sir stirling moss foi um dos presentes na apresentaçao do vuhl 05 em londres em 2013 foi uma de suas ultimas apariçoes em publico para a vuhl era importante oferecer um rival a altura dos ja citados ariel atom e ktm x bow alem do bac mono ou ate mesmo do caterham seven embora este seja bem mais old school que os outros note a relativa simplicidade da estrutura onde e possivel ver claramente as linhas do radiador as paredes de aluminio e a gaiola que incului os santantonios e os suportes do motor no entanto outro objetivo era que o carro fosse mais acessivel o que levou a opçao por uma estrutura do tipo box frame de aluminio em vez de um monocoque de fibra de carbono ou seja ele esta mais para ariel atom e caterham seven do que para bac mono e ktm x bow embora seu visual diga o contrario os paineis da carroceria sao feitos de plastico reforçado ainda que se possa pagar mais caro por paineis de fibra de carbono o visual lembra o de um supercarro em miniatura sem teto e sem para brisa fixo algo como uma super barchetta de certo modo o formato grade dianteira lembra muito a peça do peugeot 208 porem com acabamento mais simples sem cromados ja a seçao em preto que percorre todo o perimetro do carro e o desenho das lanternas traseiras dao ao vuhl 05 um que de mini koenigsegg e um carro bonito e bem acabado sem duvida o interior como e de se esperar em um esportivo de pista que pesa so 715 kg e bastante espartano com cluster digital fibra de carbono exposta no painel e nos bancos um volante simples revestido de camurça e um console central estreito nele ha alguns botoes e interruptores para farois buzina pisca alerta e outras funçoes basicas e mais abaixo fica a alavanca sem coifa do cambio manual de seis marchas fornecido pela ford trata se do mesmo cambio usado pela ultima geraçao do ford focus rs exceto que neste caso a potencia vai para as rodas traseiras atraves de um diferencial sem blocante o motor e uma versao de dois litros e 290 cv do motor turbo ecoboost da ford que tambem gera 42 8 mkgf de torque sua relaçao peso/potencia e de 2 46 kg/cv consideravelmente melhor que a do porsche 911 gt3 rs que pesa exatamente o dobro 1 430 kg e tem 520 cv ou seja tem 2 75 kg/cv e meus amigos de acordo com a vuhl o 05 e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 8 segundos com velocidade maxima de 245 km/h e tem mais em 2016 foi apresentada no goodwood festival of speed no reino unido o vuhl 05 rr e voce sabe o que acontece quando a letra r aparece ao lado do nome de um carro nao sabe o vuhl 05 rr tem um ecoboost de 2 3 litros ainda mais potente do que o motor usado no focus rs com 390 cv; pesa 640 kg graças a carroceria de fibra de carbono e aos parafusos de titanio que sozinhos economizam mais de 4 5 kg ; e e capaz de ir de zero a 100 km/h com velocidade maxima de 260 km/h [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] na avaliaçao da evo que citamos mais cedo e dito que o vuhl 05 e um diamante bruto graças a seu baixo peso a suspensao muito bem ajustada e a força do motor ecoboost o vuhl e um carro muito rapido e graças a ausencia de equipamentos para brisas e um teto a experiencia de conduçao e bastante crua o 05 e um carro com perimetro bem quadrado com menos de quatro metros de comprimento e quase dois metros de largura alem de 2 3 metros de entre eixos visto de cima eles criticam porem a ligeira falta de comunicatividade da direçao e a ausencia de um diferencial de deslizamento limitado medidas que corrigidas poderiam evitar algumas escorregadas e permitir que o piloto alcançasse todo o potencial sugerido pelo projeto o site da vuhl foi atualizado pela ultima vez em fevereiro de 2018 falando sobre a race of champions roc corrida de all stars entre pilotos de formula 1 vencedores da indy 500 e nomes de outras categorias como o wrc o vuhl 05 foi pilotado por david coulthard petter solberg helio castroneves tom kristensen e juan pablo montoya coulthard foi o vencedor [youtube id= b34rk3iivig width= 620 height= 350 ] ve se que os mexicanos estao conseguindo seu espaço no nicho dos track day toys e e bem possivel que eles fiquem por ai mais alguns anos ao longo dos quais certamente aperfeiçoarao a receita sera que podemos arriscar e dizer que a industria automotiva brasileira pode aprender com isto sugestao do leitor fabricio sabino silva
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.