Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Volkswagen está desenvolvendo SUV Amarok
Apesar do escândalo Dieselgate causado pelas fraudes nas emissões de motores a diesel, a Volkswagen está desenvolvendo uma versão SUV para sua picape Amarok, um dos modelos envolvidos nas fraudes. A informação foi dada pelo diretor de veículos comerciais do grupo Volkswagen, Carlos Santos, ao site australiano Motoring.
“No momento estamos desenvolvendo um SUV baseado na Amarok”, disse Santos. “O modelo ainda não está confirmado, mas o desenvolvimento está acontecendo desde o início da Amarok”, completou. O SUV Amarok terá espaço para sete passageiros e deverá ficar no topo da linha de SUVs da Volkswagen, logo acima do futuro Teramont (acima), que será posicionado acima do Touareg. Sob o capô, haverá um motor diesel, mas nao o 2.0 TDI envolvido no escândalo das fraudes, e sim o novo motor V6 turbodiesel já usado na picape e também no Touareg e no Porsche Cayenne.
Audi RS3 Sedan em ação
Não é novidade que a Audi irá lançar a versão sedã do RS3. O primeiro sinal disso foi em 2014, quando a marca apresentou o conceito A3 Clubsport Quattro (aquele que clicamos em Le Mans). Depois, no começo deste ano o modelo acabou revelado por uma foto feita durante uma apresentação discreta da marca (acima). Agora, ele foi flagrado em vídeo pelo pessoal do Motor 1 durante testes em Nürburgring.
O RS3 Sedan usará o novo 2.5 turbo da marca, que já equipa o novo TT RS e o RS3 Sportback, porém com uma calibragem mais apimentada — os caras do Motor 1 falam em 400 cv. A potência será enviada para o chão pelo sistema quattro de tração integral (como em todos os Audi RS) e pelo câmbio de embreagem dupla de sete marchas. Com esse conjunto, o RS3 Sedan deverá chegar aos 100 km/h em quatro segundos cravados, superando seu rival CLA 45 AMG.
Em relação ao visual, ele terá para-choques mais agressivos, com tomadas de ar maiores, saias laterais, spoiler traseiro, difusor e duas saídas ovais de escape. O lançamento oficial deve acontecer no próximo mês durante o Salão de Paris. Além do RS3 Sedan, a imprensa europeia fala também na possibilidade do RS4 voltar a ser oferecido em versão de três volumes. Esta última, contudo, deverá dar as caras somente no fim de 2017 ou início de 2018.
Lamborghini confirma versão roadster do Centenario
A Lamborghini irá lançar a versão aberta do seu hipercarro Centenario nesta próxima sexta-feira, 19, antes de levá-lo à exibição pública no Pebble Beach Concours d’Elegance.
A marca planejou a produção de 40 exemplares do Centenario, 20 cupês e 20 roadsters, com preços próximos aos US$ 2 milhões. Todos já haviam sido vendidos antes mesmo da apresentação do cupê no Salão de Genebra. A versão conversível será equipada com o mesmo V12 de 770 cv e deverá ter um desempenho muito próximo da versão fechada, que vai do zero aos 100 km/h em 2,8 segundos e chega aos 300 km/h em 23,5 segundos antes de chegar à velocidade máxima de 350 km/h.
Ford quer lançar carro autônomo sem volante e sem pedais até 2021
A Ford anunciou que irá produzir um carro totalmente autônomo sem volante e sem pedais até 2021. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Mark Fields, nesta quarta-feira (17). O modelo deverá fazer parte do projeto de compartilhamento de carros planejado pela Ford — algo semelhante ao do Uber, porém sem motorista.
Recentemente a Ford (e várias outras fabricantes) decidiram que para sobreviver no futuro perfeito da mobilidade funcional ela deverá se tornar uma empresa de tecnologia, e não mais uma simples fabricante de carros. O carro autônomo e o serviço de compartilhamento é o primeiro passo nessa direção.
A Ford já firmou uma parceria com a chinesa Baidu em um investimento conjunto na Velodyne, uma empresa que trabalha na tecnologia LiDAR (um “radar” que funciona por detecção de luz, em vez de ondas de rádio), capaz de detectar com precisão objetos ao redor do carro. Além da tecnologia LiDAR, a Ford também está investindo em uma companhia de mapeamento digital chamada Civil Maps e até em pesquisas em neurociência.
Volvo começa a mostrar seu caminhão “mais rápido do mundo”
No próximo dia 24 a Volvo irá transmitir ao Vivo no YouTube sua tentativa de recorde mundial de velocidade para caminhões. Para isso, eles usarão um super-caminhão de 2.400 cv chamado Iron Knight. E eles já começaram a revelar os detalhes do seu “cavaleiro de metal”.
O Iron Knight não é baseado em nenhum modelo da Volvo — tanto seu chassi quanto sua carroceria são feitos sob medida para quebrar o recorde mundial de velocidade. Somente seu motor Penta D13 e o câmbio I-Shift de embreagem dupla são encontrados nos caminhões produzidos em série. Mesmo assim, o powertrain foi retrabalhado para produzir (e suportar) 2.400 cv e 610,6 mkgf de torque. Sim: seiscentos e dez, escrito por extenso para não deixar dúvida.
Apesar destes números monstruosos, o Iron Knight também tem um peso mastodôntico: são cerca de 4.500 kg, o que resulta em uma relação peso/potência de 1,875 kg/cv. Para ajudar na aceleração, o caminhão também terá uma cabine aerodinâmica e tomadas de ar nas saias laterais.
Chris Harris acelera o Viper ACR em seu novo vídeo
Enquanto a próxima temporada de Top Gear não começa, Chris Harris continua seu trabalho na casa nova acelerando os carros mais desejados do momento em seu novo canal “Chris Harris Drives” no site do Top Gear.
Depois de trazer suas impressões sobre o novo o Porsche 911 GT3, ele agora descolou um Dodge Viper ACR com sua enorme asa e, claro, fez miséria com o supercarro americano na pista. Logicamente não vamos matar a graça do vídeo contando tudo — só vamos dizer que ele achou o Viper um dos carros mais intrigantes do momento. Para entender por quê, assista ao vídeo no “Chris Harris Drives”.